V2

About

Username
V2
Joined
Visits
785
Last Active
Roles
Member
Points
637
PSN
NunoV2
Badges
0
  • Lockdown 2016, Histórias e reports

    Bem agora que já se passou mais que uma semana e já estou de cabeça fria já posso fazer o report em condições. Há muita coisa que vou dizer que pode parecer fora de contexto mas que para mim está mais do que relacionado com o Lockdown 2016 e acho que se virem as coisas da minha perspectiva vão compreender onde quero chegar.

    Antes de mais, quem não fala muito comigo precisa de saber que os meus níveis de saturação em relação a streams estão a um nível muito elevado ao ponto de eu querer parar de os fazer. Isso é importante para compreenderem a minha perspectiva.

    Com a aproximação iminente do Lockdown a pressão aumentava cada vez mais. O facto de estar a trabalhar a full time também não ajudou e o tempo livre era escasso. Mas era apenas nesse tempo livre que me era possível trabalhar para o evento. Quando a notícia de que o Daigo vinha ao Lockdown me chegou aos ouvidos eu fiquei incrédulo, estupefacto e talvez um pouco mais burro. Na altura o Obake descreveu a sensação exactamente como eu o senti: estava contente mas ao mesmo tempo significou um aumento incrível de responsabilidade e pressão que gerou uma sensação de felicidade e pânico ao mesmo tempo em que não sabia se havia de ficar feliz ou triste com a notícia. Mais ou menos por essa altura é que começou o trabalho a sério para o evento e, tal como referi anteriormente, o tempo era escasso. Confesso que existiu muita procrastinação porque muitas vezes estava cansado e não me apetecia voltar do trabalho para voltar a "trabalhar". Muitas vezes fiquei a ver vídeos no YouTube, a jogar Street Fighter V ou Monster Hunter quando devia estar a "trabalhar" para o evento. Por isso não é surpresa nenhuma que as coisas tenham sido "deixadas para a última da hora" e que tivesse andado a semana de véspera do Lockdown a sair do trabalho às tantas e ir pra casa trabalhar em coisas relativamente ao Lockdown. Até na véspera do Lockdown, depois de chegar ao hotel, trabalhei até por volta das 6h porque a procrastinação das semanas anterores assim ditou que fosse. Shoutouts ao @Garuda por ter feito a maioria do pré Lockdown stuff. Gráficos, Teaser, Trailer, Daigo Special Announcement. Tudo ele. Dizer que ajudei um pouco é um exagero. Muitas noites passámos nós a trabalhar nisto. Lembro-me que em conversa com o @Garuda ele só me dizia que estava ansioso/nervoso pelo torneio enquanto que eu estava só "Meh, é o Lockdown amanhã. No big deal". A minha postura mudou de felicidade/panico/Daigo-sama para "meh" porque no fundo eu sabia como ia ser e o que vinha pela frente but more on that later.


    Chegamos então ao primeiro dia do Lockdown.

    Três horas de sono, se tanto, mas tem que ser. Montagem das coisas como de costume. Internet do hotel em dia. Tudo a postos. Já estava mais do que mentalizado que ia ficar ali sentado o dia inteiro so let's roll Autobots! Assim que começo a ter problemas de freezes é quando me cai tudo. Foi o dia inteiro a tentar fazer sentido do porquê sem perceber e consequentemente a acumular frustração. Aproveito para pedir desculpa se estava com a maior cara de cu a toda a gente que me veio falar e cumprimentar com um sorriso na cara. A culpa não era vossa. E mais uma vez a experiência do primeiro dia foi streamar, resolver problemas, levanta-te para fazeres a Gauntlet match session, perde, volta ao stream. Muito pouca foi a socialização, não existiram casuals (excepto no final do primeiro dia depois de smash para testar e perceber os problemas do stream), não experimentei KoF, nem Killer Instict e até mal fumei (se pudesse tinha fumado uns três ou quatro maços nesse dia). Mais me frustrou toda a gente e mais alguma que não staff do Lockdown a querer dar os seus "dois cêntimos" em relação ao stream, a agravante sendo a malta de smash que a certa altura já gritavam das cadeiras. Nada contra eles mas as coisas já não me estavam a correr bem e nessas circunstâncias não é bom carregar em botões que o mais provável é levarem com Las Taticas™.
    Ao longo desse dia, o Ryan Hart disse uma coisa no comentário que até hoje, e acho que para sempre me vai ficar no ouvido. Ele disse isto quando o obake estava a jogar Street Fighter V no stream. Foi algo deste estilo mas não me lembro das palavras exactas: "If you're a tournament organizer you can't participate in a tournament at the same time. You have to choose one or the other.". O mesmo serve para mim e ele tem razão. Apercebi-me nesse dia que levantar-me para fazer os meus gauntlet matches não serve de absolutamente nada. Não tenho aquecimento nenhum nem aprendo nada. Vou só fazer os meus matches e pronto. Assim que acabou esse dia fiquei no quarto de hotel a tentar resolver os problemas do stream até por volta das 6h outra vez porque tenho um OCD muito complicado. E isso viu-se no domingo onde já não existiram freezes quase nenhuns e até deu para meter o stream a 60fps.

    Mas o problema neste dia foi outro

    A internet do hotel começou a falhar a seguir ao torneio de Marvel e tinha entre 2000 a 4500 viewers no chat a ver a imagem que se estava a passar do evento. Um Ranking Event da Capcom Pro Tour que nem um stream decente tem...




    Dizer que fiquei triste ou de coração partido nem chega perto da frustração que estava a sentir. Depois de ter passado a noite inteira a resolver os problemas do stream eis que a Lei de Murphy afirma a sua existência e me vai ao cú sem vaselina. To make matters worse, quando a internet está estável, os servers da twitch vão abaixo. E não só uma mas duas vezes...

    Zetsubou




    E foi o resto do dia a ver os stream monsters a lutarem uns com os outros, a mandar bitaites em relação a Portugal ser poverty country com poverty stream e que não deviam deixar que o Lockdown fossse novamente Ranking Event. Eu sei, eu sei, não devo ligar ao que os stream monsters dizem porque são trolls. True. Mas depois fiquei a pensar: "E se fosse eu que estivesse em casa e estivesse a ver isto? O que é que estaria a dizer?". E infelizmente a conclusão a que cheguei foi que muito provavelmente estaria a dizer o mesmo que eles estavam a dizer. E é por isso que independentemente que digam que a culpa não foi minha eu simplesmente não aceito isso. Foi. Claro que não podia controlar a internet e os servers da Twitch mas ainda assim não consigo deixar de sentir que parte dos problemas foram da minha responsabilidade e de mais ninguém. Isto, na altura, muito honestamente deu-me ainda mais vontade de desistir. Para quê trabalhar tanto para depois acabar nesta salganhada? I know right...

    But here's where you fuckers fuckin' nailed it:



    Aqui é que eu pensei que tudo até agora valeu a pena, que todo o trabalho até agora não tem sido em vão e que depois de 3000000x2^99 obrigados, ainda me conseguiram surpreender e apanharam-me completamente desprevenido. Tão desprevenido que fui com a maior cara de cú em direcção ao Blue porque stresses do stream. Ainda assim, sinto que com este prémio realmente ganhei tudo, todos os Lockdowns e a mim ninguém me tira isso.


    E é aqui então que começo os agradecimentos:
    Obrigado à comunidade pelo prémio, por aparecerem, por jogarem, por socializarem, por existirem.
    Obrigado em especial ao @Blue , @TwinBlade e @JayPay que me pareceram ser os principais intervenientes da situação.
    Obrigado ao @obake por toda a ajuda e também paciência durante os dias do evento. I know I'm not an easy person to handle.
    Obrigado ao @SevenNights pelo awesome care package que me salvou a vida. Ainda há resquícios disso aqui em casa!! :D
    Obrigado ao meu homie, my bro @Garuda por tudo. I know y'all the real deal so no need to go into specifics, know what am sayin' booooi?
    Obrigado ao @kupo pelo awesome assist. Mesmo fora de Portugal deste-me uma ajuda incrível durante o strream.
    Deixo um shoutout em especial ao @KeeChak, @danteMdie, @Skryba e @Ronaaz por ajudarem a correr as brackets e por estarem sempre disponíveis e peço desculpa se existem mais interveinentes que eu desconheço. Um obrigado para vocês também.
    Um abraço em especial para o @razak que praticamtene só vejo no Lockdown e com quem mal tenho tempo para por a conversa em dia.
    Shoutous ao meu player @digos por ter dado trabalho Daigo. Meteste o homem em procedimentos complicados e deixaste o teu manager orgulhoso.
    Um obrigado e um shoutout a toda a gente que me esqueci de mencionar aqui :p


    Em conclusão, não quero com este report dizer que o Lockdown é um torneio de "merda". Antes pelo contrário. A meu ver, é um dos melhores da europa e por isso estamos de parabéns. Mas a experiência de quem esteve presente foi muito diferente de quem estava a assistir e ninguém me vai tirar da cabeça que a responsabilidade em parte foi minha. No entanto fico feliz por saber que os jogadores estrangeiros, em geral, gostaram da experiência.
    Por um lado, quero parar de fazer streams de vez e "passar a tocha" a outra pessoa para não serem sempre os mesmos a "trabalhar" e para que possamos todos aproveitar um bocado. Por outro lado quero provar que somos capazes de ter uma stream em condições e mostrar que 2016 foi um fluke, uma pedra no sapato. Pra já, e muito honestamente, contem comigo até ao final da Liga PTF. Para o ano logo se vê o que sucede ;)

  • PTF em 2016

    Portanto, como prometido aqui vai o meu post.

    2016 foi um ano cheio de surpresas sem dúvida. Praticamente desde o início ao fim do ano que tivemos imensos eventos nos quais participar e graças a deus que surgiu o TAB offline e a LigaPTF porque não estava a ver o Street Fighter V a colar de outra forma. Mas comecemos pelo princípio...

    STREET FIGHTER V: O falso messias
    Tendo em conta o build up ao jogo e o que se viu nas betas mais o que a Capcom ia dizendo, SFV prometia imenso tanto em termos de fighting game como de conteúdo. Imensos modos, um jogo equilibrado e acessível com tudo aquilo que queríamos. Em vez disso recebemos uma cersão incompleta do jogo e cheia de problemas que de certa forma impediu que a comunidade crescesse tanto lá fora como aqui. E não estou a dizer mentira nenhuma - e vocês sabem - quando digo que o número de pessoas activas a jogar SFIV era muito maior. Sim tivémos imensas "baixas" e ao mesmo tempo um fluxo de caras novas mas ainda assim acho que a comunidade estava mais consolidada com o SFIV e ver isto a acontecer com o SFV deixou-me um pouco triste.

    Cannes Winter Clash
    O primeiro "major" de Street Fighter V que foi a viagem PTF mais flop que eu já fiz. Tempo horrível com aquela fila enorme... Hotel não dava para ligar a PS4 nem para uns casuals. O hotel parecia uma cassa assimbrada inabitada em que parecia que eramos os únicos lá instaldos a ir para o torneio. Enfim, nem me vou alongar muito. Shoutout ao Le Hive por manter a chama da competição e o espírito FGC vivos quando o Main Event falhou por completo.
    Ah e é verdade pessoal ( @obake, @Alvin, @Zeleon, @TwinBlade, @NeoTokyo, @Aniki) esqueci-me de vos dizer mas:

    EXISTE EM PORTUGAL!!! No fórum Almada! E digo-vos que é tão bom como o de lá!

    LIGA PTFighters e TAB
    Muito boa iniciativa que fez, como disse, com que o Street Fighter V colasse cá em Portugal na minha opinião. Muita gente nova que também apareceu por causa desses eventos e manteve-se um nível interessante de competição. Fazer os streams foi cansativo e duro sem dúvida mas de certa maneira valeu a pena. Em relação à minha prestação nos ditos cujos... Never top 3 player. Algures no top 10. "Lixo" nas boas palavras do João Nuno (Rest in Peace). Não acho que tenha feito algo assim de especial e o único destaque que me vêm à cabeça é este:

    Shoutouts ao @KeeChak por me deixar com tremeliques até chegar a casa :+1:

    V2 o "grande" jogador de Laura
    Eu não acredito nem um pouco nisto nem vou acreditar nunca. Acho honestamente que a única coisa que mudei foi jogar com mais calma e aproveitar-me de shenanigans da personagem que uso. Não acho que o meu jogo tenha melhorado assim muito e digo que se ainda tivessemos aqui algumas pessoas que não estão e que se certas e determinadas pessoas do fórum fossem mais activas no jogo, acreditem que nem se lembrariam da minha existência. Reconheço que melhorei, mas não acredito estar no pedestal em que me põem. E digo mais, o @JayPay provavelmente sabe mais da personagem que eu só que consegue ser mais autista e não por isso em uso (I love you JayPay xoxo)

    A "desilusão" que foi o Lockdown (para mim)
    Correu perfeitamente para quem lá estava a assistir, mas p*** que pariu esse torneio.
    O report da altura serve bem para esta parte:
    http://www.ptfighters.com/index.php?p=/discussion/comment/238182/#Comment_238182


    O culminar da Lisboa Games Week
    A Lisboa Games Week do ano passado, como é óbvio, tem um significado especial para mim. Ganhar ao @digos (e não quero saber se é single elimination ou não) é algo que nunca vou esquecer. Eu estudei o matchup, estudei tendências do digos e mesmo assim fui para lá com a sensação de que ia perder 3-0 limpinhos como de costume. Surpreendi toda a gente tal como me surpreendi a mim mesmo. Quando vejo que acerto o EX Sunset Wheel para o stun eu nem queria acreditar. Acho que o meu corpo exigiu mais concentração de mim nesse stun do que no resto dos outros matches todos porque eu sabia que a partir dali estava garantido... SE e só SE eu fizesse o combo correctamente. O combo mais simples da vida que naqueles 5 a 7 segundos pareceu o equivalente a resolver uma equação de uma cadeira qualquer de cálculo do curso de Engenharia Aeroespacial. "E se eu falhar?", "Se eu falho ele falece-me com o digos factor", "Só preciso de fazer esta merda bem. Nem que tenha que mashar". Se repararem, no vídeo eu nem sequer reagi com o mínimo de felicidade ao stun nem com qualquer expressão de tão incrédulo que estava. O festejo só podia ser veio ao ver as letras brancas do "K.O." no ecrã. Aí sim podia soltar o berro que tanto queria. Um grande "F***-se car****!!!" enquanto saltava foi suficiente. I did it. E apesar de ter perdido o torneio para o @TwinBlade, saí de lá muito feliz e contente. Isso faz de mim melhor jogador que o digos? Não, sem dúvida. Consigo repetir a proeza? Talvez. Veremos. Mas essa ninguém me tira.

    ___________________________________

    2017 shit
    Em 2016 eu estive sem vida. Ponto. There's no sugarcoating this shit. Por isso é que agora sou um espectro do fórum, um holograma, um Mestre Yoda. E em parte os torneios contribuíram para isso. Muitas noites mal dormidas apenas com um dia de folga para pontualmente fazer viagens longas em que na preparação para a tal tinha de desmontar o equipamento todo para ir fazer stream para depois nem um casual conseguir fazer, stresses com hardware (que nesta altura é díficil de resolver porque é preciso muito €€€ que simplesmente não tenho neste momento), entre outros. O que torna ainda mais incrédula a minha classificação na LigaPTF. Shoutous ao @Garuda por ser stream partner à força, por me ajudar com tudo e "apaziguar as minhas dores". Dito isto, não vale a pena estar com rodeios e ir directo ao assunto:

    It's time to pass the torch.
    Os planos que tenho para 2017 infelizmente não incluem os fighters por isso espero que não contem comigo para fazer streams. Não me importo que perguntem se quero fazer streams (porque eu sou uma alma caridosa e posso mudar de ideias e ajudar) ou que façam perguntas caso tenham alguma dúvida. Sempre que puder vou aparecer nos torneios e continuo a jogar com o pessoal mas depois de tantos streams e torneios aliado a comentários e outras coisas começo a ficar saturado e cansado de o fazer. A única excecpção ao que disse acima, claro, é o Lockdown. Se precisarem de mim aí, com todo o gosto eu farei o stream desse torneio porque tenho que me redimir do ano passado. Espero que alguém se chegue à frente e que tenha a disposição, tempo e dedicação para seguir com os streams regulares da nossa comunidade porque eu por um lado não tenho muita vontade de os fazer e por outro lado não sei se vou ter tempo sequer. Se fosse o meu trabalho e se fizesse algum dinheiro com isso era uma coisa. Assim é um pouco deteriorante e sai-me do pêlo. No entanto tenho que dizer que por fazer os streams e por estar envolvido com o PTFighters foram-me proporcionadas grandes oportunidades, trabalhos e eventos que de outra forma não teria experienciado e por isso aproveito também para deixar um grande obridado ao PTF, a todos os membros e ao ambiente de amizade e de familia que aqui se vive (não @Roz não me esqueço de ti!). Espero que não me levem a mal e que isto seja só uma fase menos boa. Peace! o/
  • Street Fighter V: Vídeos e Técnica


    Damn son!
  • Lista de Eventos Relevantes de 2016

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VehGGEcfwx0sC4dl8xYSsXoFgaSw3A3ueETdP99Y7Gk/edit?usp=sharing

    Como não encontrei nenhum sitio de jeito que tivesse todas as informações assim dispostas, decidi tomar iniciativa de meter esta informação aqui. Mods, se acharem desnecessário, estão à vontade para remover/apagar. Eu votu mantendo a informação actualizada ;)

    PS: dêem feedback se estiver muito confuso e/ou se tiverem feedback para melhorar. Thanks ;)


    ------------------------------ ULTIMA ACTUALIZAÇÃO: 09/04/2016 ------------------------------


  • Lockdown 2016, 10 e 11 de Setembro

    Depois de semanas, ou talvez meses de inactividadeno fórum, lá me obrigaram a fazer um post.


    Antes que se façam mais questões em relação ao preço pensem que (backstage stuff):

    - Como o @Garuda disse, gastei imenso dinheiro em equipamento de stream (se incluírem o portátil cujo uso exclusivo não é para stream, estão ali quase 2000€). Ainda o mês passado mandei vir mais coisas por causa do stream. Eu não tenho 3 Logitech HD C920 porque é fixe falar com 3 webcams no Skype como devem calcular. Existiu uma vaquinha cujo montante eventualmente se converteu para o mixer (para que os comentadores conseguissem ouvir o som deles próprios e do jogo, o standard actual portanto) mas que ainda assim paguei uma boa parte isto para o conforto e qualidade do stream;

    - A parte gráfica é concebida por mim e pelo Garuda. Normalmente o Garuda faz os overlays e eu animo-os no After Effects e de seguida programo-os para vocês depois terem os gráficos todos bonitos que vêem no stream. Isto inclui as transições e as brackets animadas e o agora popularizado FIGHT FACTS pelo Garuda e como devem imaginar demora algum tempo;

    - Eu desmonto tudo o que tenho em casa para levar para torneios. Esse processo demora cerca de 45min. Perco aproximadamente o mesmo tempo para montar. Pensem que saio de casa com tudo às costas sozinho. Quem já me ajudou a carregar as coisas consegue imaginar o que é sair com aquilo tudo às costas. Lembrem-se também que são as minhas coisas pessoais;

    - No tempo que perdi para aprender a fazer isto tudo. Tudo bem, apendi porque quis e porque gosto mas ainda assim perdi tempo pessoal para o fazer porque quero fazer uma cena fixe para a comunidade. Quem vir o stream do Lockdown 2012 ou quem sequer ainda tiver arquivos do TOP8 Garage Meets - RIP :'( - vai ver o cringe que era e os problemas que tinha e como as coisas evoluíram;

    - No trabalho que o @Garuda tem com a parte gráfica dos eventos E não é some fucking cheap work. São trabalhos de extrema qualidade na minha opinião e tenho todo o gosto em ainda ter posters de eventos do ano passado nas paredes do meu quarto. São coisas que consomem também tempo pessoal e pelas quais ele cobraria montantes que vos possam parecer ridículos but that's just how good he is;

    - Pensem no tempo e no trabalho debitados no trailer.

    Para a primeira vez de After Effects não está mau. Estávamos a aprender quando começámos isto e o resultado final foi bom;


    Melhor trailer europeu 2014 da FGC? Eu acredito nisso;


    Aquele Teaser mágico que é o culminar de tudo o que aprendemos;




    O tempo de trabalho e dimensão desses videos de 2mins nem vos passa pela cabeça. Fica aqui um screenshot do projecto do After Effects do trailer do Lockdown 2014 que demorou aproximadamente 1 semana de trabalho real a ser concluído;

    - O tempo perdido a editar os arquivos dos eventos e a uploadá-los para o YouTube. Não é fácil editar videos de 8h e 9h e especialmente quando descobrimos problemas de sincronização de som depois de feitos. RIP;

    - Os elementos da organização do Lockdown gastam dinheiro em imensas coisas. Pulseiras ou player tags para o evento, aluger da sala, aluger do projector, compra de algum equipamento necessário por mais simples que ele seja, etc. E não têm lucro nenhum;

    - Que os jogadores internacionais vêm por contactos de algumas pessoas daqui. Mais tempo pessoal gasto em publicidade;

    - Há toda uma gestão do evento que tem que ser feita e planeada de antemão: solucionar eventuais problemas, horário, contactos a fazer, patrocínios, eventuais ajudas que, mais uma vez envolvem consumo de tempo pessoal;



    Nada disto nos é exigido mas também nada nos é pago. Nós fazemos isto porque gostamos e porque queremos que a comunidade em geral o aprecie. Aposto que até me esqueci de uma coisa ou de outra mas pensem nestas coisas quando forem pagar os 20€ do Street Fighter V. Pensem que para além de uma grande experiência que vos é fornecida, vão ter a possibilidade de conviver e conhecer top players e vê-los a jogar ao vivo. Pensem que esses 20€ de cada participante para além de fomentarem o interesse de estrangeiros são também para vocês porque se vocês ganharem, quem leva o pot são vocês. Pensem no desgaste físico da organização e que os elementos da mesma nunca vão aproveitar o evento como vocês, como assistentes e/ou jogadores, o aproveitarão.

    Pensem.
  • Lockdown 2017 - Resultados, histórias e reports

  • Lockdown 2016, Media

    Playlist do Lockdown
  • Lutinhas em Lisboa #6 - Resultados e Reports







  • Super Combo#2 - Leiria, 19 Maio







  • Notificação do fim do fórum

    Bem, apesar de eu prórpio já não dar muita utilização ao fórum eu não estava à espera...

    Sei que deve ter sido uma decisão difícil tendo em conta que era uma plataforma dedicada aos fighters em portugal que a maioria de nós já usa há muito tempo e muitos de nós conhecemo-nos por aqui e fazemos parte da comunidade porque o PTF existiu. Posso dizer que tive todo o tipo de experiências aqui, boas e más, e que apesar de tudo o que aconteceu até à data tenho muito orgulho em ter conseguido trazer ao PTFighters streams de qualidade que de alguma forma contibuíram para o crescimento e desenvolvimento da comunidade. Isso digo de peito cheio e com uma lágrima no canto do olho. Aprendi e cresci muito enquanto aqui estive, tanto em componentes mais tecnicas e profissionais como componentes pessoais e ganhei, para além de amigos para a vida, quase que uma segunda família. A todos os intervenientes que tornaram possível o PTFighters, um enorme obrigado! E claro com uma atenção em especial para o Big Boss @Roz ;)

    PS: This shit never gets old













    BONUS:



    COLLECTOR'S EDITION BONUS:



    ULTIMATE COLLECTOR'S PUSSY DESTRUCTION BODYBUILDING MAN EDITION:






    Havia muito mais para por aqui mas não posso fazer tanto spam num post. Não quero ser banido mesmo antes do fórum acabar~