Uberpr0

Can love bloom on the battlefield, Snake?

About

Username
Uberpr0
Joined
Visits
190
Last Active
Roles
Member
Points
146
Badges
0
Challonge
uberpr0
  • Liga PTFighters 2017

    ggs
    Tentar resumir com poucas palavras:

    • Neste momento sou mau, mas há piores que eu e talvez melhores que ficam co rabo sentado em casa. (Não n estou a falar daqueles que têm questões económicas e profissionais). Mas tb n vos serve de cu (heh) ficar em casa e jogarem bem lá quando chegam ao offline e crackam-se todos a jogar na stream.

    • 0 de motivação para pegar em fighters desde o sonic boom (altura que ainda fiz um esforço uma semanita ou outra para jogar e ir lá fora na minha primeira experiência fora de portugal). Com a vida profissional atual (e até pelo menos junho), n consigo ter vontade de chegar a casa nos fins de semana depois de 260 kms e ficar em casa, montar o portatil e jogar jogos de luta com a resolução very low e no training stage.

    • Desde o sonic boom que tenho 0 ou 0,5 horas de jogo disto, e sim não é como os outros que dizem que n jogam e depois aparecem la umas 50 horas de jogo. Se virem o meu steam ta lá as horas de jogo que n tenho. Eu n tava a fazer v-reversals as vezes obake porque esquecime de como se faziam mid match e tava a fazer f+hp em vez de f+ppp.

    • Parabens ao @ozzy pela vitoria e ao @Garuda pelo desempenho e lugar. Têm dado um step up significativo especialmente o meu nigga e ta jogar mt fixe de se ver.

    • Parabens ao @digos pela invicta season dele em PT e seriamente. Faz-me um favor e pega no dinheiro da lancheira que o pessoal te têm oferecido (ya pq somos free em sf5 pa ti) e manda-te lá pra fora. Top 8 em major events na europa sinceramente, não será um cenário muito errado de te imaginar lá. Pensa e investe nisto bro.
    Ya ao 4ber so disse tipo 2 palavras: stun gun e mais umas merditas, mas o pessoal têm de perceber uma merda em coaching:
    N vale apena tarem a dar um testamento ao ouvido de uma pessoa que acabou de perder um match porque 80% das merdas que voces vao dizer em frase corrida e toolassistismos n vão entrar na cabeça de uma pessoa derrotada
    Por vezes pequenas coisinhas e palavras simples, ajudam a dar unlock ao gameplan de uma pessoa e a completar essa mesma, de forma a tornar aquelas close loses em wins.

    Até po ano

    #Fuckcapcom
  • Anime e Manga: O q vêem e lêem

    Para quem gosta de ler Light novels:

    http://www.novelupdates.com/series/dungeon-defense/

    Esta ln. Holy shit. 10/10

    O setting é o classico "teleported to a game world as a character" numa fantasy / magic, medievel scenario, só que temos aqui um twist. Para além de ele reincarnar como o tutorial level Demon Lord, o nosso protagonista é um psicopata-sociopata profundo com um QI proximo dos 200. Tipo niveis de Danganronpa.

    A historia é muito bem escrita (sinceramente uma das melhores escritas de entre autores de mangas/ln's w/e) com linguagem arcaica, que assenta no cenário medieval. E é uma daquelas LN's que te poe a puxar pelo cerebro relativamente ao plot que esta a acontecer até ao desenrolar do final de cada capitulo.
  • Random FGC stuff

    não era pa ti digos, tu ja destrois pessoal que chegue.

    Peço respeitosamente que te retires deste tópico para um sitio longínquo
  • Random FGC stuff

    Hey guys, com o inicio de um ano novo e as perspectivas futuras, decidi utilizar um dos meus cartuchos de 10 posts úteis ao ano para escrever isto.


    Dado ao influxo de pessoas novas no forum e aos vários jogos de fighters, decidi escrever um post subjectivo com o target audience estes mesmos noobs, mas também os mais veteranos na arte de scrubisse sao convidados a ler e a relembrar alguns conceitos (alguns não estao explicados, mas em caso de duvida o nosso amigo google sabe tudo). O que vou falar portanto é:

    A Importância de Treinar.


    Já devem ter ouvido isto de varias pessoas e em vários locais de artigos traduzidos etc etc. Mas afinal porque é que é importante treinar? O primeiro e mais comum que provavelmente vais ouvir da boca de toda a gente é:

    Treinar Combos.


    Regra geral, combinações ou combos (do anglosaxismo) são a tua arma principal num jogo de luta pois são a tua principal fonte de dano desprezando outros recursos disponíveis ou não. Já te disseram que é importante treina-los para os nunca droppares correto? Mas porque é que é importante não os dropar?
    Uma das razões, á medida que vais progredindo na tua ladder de habilidade e encontrando oponentes cada vez mais fortes, iras reparar que as tuas oportunidades de realizar um combo starter diminui devido ao facto de os oponentes regra geral, defenderem melhor. O que quer dizer que a tua oportunidade de infligir dano no adversário vai ser cada vez menor, pelo que é importante garantires que quando a abertura para meteres um combo aparece, tenhas a capacidade de o reconhecer (supondo que um dos teus combo tem um starter em low, e tu vês que o teu adversário está muitas vezes a fazer high block) e de o executar sem falhares qualquer elemento de ligação. Não queiras perder um jogo por ter feito um combo que deixou o teu oponente num pixel de vida só porque não estavas confiante a fazer um combo mais complexo que te daria a vitoria logo naquele momento.
    A outra razão é que a maior parte dos combo enders (dependendo do jogo claro), acabam em knockdown e situação de okizeme (palavra retirada dos niponenses para refletir a situação de pressão sobre um oponente que se esta a levantar do chão).


    Treinar Okizeme / setups / crossups / safejumps



    Okizeme é um dos elementos fulcrais em jogos de luta, especialmente naqueles que são momentum based. Realizar pressão sobre o teu oponente é regra geral vantajoso e uma maneira de estares mais próximo da vitoria. Porquê? Porque é mais fácil atacar do que defender em jogos de luta. Atacar significa teres a iniciativa sobre o oponente e obrigares ele a adivinhar qual a ferramenta ofensiva que vais utilizar a seguir nele. O teu adversário vai ter de responder conforme o que tu atirares para cima da mesa. Defender requer mais concentração da tua parte e isto significa que a deterioração da concentração vai ocorrer mais rapidamente num jogador que passa mais tempo a defender do que a atacar. Isto é notório em jogos com sets de 5 ou mais jogos e especialmente em torneio, onde vais passar varias horas do dia sobre situações de stress e momentos de espera que afectam a tua concentração. Okizeme possibilita a utilização de setups, como exemplo realizar um ataque meaty, o qual te deixa em situação favoravel quer o adversário bloqueie ou não pois podes ir para combo (até possivelmente em counter hit para dano extra), ou ir para um throw/ command grab por estares em frames de vantagem do teu meaty. Quantas mais vezes obrigares o teu adversário a adivinhar, maior a probabilidade de ele errar ao longo do tempo (factua a deterioração da concentração aqui). Num nível mais alto, teríamos de falar de eficiência de pressão ofensiva, porque só carregar em botões na cara do adversário não quer dizer que estejas a aplicar a pressão bem. Um adversário treinado em defesa consegue detectar os intervalos na tua pressão para escapar ou mesmo conseguir um counterhit para dano massivo em ti.

    Existem também safe-jumps e crossups, que é a situação aérea do mencionando previamente, mas com o factor de ser immune a reversals (no caso de crossups nem todos impedem o uso de autocorrect reversals ou outros com hitbox de ambos os lados como alguns supers). Garantir que a tua pressão nestas situações possa ser continuamente exercida sem interrupção é fulcral no caso que estares a lidar com oponentes com tendência a usar reversals. O impacto psicológico de comeres com um reversal é grande em termos de frustração e uma agravante para a quebra da tua concentração. Todos nós ja tivemos na situação de bloquear correctamente durante um período de tempo, esperando que seja o nosso turno para atacar e quando tal acontece, levar com um reversal na nossa face para nos roubarem a nossa vez de pressionar nos deixa a bradar filho deste e filho daquele. Incrivelmente frustrante.

    Crossups ambíguos são a ferramenta predilecta dos jogadores experientes, porque são mais difíceis de detectar qual o lado correto de bloqueio e assim abrir a possibilidade de atingir o oponente. Apartir daqui tens ainda a possbilidade de juntar empty jumps para low e já tens uma mistela de ferramentas ofensivas para utilizar. Os crossups claro podem ser utilizados fora de um knockdown e apartir de uma simples pressure string, mas podes em resposta levar com um autocorrect reversal, air to air , ou dash under que te deixam numa situação desvantajosa.

    Treinar Pokes / Footsies

    Provavelmente te dirão que os footsies treinam-se a jogar contra vários adversários com vários estilos de jogo, e em parte isso é verdade pois há um conjunto de variáveis envolvidas no jogo de footsies. É muito importante aprenderes a julgar a distância entre ti e o teu oponente de modo a que a situação seja favorável para ti. Num mundo ideal, vais querer jogar footsies e atirar pokes para o teu adversário até o conseguires encostar ao canto, situação na qual as opções dele são automaticamente limitadas por não ter espaço de manobra. No entanto, isto não significa que tenhas o round ganho só por o teres encurralado no canto. É importante também treinar pressão num adversário encurralado no canto de modo a seres eficiente em frustrar e a abrir a defesa dele. Se potencialmente deixares um adversário saltar por cima de ti quando o tens no canto, os papeis invertem-se e passas a ter tu as costas no canto, e contra certas personagens (KekMikakek) isso pode traduzir-se numa morte rápida.
    Apesar disso, é perfeitamente possível treinar footsies em training mode. Basta utilizares a opção de gravação do dummy e meteres 3 ou 4 acções diferentes a ocorrerem num intervalo de tempo. Um exemplo, meteres o ryu a andar para a frente e para tras e gravares varias ramificações: um em que ele atira um c.mk para fora, outro em que ele atira um f.hk, outro em que ele atira uma fireball, outro em que ele atira uma fireball, outra em que ele faça um neutral jump e outro em que ele faça dash throw. Reagires a estas situações (apesar de serem gravadas e poderes estar um pouco à espera do que vai acontecer) obrigando-te a andar de vez em quando para a frente e bloquear, de vez em quando para frente e para trás e realizares um whiff punish, ou andando para a frente e atirar um poke mais rápido e que atinja primeiro que o do ryu. Isto ajuda-te a melhorar as tuas reacções e a melhorar o teu footsie game num nível mais básico.
    Footsies não são fáceis de dominar e requerem muito tempo e paciência (este é o principal adjectivo associado a footsies ). Há quem diga que demora vários anos a conseguires ser proficiente a jogar footsies num jogo de luta.

    Treinar Matchups

    Matchups serão 70% (número retirado de um valor á sorte de random.org) do conhecimento que precisas de ter para ser vitorioso num jogo de luta. Os detalhes específicos de um combate de personagem X contra personagem Y são grande parte daquilo que os fighters envolvem. Desde combos especificos, a ranges de footsies efetivos, até a mudanças de okizeme conforme as ferramentas defensivas que Y tem e Z não. Não queiras ser aquela pessoa que perdeu um jogo por fazer um combo que whiffa a meio de uma personagem com hitbox pequena só para levar com super nos cornos. That sucks.
    Se tu jogares de uma maneira contra um zoner, e fores jogar da mesma maneira contra um grappler, a probabilidade de tu perderes o jogo é exponencialmente maior. Não querias ir de cara contra um 360 command grab ou contra um clap e veres a tua vida a andar para tras.
    Personagens que têm bons pokes, geralmente queres ir avançando devagar contra eles, bloqueando de vez em quando e quando vires aquela oportunidade, saltar ou dashar para cima deles para aplicar pressão. Normalmente bons pokers tem menos ferramentas defensivas à queima-roupa e menos vida para aguentar um erro defensivo. Caso contrario dos grapplers que tem vida abundante e em close range têm um bom arsenal de ferramentas para inflingir dano (well atleast some do). Um grappler aproximar-se de ti sem tu o obrigares a pagar health bar a troco dessa distância, significa que estás a fazer algo de errado (ou ele a fazer algo muito bem).
    Outra vertente é treinar player matchups. O que é isto? Conhecer as manhas do teu adversário, se ele é bom a techar throws, se ele salta muito, se ele tem tendências a fazer reversals e mais importante, como ele reage a situações de alta pressão. O termo cracking é muito conhecido por aqui e lá fora. Aparentemente existe um vírus que circula em Portugal e infecta a velocidades altíssimas chamado Lisbola, que tem como sintomas: drop excessivo de combos, -80% de capacidade cerebral em decision making. Isto leva-nos ao proximo tópico:

    Treinar offline

    E porque é que treinar offline é tão importante? Simples, offline =/ online.
    Jogar com ping 0 é diferente de jogar com ping 50/100. O tempo de resposta da interface jogador-jogo é muito diferente de um para o outro. É muito frequente uma pessoa conseguir fazer combos em casa na sua consola e depois noutra consola, noutro monitor não. É necessario treinar adaptação à consola, e já que refiro esta palavra, adaptação ao offline.
    Quando estas sentado lado a lado, como na maior parte das vezes vais estar, podes ou não estar num ambiente hostil do norte e ter pessoas a gritar atrás de ti com os mais variados nomes e alguns "fuck jogador japonês conhecido que poracaso é embaixador da twitch". Isto pode tirar-te da tua concentração máxima e é importante teres experiência neste campo. Outra situação, é que estando ao lado do teu oponente, conheces "sentir" o que ele esta a fazer, nomeadamente, se ele ta a mashar reversal que num um porco e consequentemente bloquear. Ler o teu adversário é tão importante aqui como no poker. Jogares com o estado mental dele pode levar-te a ganhar o jogo sem sequer ter começado a ronda.
    Isto porque o factor pressão é significativamente maior logo, maior a facilidade de cometeres uma decisão estúpida ou arriscada que te custe o jogo (ou ganhe, mas acredita que maior parte das vezes vai ser o anterior).
    O treino é importante aqui porque em situações de alta pressão, tens tendência a ir para o "default", para a situação que estas mais confortável ou com mais treino. Exemplo: conseguiste um hit para um combo de counterhit o qual podes realizar uma combinação que utilize os teus recursos todos e mate o teu adversário, no entanto, como estas com a respiração ofegante, a suar que nem um suíno e a pensar "tenho de ganhar isto", decidiste fazer hit > super. O teu oponente sobrevive e faz-te comeback e o kashkabald está atrás de ti a dizer "not like this". O treino aqui é tu conseguires pensar em "Tenho de acertar o combo XYZ para ganhar esta ronda neste momento" e não "tenho de ganhar". Treinar o teu pensamento é um exercício importante em combate. Pessoas com sangue frio conseguem tomar muitas mais decisões corretas do que o twinblade.

    Analogia - Nos teus tempos de counter strike, tu ate jogavas online com os teus amigos, fazias uns mixes ou umas pcw's aqui e acolá, mas depois chegavas á lan e levavas na boca de pessoas que nem um tiro de awp conseguiam acertar online. Em Dota/LoL same shit, online és o campeão dos diamantes e os masters, vais ao offline, começas a falhar creeps, skillshots e esqueces-te de wardar. Offline =/ online.

    De momento não me ocorrem mais tópicos de treino, por isso deixo isto em aberto para as sugestões e para quem queira melhorar este post. Se a leitura não vos agradar, metam pm para obake com o assunto "Banir o uber do lockdown2017"

    Obrigado pela vossa atenção;

    - Filipe "uberpr0" Aguiar

    [spoiler] Queria só pedir a troco disto, mais umas munições para poder dizer @portugal no discord.
    e:




    [/spoiler]
  • Lockdown 2016, Histórias e reports

    My report:

    First off thanks @Emperordad @Situacao @cfilipec @Suzurioshi por terem feito esta viagem acontecer e serem os companheiros de viagem this time around. Good stuff and it was a pleasant trip back and forth.

    O primeiro dia é sempre aquele nostálgico chegar ao hotel e ver os suspeitos do costume na sala a montar as cenas e ver todas as caras conhecidas. It feels good to comeback to that room and seeing the things getting setup slowly.

    Thanks também ao @Blue por me oferecer a sua casa para hookup that night e ainda dar tempo para fazer uns casuals.

    1st day

    Fazer um bocado de timeskip porque nao vale apena dizer que fomos buscar o @Ozzy para o levar po torneio. Não sei porque tbh.
    Chegamos lá por volta das 11:30 e ja tava a sala a encher com o ppl todo a jogar diversos jogos.
    Encontrei o grande @razak e passamos ali o tempo a jogar um jogo bom chamado USF4. Depois ainda tentei fazer uns casuals de SF5 com o crimson, mas tava a ser blownup pela laura e para além de que o meu pad ligado ao brook tava a desconectar se mid match. Depois e que me lembrei de jogar sem fio no brook because i honestly did not know.

    Still pelo jogos que fiz com o crimson e outro pessoal reparei que tava a dropar umas cenas ou outras estranhas que dificilmente dropo até online. Aliado ás conversas que tive com o suto about that i came to this conclusion:

    O facto de jogarmos SF5 no pc e depois ir para a ps4 throws us off. Mesmo que digam que com o vsync on aquilo seja ígual... Não é, dropar c.mp para c.mk é um link que faço 20/20 no training mode e mesmo online 420/420. Nunca dropo aquilo e tava a dropar ali nos casuals that stuff. Daqui me apercebi da importância que é aquecer bem e jogar uma bela quantidade de jogos antes do torneio começar para nos adaptarmos á diferença e ficarmos mais ou menos onpoint. This leads me to:

    Match das pools com o ryan hart:

    Como não andava a treinar o jogo o suficiente, fui completamente no pressure para este match com o mindset de just play your best and play street fighter. Todo o hate ao jogo com o nonsense que existe por ai e os problemas com ele antes dos primeiros patches deixaram me sem vontade de pegar nisto e treinar. Mas na semana antes do lockdown lá fiz um esforço para tentar pegar no jogo again.

    Conhecer o ryan e estar com ele a comentar na stream foi great, mas melhor foi jogar contra ele. Conseguir levar 2 rondas a um veteran top player como ele (baseando me em fundamentals e algum scrubby play á mistura) felt good. E até sabendo que se dropasse o sabão menos vezes tinha levado o primeiro jogo e potenciar o upset. In the end he beat me as expected but atleast didnt get exposed.
    Also para quem estava a reclamar do lack of anti airs com a karin... They're shit. It's ken, ele tem jumping normals com hitboxes ridiculas e tatsu que eleva a sua hitbox para cima e passa over anti airs e até no meu caso, come-os de cebolada. O standing jab funciona as vezes mas não é como o do necalli nem do ryu, it trades.
    Quando a unica vez que tentei fazer anti air https://clips.twitch.tv/ptfighters/ModernGerbilMau5 - 24 seconds e fui stuffed as expected, perdi ainda mais a vontade de tentar contestar o espaço aereo. And i just dont have enough gametime to react with jump back jab/mp.

    Depois ganhei o mirror ao shirazu e fui vs alvin. Até levei o primeiro jogo mas inexperience me gets a handfull of st.hk from necalli and some sweeps and idk what to do after. Ao menos ele avançou para fazer o runback contra a cammy e derrotar o rivarsal para o top 8 que foi um fucking hype match.
    Can't expect getting further if i dont train enough, so i didnt make it out of pools.

    Depois á noite fui jantar á marisqueira com o ryan ccl daigo and the gang. Vim no carro a falar com o ryan e o ccl about the game e... eles conseguiram-me deixar expectant of SF5 season 2. Somehow i got my drive back for this game e consegui olhar para o jogo de outra forma, tendo em primeira mão a perspectiva e as opiniões deles.
    Also shoutouts a ter conseguido aplicar o mico / nhecs a toda a gente da mesa. Mission Cumprete.
    Also a f**** 28 paus no jantar. But hey dining with legends m8.

    O daigo mad sleepy durante o jantar foi mesmo engraçado ele a fazer literalmente sleepwalking e a instant KO mal se senta no carro do razak. Até lhe ia fazer umas festinhas para ver se a aura dele me aumentava o skill but i gave up on that.

    Chegando ao hotel e deparar-me com a catastrofe underway no quarto do dante também foi epico. Fiquei la a tchillar e a falar com o crimson prk e o resto do pessoal ate mais tarde, até á chegada do random chaynehse guy que queria smokar e ... pronto random lckdwn moment #37.

    Day 2 tive a ver um bocado do top guilty gear (que ja tinha visto um bocado no dia anterior) e apoiar um bocado dos meus tugas. You guys are stepping it up gr8 at that game so keep it up @Nebur especially and also @Ozzy @Garuda @Brave e até @digos.

    Playing some casuals de sf5 aswell onde já me tinha habituado e não droppava any shit whatsoever ¯\_(ツ)_/¯

    O top 8 de sf5 foi mad hype, mas eu tenho de dar o shoutout ao meu @digos pelo daigo match que foi só umas das merdas mais incríveis que foi em pt. Tens o direito de te gabar que tiveste a jogar footsies com o daigo e dar-lhe um match difícil. Who knows what you can do in the future dude. Keep aspiring and keep pushing forward.
    O match com o crimson tb foi uma cena unreal. So much back and forth and such close and intense matches man. Seriously meteste o gajo na corda bamba e ele somehow conseguiu sacar o coelho da cartola. Well played and great tournament dude. See you next year at the next cpt.
    @TwinBlade o matchup knowledge prejudicou-te imenso, still não justifica entrares em autopilot e começares a tentar fazer tech ao ar non stop. Se já é um match dificil para ti, atleast try to use the games to gather some information. Maybe you might be able to do something. Good tournament aswell e well done.
    @Alvin também teve um bom match vs alex sieg but... y'know nash. Some mistakes here and there and the match just slips out of hand. Gratz pelo top 8 aswell

    O resto do top 4 foi hype como seria de esperar e foi uma experiencia em peras ver aqueles players duking it out ao vivo. Não quero alongar mais o post e vou para o mais importante

    Muito obrigado ao @Roz @obake (this mother fucking guy especially man.) @KeeChak @danteMdie por serem a mesma norte crew de sempre e continuarem a ser quem são. Nada disto existia e nada destas memorias teriam ser criadas se voces não tivessem cá a fazer o que fazem. Conhecer aquelas pessoas, as lendas de sf e levar de um torneio piquinito com uma cambada de scrubs portugueses para um pro tour com special guest apperances so foi possivel porque esta comunidade e este projecto está vivo. Thanks for more then one reasons. Queria também dar o mesmo agradecimento ao @Skryba e ao @Ronaaz.

    Um special shoutout ao @V2 e ao @Garuda. Voces sao os meus niggas e eu partilhava a minha melância convosco se algum dia ficassemos stranded in the desert. Se os 4 que referi acima sao os meu northern brothers, voces sao os meus southern brothers. Thanks for being yourselves and still doing the neverending and low rewarding work. For us and for them. (Pronto tb vou dar aquele shoutout ao traidor do @Alvin e ao scrub do @razak e do @Arakuine ).

    Ao @kupo e ao @Afonso por estarem longe, mas perto ao mesmo tempo. A vossa falta é sentida seus scrubs, get back when u can.
    Sorry if i miss any special shoutout for anyone but i wanna get this out of the way quick.

    Finalmente um shoutout a @portugal , porque a comunidade somos nós e só existimos porque voces participam nela, seja ele sf , mk , smash , kof , bb , gg , nitro, memes e outros animay games.

    Este lockdown foi historico e ver os videotapes dos eft's e os oldschool videos por ai perdido no baú das memorias e comparar com o que temos agora. Aquele aperto de garganta e aquecer do peito de ver todo o caminho que fizemos para chegarmos ao dia de hoje. Quem pensaria ao ponto a que chegamos hoje?

    E obrigado ao @Akuma pelo teu legado, wherever you are man.

    (PS: fui ver o arquivo da stream e tava um bocado overboard. Sorry guys, mas as vezes as pools sao mesmo dead time e boring so it's hard to keep it hyped and not having viewers leave. Com o ryan lá ao menos podia meter conversa durante o downtime e tone it down a bit, mas se ele n tava... well atleast the stream could stay and hate me for being scummy and cringy)

    (PS 2: segundo o ryan durante o jantar eu sou da best. There you go folks)