Garuda

About

Username
Garuda
Joined
Visits
770
Last Active
Roles
Member
Points
2,181
Badges
0
Steam
GarudaSTM
PSN
Garuda-kun
Challonge
GarudaPSN
  • Lockdown 2017 - Resultados, histórias e reports

    nao me apetece escrever muita cena este ano. Só quero agradecer a todos por tudo, por terem vindo. Acho que já disse o que tinha a dizer no microfone, na venue. Ainda bem que gostaram das cenas todas do stream, apontamos sempre por melhorar.

    Quero só agradecer em particular ao obake por mais um ano de trabalho, e por algo que eu e o V2 já em 2012 achámos que nunca ia acontecer, e que por surpresa, aconteceu.

    Para o ano há mais, até lá, joguem muito e joguem bem ;)
  • Lockdown 2016, Histórias e reports

    Yo, quem é que decidiu que o objectivo do Lockdown este ano era fazer-me chorar?

    Sacaram aí de 2 momentos em tive de me conter para não mandar um James Chen/Seth Killian. Fuck you guys.
    Há tanto para falar, a sério. Não o vou fazer agora, vou deixar esfriar um bocado.
  • Lockdown 2016, Histórias e reports

    Vou tentar ser curto: mais uma vez, foi o melhor lockdown que já fizémos. Colegas do staff, parabéns.

    Stream trouble, por mais que digam que nao foi nossa culpa.. pá... foi. A internet e o twitch, whatever. Mas basicamente tentámos fazer coisas que nao tiveram inteiramente em conta o equipamento que tinhamos, ou que nao foram testadas a tempo.
    É muito muito doloroso para mim (e para o Nuno)o resultado do stream. Eu estava nervoso 3 dias antes do lockdown, a querer que TUDO fosse perfeito. E o stream dificilmente poderia ter sido pior do que foi. Que sofrimento.

    Anyway, nunca vi uma comunidade tao unida e tao activa como neste fim-de-semana. O ambiente daquela sala eram anos de community building encapsulados num espaço que já começa a ser pequeno demais para nos conter.

    Ver as caras e nomes que lá vi, foi surreal.

    Ser "Só mais um"-zado uma segunda vez pela crowd num lockdown contrariou todas as dúvidas que tinha quanto ao valor do trabalho que faço neste comunidade, e à possibilidade de continuá-lo.
    (foda-se alvin cabrão, HOLD THEM IN. DONT TEAR UP DAMMIT.)

    Por fim, quando comecei a trabalhar neste lockdown, e à medida que foi tomando forma, encarei-o como o fim de uma era, e o início de outra. Quando cá entrei em 2010 fui ao EFT, esse mesmo também o fim da sua própria era. O Akuma ia parar de fazer torneios. O Primeiro grande torneio a que fui, foi o ultimo grande torneio que o Akuma organizou, e as memórias que lá fiz espero nunca as perder.

    Desde então, vi esta comunidade a passar por tudo. Desde crescimentos explosivos, a periodos de completa inactividade. Jogadores que passaram por aqui e marcaram cada um de nós, alguns ficaram outros bazaram.

    (percebi agora que esta merda nao vai ser nada curta)

    O SF4 veio e foi, mas foi o Marvel que para mim pontuava este ano o fim da geração passada. Joguei o jogo no sábado pelo que será, quase certamente, a última vez, e sabe bem. Sabe muito bem. Sei que outras pessoas se sentem assim. Obrigado a todos os meus rivais durante o Marvel, mas vou arrumar o magneto no armário de vez. I'll miss the blasts.

    Por isso, com o SF4 e o Marvel fora do caminho, uma AKuma cup para pontuar o tempo que cá estive, e uma presença internacional que nunca antes tinhamos visto, espero que esta comunidade cresça, este ano que vem.
    Não só que cresçam em numero. ou que cresçam como bons jogadores. Isso também.
    Mas quero que cresçam como nós já crescemos, até se tornarem capazes de pegar na cena às costas, se for preciso. Que se eu não puder comentar, que alguém tenha estado o ano todo a praticar o melhor que pode para estar pronto.
    Se o nuno quiser ir fumar, que alguém consiga substitui-lo capazmente. Se precisarmos de um segundo stream, que alguém saiba fazer um BOM segundo stream, que rivalize o primeiro.
    Se uma bracket tiver de ser corrida, e o kee estiver a jogar, o dante estiver de ressaca, e o obake esteja a correr outra, que o façam acontecer.

    Toda a gente deu parabéns à organização, mas eu estou aqui agora a dar parabéns a todos vocês que lá estiveram e fizeram o evento o melhor a que já fui.
    Pela primeira vez fui a um lockdown e pensei que talvez, se nós eventualmente não conseguirmos, há aqui pessoas que talvez o façam.

    Obrigado a todos. Fucking hell. When's Guilty Gear?
  • Lockdown 2016, 10 e 11 de Setembro

    Ok, mais um, porque lembrei-me de outra coisa:

    Pensem nisto: Alguma vez viram um ad no PTF? Uma caixa de doações? Venda de merchandise?
    As coisas no mundo são gratuitas? Hmm, não. Da última vez que saí de casa, não eram.

    Então... como é que o site ainda existe? Como é que temos eventos? Como é que esses eventos têm (por agora) sets de monitores patrocionados? Como é que as consolas têm sempre os DLCs e os jogos? O Obake pediu uma key do Revelator à arksys? Vocês fizeram uma vaquinha e compraram os... 600+ Euros de Stream equipment do V2?

    A resposta a isto tudo é que para a maior parte de nós, o PTF é uma cenaita. É um grupo de amigos, e organizamos os jogos, e andamos aos berros no fórum, e vamos aos torneios que vão sendo anunciados, é uma diversão.
    Mas há gente a pagar tempo e dinheiro para fazer essa vida idílica possível. Pensem nisso na próxima vez que quiserem abrir um spoiler tag no mobile e não conseguirem, ou que forem a um LeL e um adaptador se materializar à vossa frente ou que sejam anunciados os preços do Lockdown, e imediatamente questionem porque é que é X e não Y.

    Obrigao, beijinhos, vemo-nos lá.
  • Lockdown 2016, Feedback

    Good stuff:
    >Que mar de monitores. Que sonho. Benq salvou-nos a vida. Uma merda surreal ver tipo 30 monitores DE QUALIDADE espalhados pela venue.

    >Todos os monitores com ALGUM TIPO de SOm. Ou Headphones, ou o som do monitor, ou colunas, ou seja o que for. Som é parte dos fighting games, e os jogos sem som sao injogáveis.

    >Setups sempre a rodar gente, e jogos. Montes de jogos que lá vi.

    >Tanta gente a ajudar em tudo. @SevenNights com a PUTA DA SALVAÇÃO que foi o Care Package. Toda a gente que ofereceu água, comida e me perguntou se estava bem quando estava a descansar um pouco.

    >A atenção que toda a gente deu aos estrangeiros. PT sao hosts fantásticos.

    >Setup da sala. Nao foi optimal, por causa da questao do projector e o espaço morto que tivémos no centro, mas funcionou perfeitamente. Especial a "airosidade" da área de pools, onde os jogadores tinham amplo espaço à volta, o seu proprio monitor, etc.

    >O riki trabalhou pra caralho, o Tespian e o Arak também, e estou muito grato por isso. Optimo trabalho que fizeram a correr sides e akuma cup, tendo em conta que tiveram de caçar gente e comandos e o crl. Parabéns.


    Less good/Bad stuff:
    >stream blabla, naoq uero bater na mesma tecla mas foda-se. Dói mesmo na alma.

    >A situação do projector tem de ser resolvida de uma vez por todas. Obrigadíssimo a quem o cedeu, porque também nos Salvou a vida. Mas o tamanho total da projecção, se realmente era aquele que conseguimos... Man... Precisamos de outra solução. O Projector tem de estar proximo e puxar uma imagem grande. Eu sei que existem, porque o meu faz isso (que nao podemos usar porque é SD e 4:3 e o crlh, mas o tamanho total de projecção é bom.)

    >O espaço "morto" no centro da venue roubou um bocado a capacidade de facilmente andar por ali.

    >O Som na venue, eu podia ter levado um microfone vastamente melhor do que o que nós usámos. Não só isso como, com tempo, tenho colunas GRANDES que poderiamos ter utilizado para ter um som alto e de muita qualidade, a ser ouvido na venue.

    >Iluminação. Mais uma merda de produção que teria de se investir cold hard cash, mas quando apareceu lá o mano da RTP arena, com luz nos comentadores, fiquei louco. SIM, POR FAVOR, DÁ-NOS MAIS DA TUA GLORIOSA LUZ PROFISSIONAL.
    Não só isso como sempre quis ter uma iluminação bonita e com cor, na main stage, e nunca o conseguimos fazer. Sao merdas possiveis para o futuro (e aparentemente mais baratas que pensava)

    Por fim uh...

    > Nao conseguimos "unir" a comunidade de smash À nossa no evento. Estavamos todos na mesma venue, mas devido ao timeslot que se decidiu para smash, e à falta de vontade de AMBOS de ver os jogos uns dos outros, permanecemos quase sempre separados. Nao sei dizer agora quem ganhou smash, por exemplo. Kind of inexcusable, mas poderá ser algo que nunca conseguiremos mudar, porque as nossas comunidades sao inteiramente diferentes. As necessidades da comunidade deles sao, na maior parte, quase impensáveis para a nossa. Se houver um mix futuro, que pessoalmente nao vejo porque nao, visto nao ter havido nenhum problema logistico, é preciso aceitar essa realidade, e aceitar que a mistura entre os dois jogos vai ser quase nula.
    O mesmo viu-se na EVO, era impossivel ser-se diferente.
    No entanto, pessoalmente, gosto muito de ver a paixão que tem pelo jogo deles, e lembra-me o mesmo que senti pelo Marvel durante tipo 3 anos. Por isso acho que no fim, contribuem todos positivamente para o Lockdown como um todo.
  • TGT 2016: Guilty Gear Xrd ED03 & Street Fighter V ED01 (21 FEV, @ SPAWN POINT LISBOA)

    Eu não quero ser condescendente mas o V2 nem tava a jogar nada mal :>
    Lá estáaaaaaaaaaa.

    Shoutouts ao Marvel! Quem quiser mais, vai haver no tab tbm. Se nunca tiverem jogado, e mais pró fim do torneio ouvirem "CAPCOM PRESENTS... MARVEL COMICS." nao se acanhem de vir levar no lombo, que é assim que se aprende a gostar do jogo. Que diversão jogar isto outra vez, e como digo sempre, é como andar de bicicleta! Uns minutinhos e começa a voltar tudo.

    GGs ao SevenNights, Digos, Kash, Tiago, Nebur e Blue no torneio. Nao me dei muito bem desta vez, mas ainda nao estou on point no SF4 e o GuiltyGear pronto, nao jogo com scrubs da PSN.

    Special shoutouts:
    @SevenNights, @xarop_pa_toss , @Tespian, @gfmoney , @JayPay e @BlizzKrut , que vos vejos as caras pela primeira vez ao vivo depois de vos conhecer pelo chat.
    Ao Niitsuma-san pelo marvel.
    Ao @Brave e ao @OzzyPT, que me fugiram o torneio todo e não quiseram jogar Guilty Gear comigo, sabendo que os ia destruir completamente e descreditar as vitórias passadas.
    À DIIIITADUUUURA uP! As minhas vitórias por associação começam, hehe~
  • Lockdown 2016, Feedback

    No entanto não devo deixar de mencionar algo ao / aos responsáveis pelo trailer do Lockdown deste ano. Quem me segue no twitter já sabe que sou contra a não inclusão de qualquer tipo de destaque para os jogadores nacionais. Como foi possível ver hoje, os melhores de cá batem-se de igual para igual com os melhores da Europa / mundo. O nível demonstrado pelos jogadores nacionais no top8 de ambos os torneios foi altíssimo. Algo a ter em conta.
    Visto que fui eu quem fez o trailer, posso-te justificar a não inclusão de nomes portugueses no destaque:
    1) Tempo total do trailer. Essa parte nem era para existir, mas tinhamos uma quadra da musica onde nao sabiamos o que por, e pensei nisso.
    2) O interesse para quem vê o trailer é para saber quem é que vai. E quando digo "quem", são nomes que alguém noutro país conheça. Embora eu respeite o jogo dos nossos 3 jogadores melhores de SFV (sim, 3, todos sabemos quem são), não são reconhecidos fora daqui.
    3) Este lockdown serviu para mim, pessoalmente, para medir os jogadores portugueses. Antes disto, não tinha havido uma medição em SFV. Nunca se tinham defrontado com bons jogadores offline, em torneio, e especialmente não DESTE calibre.
    Depois deste ano, e se tudo permanecer encarrilhado, não terei problema algum em meter os meus tugas num trailer.

    Por fim, 4) Os jogadores portugueses estão no trailer. Para nós que os conhecêmos, o Tunekas (Gouken) está no trailer, com o Uber.
    O Kupo está lá.
    O Blue está lá mais que uma vez. O Twin está lá. Está lá o Ozzy, o 4ber, o alvin, o Digos, o Jaypay, o Vando, o Roz, e o V2 até.

    Por isso não acho que esteja inteiramente correcto o que disseste, embora perceba o que queiras dizer.
  • Random jogos

    Não acho que seja justo para os milhares de artistas, programadores, e actores que trabalham nos aspectos visuais destes jogos dizer que "meter o uncharted na PS1 era o mesmo".

    Falemos do que é possivel no Uncharted 4 graças ao hardware da PS4 (tendo em mente que a PS4 pro teoricamente permitiria ainda mais):
    - Ambientes gigantes, que se extendem por kilómetros na savana de madagáscar. Um mercado vivo, onde se vendem frutas, carnes, passeiam animais, e de todos os lados vês pessoas a conversar e a interagir. Isto é o que te coloca DENTRO, do jogo. São técnicas de imersão, e é essa imersão que te permite preocupares-te com o que acontece dentro do mesmo.
    - Uma quantidade exorbitante de animações contextuais, e transições entre as mesmas. Tudo isto constantemente loaded na RAM para ser puxado a qualquer hora, sem delay ou fps breaks. Isto só é possivel, mais uma vez, nas consolas que temos agora. O próprio DMC4 só teve os multi-styles/multi-weapons porque nao tinha as RAM limitations da PS2, onde o mesmo foi quase impossivel, até para modders.
    Sim podiamos ter animações simples a la MGS1/2. Mas isso não nos transmite a sensação de realismo que o uncharted quer que tenhâmos quando o jogamos.
    - Trabalho de actuação. Os VAs terríveis da geração PS1 e 2 não se deviam somente a uma falta de calibre, experience e interesse face a trabalhar na industria de jogos. Devia-se também a limitações técnicas. Sound clips mais claros que nunca, horas de diálogo guardadas em alta resolução no disco são uma parte do avanço. Um calibre muito melhor de actores que já estão nisto há anos, são outra.
    Mas é na junção da componente visual com o audio que está a verdadeira magia da actuação em videojogos hoje em dia. É só com os avanços de motion capture que um script emotivo como o do uncharted 4 pode ser passado, sem limitações técnicas quase nenhumas, para o nosso ecrâ. Quantidades exorbitantes de dados de animação a serem corridos (em real time, sem interrupções, diga-se de passagem), no ecrâ, onde nenhuma das inflexões dos actores se perde, nem na voz, nem na expressão. Essa merda é mágica. E isso nunca seria possível numa PS1 ou 2, e na 3 estávamos um bocadinho presos naquele uncanny valley ainda.

    Não podes ter o tipo de imersão que tens agora num story-driven game como o TLoU ou Uncharted4, sem estes avançoes tecnológicos. Sem a consola ser consideravelmente MELHOR que a anterior.

    Se a Elena chorar à frente do Drake, e eu não tiver resolução de ecrã suficiente para o ver... será que chorou mesmo?

    Não digo que 4k seja uma merda ultra necessária, mas quando sairam os formatos HD que agora temos, também muita gente teve dificuldade em aceitá-los como necessidade.
    Hoje vejo algo em SD e perco qualquer vontade de continuar. Os filmes foram upscaled para HD, restaurados frame a frame, por vezes, porque as pessoas reconheceram os benefícios de uma imagem clara.
    Até o japão já tem Guilty Gear streams em HD!!!

    Quem diz que o 4K nao será o mesmo no futuro?

    Aliás, mais importante que essa resolução, e que o senhor se esquece de referir, é que o Hardware de uma consola mais forte, nao serve só para renderizar uma imagem de maior resolução, mas para renderizar MAIS imagens de maior resolução num espaço de tempo mais curto. Com isto estou, claramente, a falar dos sagrados



    E esses sim, estão directamente ligados ao gameplay, em termos de ter melhor resposta, sem os fps breaks que podem ditar uma vitória ou derrota num jogo como Bloodborne.
    Ainda por outro lado, muitas das mecânicas de jogos mais recentes advém também dos avanços de hardware das plataformas, sendo o "Style-Switching" que referi antes, somente um dos vários exemplos que tivémos nosultimos 10 anos de consolas.

    TL;DR: Esta merda não é assim tão linear, e consolas mais poderosas nao servem somente para ter uma imagem melhor. Ao mesmo tempo, uma imagem melhor não é SÓ uma imagem melhor.
  • PTF na EVO 2016!

  • Lockdown 2017 - Resultados, histórias e reports

    Crl, quase me esquecia: Agradecimentos à minha equipa tbm, os uP, pelas ajudas que deram a mim, ao lockdown, e por estarem lá no evento a apoiar. :+1:

    E pela tshirt eSports tbm, que é sick~