Sala de Shoto - O magazine de jogos de luta em português (episódio #13)

"Um magazine regular sobre o panorama nacional e internacional de jogos de luta, em português? Agora existe!
Este é o primeiro 'Sala de Shoto', com Alvin e TwinBlade, e nesta edição fala-se sobre as finais da Liga PTF, Capcom Cup e os anúncios da Capcom após este grande torneio."

O Sala de Shoto será uma revisão semanal/bisemanal de alguns dos eventos mais importantes no mundo dos FGs atuais. Serão edições curtas cuja regularidade irá depender da relevância dos acontecimentos. Esta edição teve um pouco mais de foco em SFV por causa da Capcom Cup, mas queremos ser mais abertos a outros jogos no futuro. Falamos mais disso no início da edição, e esperamos que gostem!

Seedback e sugestões de temas são sempre bem-vindos, façam-nos chover!

PS: Devido a problemas técnicos, tivemos de adiar o lançamento muito mais do que queríamos e o resultado final também teve algumas lacunas, mas esperamos aumentar a qualidade na próxima edição. :)
«1

Comments

• Boa iniciativa, espero por mais e que envolva outros jogos.

Props pelo uso da Infinite Azure Stage song
  • Boa iniciativa @Alvin e @TwinBlade!
    Venha o proximo :P
  • Boa iniciativa, é bom saber q vai ser de 1/2 semanas, hyped para ver o q vem ai.
  • O Shoryuken do final. Glorioso
  • Soltei uma gargalhada quando vi o título.

Muito fixe, parabéns pela iniciativa.

Feedback:
    A intro está fixe.
    Acho que os vídeos deveriam ocupar mais espaço no ecrã, vi no telemóvel e não se vê tão bem.
    Terem os links na descrição do video para outros vídeos relevantes à conversa está fixe.
    Faltam timestamps no próprio video ou também na descrição para os tópicos que vão abordar.
    De resto é virem mais, está bacano.
  • @danteMdie foi qualquer coisa realmente. Não sei se diria glorioso, mas foi qualquer coisa xD
    @Locust obrigado pelo feedback! Boa ideia com as timestamps, especialmente. ;)
  • Eu sugiro que se use como jingle
  • edited December 2017
    Boa cena pessoal.
    Alguns comentários: Concordo que o pessoal joga o SFV de uma maneira algo honesta, por aqui. Lembro-me de estar a ver o top8 e comentar isso com alguém, não me lembro quem. Não foi sobre o obake, em particular. Acho que é geral. Acho que o digos é mto bom a ir dos 8 aos 80 num match e variar entre careful spacing, e fazer... ahem... javardice para sobrecarregar a defesa do oponente.
    Wilson, digo-te o mesmo que disse ao ozzy depois do lockdown: Estás a gastar energia a mais a expelir frustração durante o match, fisicamente. Muito flailing e reclamanço e "wtf". Sou culpado de fazer o mesmo, um bocado, mas tu e o ozzy em particular saem muito facilmente da "zone". (não me lembro se já te disse, ou se só pensei isso.)

Quanto à conversa do AE, já percebo o nome do podcast

(Estou a brincar, calma.)
  • Isso é verdade @Garuda e é o q me safa muitas vezes. N é algo q eu faça de livre consciência, é algo q faz parte de mim mid play. Acho isso muito importante prq tem de se saber jogar de forma sólida e também de forma javarda, senão só se vai até certo ponto. Jogar com a cabeça mas também com o instinto/coração é muito importante e é algo q falta a muitas pessoas. O melhor exemplo q me lembro é o @JayPay q joga bem mas n sai do jogar com a cabeça e é o q o lixa muito... falta ali 1 capacidade de adaptação, foi o q o lixou e bem na liga vs o Alvin.
  • edited December 2017
    Garuda said:

Boa cena pessoal.
    Alguns comentários: Concordo que o pessoal joga o SFV de uma maneira algo honesta, por aqui. Lembro-me de estar a ver o top8 e comentar isso com alguém, não me lembro quem. Não foi sobre o obake, em particular. Acho que é geral. Acho que o digos é mto bom a ir dos 8 aos 80 num match e variar entre careful spacing, e fazer... ahem... javardice para sobrecarregar a defesa do oponente.
    Wilson, digo-te o mesmo que disse ao ozzy depois do lockdown: Estás a gastar energia a mais a expelir frustração durante o match, fisicamente. Muito flailing e reclamanço e "wtf". Sou culpado de fazer o mesmo, um bocado, mas tu e o ozzy em particular saem muito facilmente da "zone". (não me lembro se já te disse, ou se só pensei isso.)

Agreed, tanto numa coisa como noutra. Faço unfocus bastante rápido. O flailing acho que é algo mais recente, mas também tenho vindo a reparar after the fact. xD Need to chill e não ficar tão frustrado (na maior parte das vezes, o que acho que me ajuda mais a manter esse estado são small tips e um "relaaaaxa" do nearest coach).
  • Relativamente ao tema da "javardice", e não tendo eu visto as finais, vi recentemente no twitter algo que dava que pensar e que era algo deste género:

"Bad idea looses to Good idea.
    Good idea looses to Best idea.
    Best idea looses to Bad idea."

A "javardice" tem de fazer parte do gameplan e do jogo de qualquer um, imo.

Relativamente ao podcast, acho que já deram todo o feedback que me lembrava! Só uma coisa: o video das finais da Capcom Cup está buggado lá numa secção. De resto, muito boa cena!
  • Espetacular keep up :D
  • edited December 2017
    Bem-vindos a mais um "Sala de Shoto"! Agradecimento especial ao @JayPay pela edição de vídeo!

Nesta edição, fala-se sobre as novidades mais relevantes dos jogos de luta, experiência da beta de Fighting EX Layer e o novo trailer de Dragonball FighterZ.

• Tá bem porreiro!
    Logicamente ainda há coisas a melhorar mas isso com o tempo chega lá.
    Gosto imenso que para já tenham pegado em músicas que binham no sfex xD
    Nostalgia touching my heart :love:
  • edited December 2017
    Ia falar sobre o FEXL no seu tópico mas posso falar aqui.

Pondo de parte muita coisa, o jogo esta muito fun e right at home para quem tem a base de fighters, especialmente se já jogaram SFs (EXs então), até q tive sorte com as conecções... o problema foi + apanhar pessoal. No 1º a 2º dia era pessoal q n parava, depois parou e só consegui apanhar + nos últimos dias da beta q supostamente acabou dia 24, há umas horas fui ver e ainda dava.

O jogo foi feito com aquela mentalidade de ser fun em vez de balanced e isso cria coisas boas e más. A forma como o run funciona é muito manhosa. Ter 1 run é fixe e lá da o seu sabor n SF ao jogo mas o facto de aquilo ter aquele sliding momentum no fim faz o run ser muito estupido, cria pressão parva, combos parvos (infinites) e lixa o neutral e bem se tiveres cr shorts com range ridículo q convertem para bom dano. Até q da para aceitar o run como é, as possibilidades de combos é q fazem o run muito parvo.

Gougi system é 1 mecânica interessante por ser algo digamos diferente da norma mas já era mecânica q se sabia q ia criar unbalance no jogo. Os Gougis no geral são todos parvos, uns + q outros mas o do armor durante o q acho são 30 segundos depois de seres KD 10 vezes é muito bom. Vira o jogo para qualquer personagem e a noção de neutral vai porta fora, isso + haver 1 run q funciona como funciona torna as coisas pior do q poderiam ser. O maior exemplo de como isto tudo leva a grande parvoíce é o Darun com estas mecânicas em cima, boa sorte a parar 1 grappler q corre na tua direção sem haver grande coisa q possas fazer, 1 grappler q te toca e tira 50% sem grande esforço (senão te matar). Claro q existem formas de lidar com a armor como supers, sweeps e vá o facto de haver hitstop sempre q o char leva com algo até certo ponto. To curioso como vai ser competitivamente o jogo se n fizerem tweek a isto.

Já falei de mecânicas q tornam o jogo unbalanced mas o jogo mesmo com isso de parte é notoriamente unbalanced (betas, fun e tal), eu fiz uns 50+ matches e vi o q vi do jogo, felizmente estava a usar Allen prq tirando o Allen e o Darun o resto dos chars n são grande coisa... ou vá os 2 q referi são demasiado fortes e com as mecânicas em cima ainda +.

Fun game mas terrivelmente unbalanced no q toca a chars e mecânicas. Claro q isto pode mudar até sair, to a dizer como é agora. Muitos gostaram do jogo pelo quão estupido é e outros nem por isso mas no geral o pessoal gostou e tem pernas para andar, a ver... embora ache q vai ser daqueles q competitivamente vai ficar muito de lado.

Continuem o bom trabalho @TwinBlade @Alvin, q venha 2018 o/
  • Sugiro uma pequena rubrica "Primata da Semana" com uma jogada de um top player ou nossa do PTF para umas boas gargalhadas. Com muito esparguete.

5* as caricaturas tão se a fazer.
  • E após uma ausência por falta de notícias, cá está mais um Sala de Shoto! Desta vez fala-se de alguns rumores de personagens DLC, Cooperation Cup e algumas mudanças de personagens em SFVAE.
    Agradecimentos especiais aos nossos convidados: @gfmoney, @JayPay e @digos!

• Sempre fixe falar de 3s e ter uma conversa com o pessoal! :] Anytime!
  • edited January 23
    O 4º episódio da Sala de Shoto já está disponível!

Neste episódio é feito um resumo das últimas novidades sobre as personagens DLC de BB Cross Tag Battle, a balance patch ao GG Xrd Rev2 e MvC:I, as undocumented changes de SFV: AE e as betas de Final Fantasy Dissidia NT e Dragon Ball FighterZ.

Devido à viagem do @Alvin à EVO Japan, temos a participação especial do @kupo como co-host para comentar as notícias anteriores, assim como o 2º convidado, o @Garuda, que se junta à conversa para analisar a beta de Dragon Ball FighterZ. Agradecemos a ambos a participação neste episódio!

Um agradecimento especial ao @JayPay pela edição do vídeo.
    Nota: Faltam hoje 2 dias para o lançamento do DB FighterZ e não 5~ tal como seria à data de gravação do video.
    Nota 2: Desculpem o random rectângulo a meio do video. xD

• No 5º episódio da Sala de Shoto é feito um resumo sobre os últimos anúncios feitos pela comunidade PTFighters para 2018 a nível competitivo. Além disso, Brave e Garuda fazem um apanhado geral sobre as mudanças a GG REV2, saídas dos mais recentes location tests. Agradecemos a ambos a participação neste episódio!

• Competição nacional, internacional e lançamentos. Cá está o Sala de Shoto #6!

• edited February 28
    7º episódio está up! Nesta edição falamos sobre os resultados do TABZ1, o torneio Lutinhas em Lisboa #6, os riscos de Fighting EX Layer, as patches para DBFZ e GGREV2 e ainda o anúncio do Sonic Boom 2018!

• Episódio 8 já está disponível! Nesta edição falamos sobre novas personagens, emoções fortes entre veteranos e mais competição internacional. Esteve também connosco o @Jondesu para nos dar a sua opinião quanto à Deathphist League, e levantar a cortina sobre o que podem contar no próximo LeL!

• O título era para ser "Rescaldo verde", só pra dizer isso.

Hoje fala-se de chars do passado, presente, futuro, info sobre a beta de BBTag e fez-se um pequeno rescaldo do LeL, bem como uma adenda ao Super Combo Leiria #2!

• Contínuo a dizer que o título original era muito bom. xD
  • edited April 3
    Episódio especial onde fazemos uma análise geral às mais recentes balance changes anunciadas para SF:AE!

EDIT: pedimos desculpa desde já por alguns oversights sobre certas changes.
  • 10º episódio! Nesta edição falamos sobre personagens novas em KoF14 e SFV:AE, bem como o mais recente patch o online de Tekken 7. Fazemos também o rescaldo do Torneio de Dragonball FighterZ na FNAC do Colombo.

• Quando é q convidam o Bruno Aleixo para 1 Sala de Shoto?
  • digos said:

Quando é q convidam o Bruno Aleixo para 1 Sala de Shoto?

Bruno Aleixo a comentar lockdown
  • Sinceramente, acho que o gajo aceitaria. Comecem a trabalhar nisso.
Sign In or Register to comment.