A comunidade precisa de ti, porque aparentemente ela existe...

Estamos em 2017 e continua a haver pessoas em Portugal que não sabem que a nossa comunidade existe. A cada passo aparece alguém aqui ou no discord a dizer que não sabia que havia competição de fighters em Portugal.
Os números de inscritos em torneios continuam a ser baixos e recentemente até a diminuir ainda mais.
Isto é a parte má.
A parte boa é que recentemente tem havido várias apostas em gaming em Portugal e há interesse em apoiarem a nossa comunidade. Como também sabem, por norma as pessoas ao entrarem na comunidade são bem recebidas, gostam, e têm tendência a "ficar".

Precisamos de alcançar mais pessoas. Precisamos de mais exposição.
Para isso precisamos de ser mais "noob-friendly", precisamos de conectar melhor com pessoas que podem até nem querer levar isto tanto a sério como nós mas que até gostam de ver e acompanhar.

Penso que um dos grandes problemas que temos é termos muito pouca gente a produzir conteúdos. Coisas como o Excellent Adventures, podcasts, streams regulares, vlogs e especialmente videos como fazia o Vince a falar sobre a atualidade da cena. Estes videos do Sharin são um bom exemplo. Ou ainda melhor, algo feito pelo nosso Dante.
O próprio The Backyard é uma excelente iniciativa nesse aspeto mas terá um público-alvo um pouco mais avançado já. Mas é um bom exemplo de "produzir conteudo".

Temos gente com talento para varios desses tipos de conteúdos e penso que só tinhamos a ganhar (todos) com uma melhoria nesse aspecto.
Além disso estão em vista novas parcerias especialmente com vista à melhor divulgação da comunidade. Para tirar proveito disto é preciso malta com vontade de fazer acontecer coisas.

Peço por isso a todos os que estiverem interessados em contribuir que ponham mãos à obra e começem a produzir.
Eventualmente vou precisar de pessoas com interesse em fazer algo do género de reports sobre os eventos que vamos tendo, assim como "artigos" que achem interessantes sobre a atualidade de um jogo por exemplo, ou de outro qualquer tema relacionado com a comunidade.
Eu não sou propriamente bom em marketing, antes pelo contrário, por isso aceito toda a ajuda que me puderem dar.

Temos aqui uma cena fixe, agora é preciso deixar o resto do mundo saber que existe.
Qualquer questão falem comigo.

Comments

• Obrigado Obake por este ponto de situação. Mostra que tens os pés firmes na terra e gostas de nós (menos do Dante) e que te interessas pela nossa comunidade.

Começo por te dar uma boa notícia. O meu contacto que é vlogger, vai aparecer no domingo e gravar o Tab. Á partida vai estar sempre em todos os tabs, se pretenderes fazer uma gravação de algo, tipo promo, ou assim, é só pedires. Ele é um gajo porreiro e curte é paródia.

O meu objectivo para este ano é mostrar que lisboa é nada mais que gratuit. 1-alface-de-cada-vez.

Peace out.
  • Hey isso das excelentes aventuras é fixe.
    So precisávamos de um homem de cor escura e um asiático português com um riso caricato
    para pormos isto em prática!
  • edited March 15
    "Um homem de cor escura que fique sempre em 4º lugar e insista que é, na verdade, muito sick no jogo."
    Hmmm... Onde é que...
  • Wow. Já nem me lembrava desse vídeo. Na altura tínhamos torneios de Marvel, o Obake tinha mais 30 kgs e o meu telemóvel tinha uma qualidade de imagem horrível.

Seja como for, é um post que creio ter tido um bom timing. Desde que comecei a estar activo no PTF (2009) parece-me que estamos a viver um pico de níveis mínimos de "emoção" que pessoalmente a mim me causa alguma confusão.

Durante anos, houve uma luta algo intensa (e incrivelmente inglória) para ganhar apoios e visibilidade. No caso concreto do nosso baluarte máximo - Lockdown - qualquer notícia publicada tinha interesse. Agora não. Temos tudo. Chegámos ao cúmulo de não haver espaço para os monitores emprestados pela Zowie na casa do Obake, de termos os sites de jogos nacionais a fazerem referência ao PTF e termos presença algo regular (para os nossos old standards) na RTP arena.

...Checks TAB's brackets...

SF5 - 12 inscritos
    GG - 6 inscritos

Já a contar comigo! E eu que não passo tempo em discords, que só ligo a PS4 para ir ao Destiny, que jogo mais Alpha 2 na saturn em modo ultra casual do que GG e que até já parti o disco do SF5.

Eu não quero ser injusto com ninguém, mas a realidade é que o conceito de "comunidade" de muitas pessoas é ver outros terem iniciativas, quando devia haver reciprocidade. Dar e receber. Há obviamente pessoal daqui que foge a esta regra como é lógico e acho que a este ponto não faz sentido mencionar nomes porque já todos sabemos quem são. E todos sabemos porque ao longo dos anos são sempre os mesmos.

Enfim, ranting and heeling as always. Provavelmente já estarei a fugir do propósito do tópico, portanto vou ficar-me por aqui. Uma pequena nota: cada um faz obviamente o que quer da vida e já todos sabemos que nem toda a gente tem uma situação financeira estável. Percebo que isso cause transtornos e é perfeitamente justificável.

Ainda assim, existe algo chamado de criatividade que muito boa gente por cá tem. Let's use it. No final do dia, todos ganham com isso.
  • I got you PTF fam. I got you...
    @Garuda you gonna help me.
  • "continua a haver pessoas em Portugal que não sabem que a nossa comunidade existe"

E também há aqueles que apesar de terem vontade de participar não podem porque o pouco tempo livre e as responsabilidades não o permitem.
  • edited April 29
    Este ano vou estar activo. Vou spamar um bocado, mas pronto.

Vou estar activo no sfv e tk7.

Sfv jogo de fang, se alguém quiser treinar o matchup é só comunicar.

No tk7 vou provar que o dodompa é lixo.

EDIT: Vou tentar trazer pessoal pro forum.
Sign In or Register to comment.