O vosso Top 5 de jogadores de Street Fighter IV

Com a Capcom Cup do próximo fim de semana a encerrar o ciclo competitivo deste jogo ao mais alto nível (mesmo que continue a haver torneios, nunca vai ser a mesma coisa depois), é uma boa altura para olhar para trás e analisar a competição nacional e internacional que teve lugar nos últimos 7 anos.

Tendo em conta tudo o que aconteceu desde que saiu o vanilla nas arcades em 2008, quais foram na vossa opinião os melhores jogadores deste jogo, quer lá fora, quer cá em Portugal?

Para destacar um bocadinho, opinem no seguinte formato:

Top 5 Internacional:
Melhor: A
Restantes: B, C, D, E

Top 5 Nacional:
Melhor: A
Restantes: B, C, D, E

PS: a parte de falarmos sobre os jogadores PT não é para incendiar nada *carinha. É só para falarmos positivamente numa de realçar quem teve (mais) nível no jogo ;)

Comments

• Não sigo a cena internacional há anos já.

Quanto a cá
    Afonso,
    Twin, Digos, Gio, EuNão tenho um quarto.
  • Melhor: Afonso
    Restantes: Gio, Digos

Mas todos sabemos que que o verdadeiro talento não é ninguém da comunidade de nerds dos Lutadores PT. Os realmente bons de Portugal estão ocupados a competir lá fora e a não interagir nesta comunidade fechada e tacanha.
  • edited December 2015
    Já agora, fica aqui a última thread do género. Só para referência :'D
    http://ptfighters.com/index.php?p=/discussion/4764/quem-e-o-melhor-jogador-portugues-de-sf4/p1
    Never forget.

Melhor: Skryba de 2010 *carinha*

Mais tarde opino a sério.
  • c'mon guys, abri o tópico com boas intenções, why can't we have nice things? :'(
  • Como os tempos mudaram. Na thread antiga não fiz um único post sério. Wow.
  • edited December 2015
    O natal ta aí à porta mas criar um tópico pró carnabal que ainda faltam 3 meses?
    C'mon... (눈_눈)

Mas pronto...
    Afonso
    Digos
    Whoever plays the game...
    Sei lá.........

Internacionalmente...
    Insert random known japanese player when he's at his best...
    Honorable mention pro luffy por ter bindo ao lockdown.

@Garuda
    "...Não tenho um quarto."
    Dormes onde? Na sala? (͡ ° ͜ ʖ ͡ °)
  • Internacional
    Melhor : Daigo / Infiltration
    Restantes: Momochi, Mago, Fuudo, Tokido

Não é por ser daigo fanboy ou assim, mas temos de admitir que o reinado do daigo durou anos no 4 e o infiltration so se tornou o "segundo rei" apartir do arcade edition / Ultra street fighter

Nacional:
    Melhor : Afonso
    Restantes: Gio, Divine, Digos , TwinBuckets,

Seriamente gostava de me poder colocar nos "restantes" a nível de sf4, pelo que consegui crescer nesse jogo. Mas sinceramente nunca fui solido nem clutch em torneios e ainda me faltou uma certa disciplina para ter um treino sério para esse jogo como o afonso e o gio faziam. Talvez parcialmente por tar limitado á versão ps3, talvez pelo marvel ter tirado um bocado da spotlight do jogo na fgc e dificilmente conseguia ter sessões de treino offline com o kee e obake como antigamente.
    Outras é porque simplesmente grande partes das personagens deste jogo são estupidas e tentar jogar fundalmentals num jogo de option selects vortexes deixava-me PJSalt especialmente online.
    Mas o twin provavelmente leva como jogador que mais evoluiu este tempo todo em SF
  • Quem quiser ter uma ideia do que eu pretendia com o tópico leiam o post do Uber.
  • Visto q isto é top 5 desde 2008 a minha lista é diferente da de se fosse hoje em dia mas:

Top 5 internacional:

Melhor: Daigo
    Restantes: Infiltration, Momochi, Xian, Gamerbee

Top 5 Nacional:

O Maior Melhor: Afonso
    Restantes: Eu, Twin, Gio e o Kee (ou o Nebur)

• edited December 2015
    Internacional (sim, era para responder a isto também seus malandros):

Muito volátil, é difícil achar um Top5 consistente com tantos bons jogadores.
    Melhor: Infiltration
    Os outros :
    - Daigo -> Tendo em conta o percurso TODO do jogo e o quão à frente do resto ele estava ao início
    - Momochi -> Simplesmente pelos resultados mais recentes
    - Xian -> Odeio ver o gameplay dele, mas reconheço que fez resultados muito bons durante o percurso do jogo
    - Não consigo decidir

O Top4 PT é um bocado óbvio. O 5º elemento é *inserir aqui uma das 4 ou 5 pessoas que ficam atrás do Top4*. O Divine se tivesse continuado a treinar podia ter estado nesta categoria, quiçá no Top1.
    Edit: O Uber também. Também diria que, numa situação hipotética em que o jogo durava mais um ano, o Digos ia passar para Top1.
  • Tendo em conta consistência e evolução desde que o jogo saiu diria

Top 5 Internacional:
    Restantes: Momochi, Fuudo, Tokido, Gamerbee

Top 5 Nacional:
    Melhor: Afonso
    Restantes: Twinblade, Razak, BerPT, digos
  • edited December 2015
    Top Internacional
    Daigo - Ainda tenho aquela ilusão de o Daigo ser unbeatable. Anyway, mesmo mais rusty (ou não tão consistente) ainda fica como o meu top player.

Infiltration - Foi uma toss entre ele e o Daigo. O Infiltration é estupidamente forte com qualquer character que pegue. Aliás, é a minha pick para vencedor da Capcom Cup deste ano.

Restantes - Com uma gap no meio... Tokido, Momochi e Gamerbee. Nesta ordem. Se fosse um top9, viriam o Fuudo, Luffy, Xian, PR Rog logo a seguir.

Nacional
    Realisticamente, eu, o Afonso e o Digos estamos ao mesmo nível (skill-wise) no presente momento (leia-se, 2015). Mas o Afonso foi bom desde sempre e tem os torneios que ganhou por cá como prova de melhor consistência no geral. O Digos tem o seu "factor" e é a next big thing. Eu só tenho las tacticas e a comichão de querer sempre ser melhor do que o current standard (que foi provavelmente um dos maiores factores que me levou a crescer no jogo).

Dito isto:
    Melhor - Afonso
    Restantes - Digos, Eu, Nebur e Kee.

*Sinto também que o Razak (e o JN/Uber também, já agora!) é subvalorizado.
    **Provavelmente há uns tempos atrás o Gio teria entrado no meu top5. He's right outside, though.

EDIT: Eu e o Digos discutímos este tema às vezes por PM. :'D Daí termos um top bastante semelhante e partilharmos da mesma opinião em relação ao top3. Também já conhecemos relativamente bem os ins and outs do playstyle de cada um de nós.
  • Nebur é agora o meu 5º elemento. TInha-me esquecido.

Toda a gente que não está nestes tops devia fazer stepup para o SFV, btw. We all suck-ass :3
  • Internacional:
    Top: Daigo / Momochi
    Outros: Gamerbee / Infiltration / PR Rog

Não consigo distingir o Daigo do Momochi. O Daigo já mostrou chegar a nível de "deus" quando se tratam de matches previamente planeados. Estuda o match-up ao pormenor e depois é o que se vê nos FT10. Na competição japonesa tem tido resultados brutais, mas quando entra na scene mais global está com mais dificuldade em chegar ao top3. Dificuldade devido à concorrência actual ou lidar com imprevisibilidade de um estilo de jogo menos "metódico" do praticado no Japão? Dunno. Momochi, parece-me ser exactamente o contrário ao lidar com os matchups que lhe vão aparecendo. Se é preciso fazer counterpick, faz-se, se não é preciso siga com Ken, enfim, mais adaptabilidade. Gosto.

PR Rog porque é balrog lol, mais ninguém consegue os resultados dele pura e simplesmente. Para mim, é o melhor jogador americano.

Nacional:
    Top: Afonso
    Outros: Divine, Gio, Kee Chak e Digos

Visto que o top 5 é o top desde 2008, deixo o Wilson de fora. Aliás, fazer top5 desde 2008 é bastante difícil porque muito mudou. No início as coisas eram diferentes e tinhamos o domínio do Gio, Afonso, Kee Chak e mesmo Darini que actualmente está um bocado afastado. Se o nível de treino tivesse sido constante acredito que o top5 se mantivesse, mas isso não aconteceu. Posso dizer que "ainda sou do tempo" em que o Fileal e o Bojador eram jogadores de peso. Mais! Vou AINDA mais longe ao relembrar que o Skryba ia ganhando um torneio importante espanhol de SF4. Sim, o Skryba jogava SF4 e era dos melhores de longe. O tempo passa.

Actualmente temos o Wilson muito forte, Nebur (que não foi lá fora, mas mostrou ser igualmente bom), Obake também, enfim... Muito mudou. O Alvin inicialmente era lixo e agora já ganha combates ao Ryan Hart. Foram demasiados anos com SF4... Eu fiquei em 5º lugar no EFT2010, acho que isto diz tudo.

Ainda assim, estou convencido que com a saída do SF5, o top nacional de jogadores não vai ser o mesmo e vai ser interessante a luta pelo "topo".

• Top 5 Internacional
    Melhor: Momochi
    Restantes: Infiltration, Daigo, Xian, Snake Eyes

Penso que o Momochi é atualmente o melhor jogador mundial e que vai vencer a Capcom Cup. Isto é a minha previsão, porque pessoalmente preferia que fosse o Infiltration a vencer. A forma de jogar e a consistência que ele demonstra entre vários chars associa-se mais à minha maneira de "pensar" o jogo.

Top 5 Nacional
    Restantes: Divine, Digos, Wilson, Gio

O Afonso porque é o jogador português que mais demonstrou, em termos de resultados, ao longo destes anos. O Divine porque tem uma enorme apetência para o jogo (mesmo sem treinar metia medo) e é extremamente inteligente a tomar decisões. O Digos porque tem o Digos factor, tem uma paciência enorme e uma grande capacidade de leitura do adversário. O Wilson porque acompanhei a evolução e hoje em dia é claramente aquele que está em "melhor forma", para além disso eu sou o nemesis dele em torneios e isso dá-me gozo. O Gio porque embora muita gente o ache um "one trick pony", esse "one trick" que ele tem (aka Dhalsim) é extremamente bem aplicado.

Sem dúvida nenhuma que era muito mais fácil fazer um top 10, porque podia encaixar o JN, Uber, Kee, Nebur, Cereal.
  • Só não contei com o Divine porque perdeu o interesse em fighters, ultimamente. Senão estaria lá. Não estando acho o Nebur uma substituição apropriada até.
  • Top 5 Internacional:
    Restantes: Daigo, Tokido, Gamerbee, Momochi

Infiltration foi o melhor jogador de SF4, tudo o que o jogo engloba. A capacidade dele de jogar com 20 chars diferentes e usar toda a tech disponível foi algo incrível.
    Diago é o melhor talento para Street Fighter mas não se adaptou (não tentou?) tão bem a como o jogo evoluiu.
    Para quem percebe de futebol, para mim o Infiltration é o Ronaldo e o Daigo o Messi. O Daigo simplesmente é Street Fighter, é algo que lhe está no sangue, o Infiltration é alguém que se aperfeiçoou ao máximo numa skill, que neste caso é jogar Street Fighter.
    Tokido e Gamerbee pelos resultados consistentes ao longo do tempo e Momochi pelo domínio na fase final do jogo (e com um char que nem tira grande proveito das mecânicas do jogo).

Top 5 Nacional:
    Restantes: Divine, Gio, Digos, Wilson

Para mim houve 3 jogadores mais dominadores no SF4 nacional. Foram o Gio, o Divine e o Afonso, por esta ordem cronológica. Gio ganhou EFT2010 e mais torneios da altura penso, Divine ganhou Lockdown 2011 e dominava nesse ano, Afonso nunca ganhou um major mas ganhou praticamente tudo o resto. Para mim estes 3 estão num tier deles, cada um na sua altura. Foi pena Gio e Divine terem parado de jogar com frequência.
    Digos penso que teria capacidade para dominar o jogo num futuro próximo, infelizmente vai ter que o fazer no 5 porque o 4 tem os dias contados. Apesar disso penso que merece o lugar.
    Em 5º penso que há muitas opções válidas, escolho o Wilson porque tem sido o mais consistente há bastante tempo já.
  • edited December 2015
    Uma vez que não conheço a scene PT aqui fica a minha selecção de TOP 5 internacional (sem ordem).

- Infiltration
    - Momochi
    - Tokido
    - Gamerbee
    - Xian
  • internacional- Razak

Nacional- Razak

o resto é resto!
  • edited December 2015
    Ok, agora que a Capcom Cup já foi posso postar aqui:

Top 5 internacional (sem qualquer ordem):
    Daigo, Xian, Momochi, Kazunoko, Infiltration

O único que não é EVO champ aqui é mesmo o Kazunoko, mas tem a Capcom Cup. (e lembrem-se que ele não pode ir ao EVO no ano do AE, quando ele era o melhor Yun nas arcadas à frente do Daigo.)
    De resto, todos marcaram uma era do jogo. Fuudo, Sako, Luffy e Gamerbee quase que entram aqui, JWong um pouco mais longe, mas estes foram o que mais impacto tiveram no jogo por diversas razões (e não só por ganharem torneios).

Top 5 nacional:

Isto é mais difícil porque claramente houve uma maior diferença nas eras de SF4 do que lá fora: o Daigo deixou de dominar depois do princípio mas nunca desapareceu, p. ex.

O Afonso foi incontestávelmente o melhor, esse pode-se meter logo na lista. Depois, sem ser exactamente por ordem, o Digos e o TwinBlade entram porque nunca realmente perderam o ritmo quando o obtiveram. Depois de uma data de gente que diria que estão mais ou menos ao mesmo nível, destaco o Divine e o Gio por terem ganho dos torneios mais importantes e serem mais consistentes, mas há realmente uma porrada de gente que diria que esteve a este nível (Obake, Kee, Darini, Razak, Skryba e mais). Para além daqueles que apareceram mais nestes últimos tempos nas TGTs (4ber, Locust, Balkazaar, MikeZ) que acho que se tivessem aparecido mais 'cedo' no SF4 poderiam ter causado estragos.

Mas pronto, com o SF5 acho que a competição vai ser a mais cerrada de sempre, e está a criar um bom ambiente para PT dar um verdadeiro level up. Acho que há uma boa quantidade gente aqui com potencial para irem ao Dreamhack irem lá fora e causarem estragos, mas é questão do potencial ser realizado.
  • International

Daigo - apesar de ter passado por muitos altos e baixos acho que foi de facto o jogador mais dominante durante toda a vida do sf4

Gamerbee, infiltration, Xian e Kazunoko

Ptland

Afonso - com um dominio inquestionavel durante quase toda a vida do Sf4.

Twin, Digos, Divine e Eu

Dito isto sinto que existem uns 5 ou 6 jogadores que estão ao mesmo ou quase ao nivel dos que mencionei, apesar de não terem tido resultados tão bons.
Sign In or Register to comment.