PS360+: - "O que é isso? Como funciona?"; - "Tem calma que já respondo..."

V2V2
edited January 2016 in Tecnologias e hardware
É verdade, eu respondo. Mais um pequeno tutorial sobre como montar a nada assustadora PS360+. É bastante intuitivo mas de qualquer maneira (porque gosto de facilitar a vida dos outros vai-se lá saber porquê) eu deixo aqui um guia e vou usar como base o que fiz no meu stick. No entanto há aí milhentos videos com tutoriais. Eu vou deixá-los aí no final deste guia. Ora bem...

AkishopLogo.png
1. Montagem do Stick e Botões

Para quem não sabe, a PS360+ é uma PCB que faz com que os vossos Arcade Sticks sejam compatíveis com múltiplas plataformas. E quando digo múltiplas, são quase todas as que há por aí. PSOne, PS2, Xbox, Xbox 360, DreamCast, PS3, etc (PS4 está em beta). A montagem é relativamente simples. Vou mostrar-vos a montagem mais simples de se fazer e depois vou dar uns exemplos de umas coisitas mais complexas (precisam de material extra para plataformas mais antigas) e mais arranjadas. Antes de mais...

57c9vUn.png

Este é o esquma da PS360+. Com este esquema ficam logo a saber o que cada um desses pins no circuito fazem. O essencial aqui é o "Joystick and Button Hook up". Menos importantes, o "Led Hook-Up" e os dois "Audio Connectors". Os cabos USB e RJ-45 têm finalidades diferentes sendo que o RJ-45 é o único que é compatível com as plataformas mais antigas (PS2, PSOne, Xbox, Dreamcast) sendo que o USB funciona com PC, PS3 e Xbox360. Não tenho a certeza se o RJ-45 funciona com as pataformas mais recentes mas o mais provável é funcionar.

NOTA: O meu stick foi reconhecido pelo meu computador mas só deu para usar no SSFIV:AE v.2012 depois do update v1.31. Para fazerem update ao firmware consultem a secção de links no final deste guia.

NOTA 2: O mais chato foi conseguir prender a PCB em condições. No meu caso só consegui prender a PCB com um parafuso e meti uma espécie de esponja (não é bem mas não sei o nome do material) entre a caixa e a PCB para aquilo não abanar de um lado para o outro porque 1 parfuso é muito instável para prender a PCB.

hIUDufE.png

Este é o esquema de montagem dos botões. É bastante fácil e na PCB, na zona do "Joystick and Button Hook up", diz que entradas é que correspondem a cada input (tirando os VCC's e os GND's). Para o stick, em princípio basta seguir as cores (senão têm de ver que cor corresponde a que direcção e ver onde têm de ligar os cabos). Os botões são ainda mais simples. No caso da maioria dos sticks da Madcatz há um ground para todos os botões. Assim sendo, ligam o cabo correspondente a cada botão à respectiva entrada e o ground na devida entrada e está feito. No meu caso, como tenho um Hori Real Arcade Pro V3-SA, Cada botão tem o seu cabo de ground, ou seja, depois de ligar cada botão à entrada correspondente tive de ligar 8 cabos diferentes dos grounds de cada botão (o ground do start e do select ficaram noutra entrada). Existem 4 entradas de ground dispoíneis. Uma delas para o stick, outra para o Home, Start e select e no meu caso outras duas para os 8 botões (4 grounds para cada entrada). Ficou algo deste género:

DOJ3B9v.png

NOTA: Nos Madcatz TE é preciso soldar o home button para ele poder ser usado. Há um atalho alternativo que já meto mais abaixo. Ah, e a funcção de turbo deixa de funcionar com esta PCB porque a mesma não a suporta.

2. Montagem dos player LEDs

Para ligarem os player LEDs precisam de uma harness assim:

EDluklP.png

No meu caso, como cortei uma harness igual a essa para poder ligar os cabos do stick à PCB fiquei com uma de sobra. Como o meu stick tem player LEDs, usei essa harness para poder ter os LEDs disponíveis (às vezes dá jeito saber imediatamente a que controlador numerado corresponde o stick). No caso do meu HRAP V3-SA era fácil identificar quais os cabos correspondentes aos LEDs e ao VCC (e aos restantes botões também) porque estava tudo escrito nos circuitos do stick. Depois disso foi só seguir este esquema simples:

qHSccDP.png

NOTA: Em relação aos conectores de audio nao vou falar deles porque acho que são pouco usados mais no final deste guia têm links para PDF's da PCB que explicam isso tudo.

3. Alternativa à Montagem do Stick e Botões

Outra alternativa de montagem é usarem um mini cabo USB A para B da PCB para um Adaptador Neutrik e desse adaptador um cabo USB maior para ligarem o stick às consolas/PC. Para referência:

59yj4p.jpg

NOTA: Na imagem está representado um exemplo com cabos RJ-45 no entanto o mesmo se aplica para os cabos USB.

4. Atalhos e outras funções

Atenção que quando ligam o stick enquanto pressionam o botão start, entram em bootloader mode. Neste modo, o stick não é reconhecido por nenhuma plataforma. O bootloader serve apenas para fazer updates de firmware. Se por acaso ligarem o stick em bootloader mode basta voltar a ligar e a desligar sem estar a pressionar o botão start que o stick passa a ser reconhecido novamente.

Botões de Atalho:
  • Bootloader Mode: Pessionar Start enquanto se liga o stick a qualquer plataforma. Apenas serve para updates de firmware. Desligar e voltar a ligar sai do Bootloader Mode.
  • Select+Start=Home: Ao pressionar Select+Start a PCB dá acesso à função do botão home. Não se preocupem porque para acederem à função a PCB força um delay de cerca de 1/3 de segundo (+-333ms) o que assegura que não vão parar ao menu da consola ao fazerem restart no training mode de marvel :p
  • Configuration Mode: Ao pressionar SELECT + 1P, 2P e 3P (sendo que 1P=LP, 2P=MP e 3P=HP no layout default do SFIV) entram no modo de configuração. Neste modo podem seleccionar entre controlo do LS (Left Stick), DP (Digital Pad) ou RS (Right stick) e/ou desactivar o atalho Start+Select=Home. Depois de entrarem em Configuration Mode, usando o stick, Esquerda= LS, Cima=DP, Direita=RS e Baixo=Desactivar o atalho Select+Start=Home. Para saírem do Configuration Mode é só carregar Start depois de fazerem todas as alterações.
  • Select+2P+3P=LSB (Left Stick Button ou L3)
  • Select+2K+3K=RSB (Right Stick Button ou R3)
  • Forçar modos: a PS360+ reconhece automaticamente a consola à qual ligam o stick. No entanto, se for necessário por algum motivo, podem forçar o stick a ligar-se pronto para uma plataforma específica ao manter pressionados certos botões enquanto ligam o stick: 1P=PS3/PC; 2P=XBox360; 3P=DreamCast; 1K=PSOne; 2K=Xbox.

5. Links
Site Oficial (com links para os últimos firmwares)
Manual de Hardware
Manual de Software

E é isto pessoal. Espero que isto vos ajude ;)

PS: Desculpem por postar isto aqui mas é bom frisar isto para o Lockdown 2014 (assim como para futuros torneios). Caso esteja na secção errada peço desculpa aos mods e peço o favor de mover este tópico para o sitio certo. Many thanks :p

Comments

• Só para juntar que nos TEs (pelo menos os originais) é perfeitamente possível instalar a PCB sem qualquer tipo de solda, também. A unica modificação mais chata é ter de aumentar o buraco por onde o cabo USB vai passar. A PCB em si cabe perfeitamente entre a placa de metal inferior do stick e a de plástico que está logo a seguir, e têm lá buracos onde a aparafusar.<br />(aconselho a terem os "pés" de borracha pretos do stick no sítio, para evitar impactos desnecessários ao fundo do stick, onde está a pcb).<br /><br />Ah, e sem solda, o painel superior do TE (turbo,leds,switches e home) morrem completamente, mas não me incomoda, visto os LEDs do TE só servirem pra indicar o turbo, e o atalho para "Home" da PS360+ funcionar bem. É possível utilizar os LEDs de turbo como player leds, mas é preciso soldar coisas.
  • Excelente guia com muito boa apresentação! Quase que me dá vontade de avançar de vez com o meu projecto de fazer um stick de raiz... Quanto é que um destes custa, em média?
  • 45-60€ dependendo do que pretendes fazer (tipo de cabo que queres usar, portes, de onde encomendas)
  • Bom guia V2.<br /><br /><br />Garuda não tens umas fotos de como ficou instalada a tua pcb?
  • Não tenho, mas até posso tirar... tinha era de soltar estes parafusos todos da base ;_; depois meto aqui.
  • Se já fechaste a caixa deixa estar. Era só pra ver como ficava porque nunca me tinha ocorrido instalar desse lado do plástico mas sim do lado que fica pra cima.
  • Muito bom guia e facilita a vida a muita gente. Good work!
  • Looks nice, provavelmente será algo a pensar seriamente se algum dia arranjar ps4, especialmente tendo em conta a facilidade em meter isso a funcionar num TE
  • Os contactos serem screw-in ajudam muito mas sem eles(com solda) fica muito mais bonito e mais seguro! Só uma duvida, a pcb auto reconhece o dispositivo  quando trocado ou tem q se carregar em algum botão(aka datel like)?
  • on 1398780323:
    <br />Os contactos serem screw-in ajudam muito mas sem eles(com solda) fica muito mais bonito e mais seguro! Só uma duvida, a pcb auto reconhece o dispositivo  quando trocado ou tem q se carregar em algum botão(aka datel like)?<br />
    <br /><br />
    on 1398718329:
    <br /><br />Forçar modos: a PS360+ reconhece automaticamente a consola à qual ligam o stick. No entanto, se for necessário por algum motivo, podem forçar o stick a ligar-se pronto para uma plataforma específica ao premir certos botões enquanto ligam o stick: 1P=PS3/PC; 2P=XBox360; 3P=DreamCast; 1K=PSOne; 2K=Xbox.
  • Bom guia! Não fazia ideia que isto dava para as consolas mais antigas, portanto o meu interesse acabou de aumentar bastante.<br /><br />Quando o Lockdown 2014 acabar, passo o tópico para o techtalk, visto ser um guia para uma peça importante.
  • Garuda reaproveitaste algum parafuso do stick para aparafusar a PCB ao plástico ou compraste parafusos? Se compraste, qual é a medida?
  • Re-aproveitei. Nada novo para além da PCB e cabo USB.
  • Ok, finalmente tenho isto montado :D O processo foi demoroso, mas no geral acessível e fácil, usando tutorial vids.<br /><br />Fica aki foto do resultado final, com artwork e botões novos e paintjob e isso ^^
  • Good shit man! ;)
  • Tem bom aspeto!
  • Awesome!
  • Ainda tenho de voltar a abrir lol p/ pintar o ledzito da PCB com uma caneta de acetato preta, k a luz vê-se através do botão correspondente ao X, k está perto dakilo -_-
  • ou isso ou mete um bocadinho de fita isoladora por cima
  • Yah, mas já meti alguma fita a prender a pcb como deve ser, pk com um parafuso só ficava meio solta, então prefiro pintar o led p/ não ficar tudo xeio de fita isoladora. Tenho de ver é se é suficiente p/ não se notar a luz =P<br /><br />btw, tb meti um restrictor gate octogonal, mas ainda não fui testar akilo como deve ser a ver se gosto mais k o square. Logo darei notícias sobre isso dps de brincar uma beca no mahvel!<br /><br />
  • Skryba, o TE tem espaço por baixo para lá prenderes a PCB bem, se quiseres.
  • Por baixo? tau, nem lembrei disso. Mas já tá resolvido o problema com a caneta de acetato, ficou óptimo :P eu prendi por cima, ao lado da placa onde ligam os cabos dos botões. No sítio onde tem a outra PCB na versão 360 do stick, usei um dos parafusos do control panel p/ manter akilo in place, e dps meti um pouco de fita a segurar a PCB e os cabos no sítio p/ não andarem aos trambulhões. Axo k assim tá bem :D<br /><br />btw, kto ao octogonal gate, até ver agrada-me imenso! Gosto muito mais do feel da cena assim, e pelo k tive a brincar no training as motions tavam-me a sair com bué mais facilidade mesmo. Falta ver se a jogar mm me sai tudo direitinho, dps terei de testar kdo tiver com kem jogar ^^'
  • eu tou a tentar passar de octo pra square..basicamente pra n abrir o meu stick novo e ficar sem garantia. :P
  • Oh, pois, isso ker-me parecer k é uma adaptação + difícil ^^'<br /><br />Octo parece-me realmente ser bastante + fácil p/ motions de hadoken, srk, e hc.<br /><br />Charge chars parece + tricky com octo, though. Ontem brinkei um pouco ao ultra e tava consistentemente a fazer o Ex flip kick do vega (hold 1 > 6+K), kdo keria fazer Ex flying barcelona (or however the fuck it's called, hold 2 > 8+K), porque ao tentar ir à diagonal up/forward estava a ir a forward (ou foi o k concluí k estivesse a acontecer ^^).
  • Esta PCB, PS360+, tem agora disponível um update de firmware que faz com que a PCB seja compatível com a PS4. Tem é um timeout de 8mins por causa de um check periódico que a ps4 faz de 8 em 8 mins. Eles vão tentar corrigir isso.
  • Os testes de lag do Teya aos arcade sticks acabaram por confirmar problemas com a XBox360:<br /><br />
    Technical details for PS360+ v2.10<br /><br />The PS360+ in it's previous hardware version (V2.03 and earlier) was shown to have a slower polling rate to the Xbox 360 than intended, creating about 1 frame of lag and what appeared as random simultaneous input issues. When pressing two buttons simultaneously, the poll would occur between the presses and cause the second button to be reported a frame late. This is an extremely small window of time, thus the random nature.<br /><br />This was pointed out to us by players such as Teyah, zejoeh, and Four Wude. Unfortunately, it required an update to some hardware on board to address this, which is reflected in the version listed on the bottom of the PCB, now labeled as V2.10. The board now reports to the Xbox 360 at the intended polling rate (4ms), removing the issues. This was also confirmed by Four Wude during extended playtests, and blind testing of other players using his setups. The reduced lag time was shown by Teyah's results in his testing of the system interacting with different controllers as well.<br /><br />/AkiCus-Team (September 25th, 2014)
    <br /><br />Para corrigir isso a akishop está a promover uma troca das boards afectadas e vendidas nos últimos 6 meses:<br /><br /><br />http://www.akishop-customs.com/PS360Plus.html<br /><br /><br />Latest News...<br />Updated board: We've updated the hardware to address a problem found in the previous build. Thanks to players like Teyah, zejoeh, and Four Wude, it was discovered that in the Xbox 360 support there was an intermittent 1 frame of lag and what appeared as random simultaneous input issues, this did not appear on the other USB based systems. The new version fixes this, and was confirmed with testing from the aforementioned users. There are no other known issues. Find technical details here. <br /><br />Swap-Out<br />We will hold a swap out deal for buyers who want to swap their boards for this new one. A few requirements:<br /><br />1. You need to have bought your board 6 months ago or sooner (from the date below), you can show this by sending in a reciept from where you bought it.<br />2. Your board must be in 100% working order.<br />3. You must pay the shipping fees.<br />
  • V2, méquié agora? Temos de fazer isto, I guess?
  • on 1412092005:
    <br />V2, méquié agora? Temos de fazer isto, I guess?<br />
    Acho que já passaram 6 meses e tbh não me faz muita diferença.
  • Boas ppl, estou tentado em comprar uma PS360+ para "kitar" o meu VLX, mas basicamente o que me interessa é a compatibilidade PS2 e Dreamcast, mas li nos fóruns do shoryuken que há bastantes problemas com estas duas consolas, gostava de saber se alguém aqui tem experiência com esta PCB e as ditas consolas, para me ajudar a decidir entre esta PCB e a MCCtulhu.
Sign In or Register to comment.