Final Fantasy XV

18911131417

Comments

• Questão: Como é que vocês têm distribuído o vosso tempo pelo jogo?
    Ahah, good one.
  • edited December 2016
    Esqueci-me de dizer que estava com 23h.

Sim, também tinha lido isso. Já tenho a noção que vai ser sempre em carreirinho até ao final do chapter 14 para depois voltar ao open-world.

É difícil de facto menosprezar o raio do jogo. Apesar das falhas, o que temos pelo menos na fase open-world é praticamente aquilo o que tínhamos nos antigos FF em termos de exploração.

Por outro lado, também não é de menosprezar a cagada que o jogo é em termos de batalhas com muitos inimigos no screen. Que salgalhada de todo o tamanho. O sistema de combate é bom para um número limitado de inimigos, mas quando temos 8 ou mais é o fim do mundo - então quando começamos a fazer hunts de níveis superiores aos da nossa party é que temos um bicho de 7 cabeças. Inicialmente pensava que o problema era a falta de prática, mas a experiência mostrou que realmente o sistema não está ajustado.

Se tivesse havido um esforço para limitar o número de inimigos e uma melhoria do sistema de lock-on tudo seria melhor.
  • edited December 2016
    >Open space
    >começas uma luta
    >do nada começam a aparecer soldados
    >do nada a primeira luta faz respawn
    >do nada já é de noite
    >do nada aparecem night-level spawns

Alguns inimigos sao fortissimos e com bullshit unreactable high damage attacks (especialmente os Metal Gears).
    A maneira melhor d elutar contra mtos inimigos é com constat Point-warp mobility e a usar os Link attacks.

Mesmo assim omelhor é aceitares o seguinte: é FF e nao DMC4. Vais levar dano, tal como levavas outros FF, e vais ter de usar items de recuperação, no matter what.
  • edited December 2016

Fucking awesome. Seriously. (Has early game spoilers)
  • Garuda said:

>
    Mesmo assim omelhor é aceitares o seguinte: é FF e nao DMC4. Vais levar dano, tal como levavas outros FF, e vais ter de usar items de recuperação, no matter what.

Eu aceito isso. Só é difícil aceitar um sistema de lock-on completamente inconsistente. Talvez quisessem dotar o lock-on de versatilidade, mas isso transforma uma batalha relativamente simples numa batalha de atrito mesmo que estejas uma série de níveis acima.

Se corrigissem isso num patch tornava o jogo muito melhor na minha opinião.

• Estou agora no capítulo 14. Depois de levar com aquele capítulo 13 tenho a dizer que a história do FFX-2 consegue ser superior em vários aspectos. Santa confusão. O potencial perdido story-wise neste jogo é incalculável. E alguns de vocês bem sabem que sou aquele tipo de fanboy que come tudo o que é lixo -_-

Ou muito me engano ou este é aquele primeiro FF que não vou ter grande interesse em começar do zero.
  • polygon.com/2016/12/7/13867840/final-fantasy-15-patches-chapter-13-update

Começo seriamente a ficar farto de comprar jogos incompletos ou buggados...
    Nova política para triple A gaming: esperar cerca de 1 ano até comprar os jogos.
  • edited December 2016

polygon.com/2016/12/7/13867840/final-fantasy-15-patches-chapter-13-update

Começo seriamente a ficar farto de comprar jogos incompletos ou buggados...
    Nova política para triple A gaming: esperar cerca de 1 ano até comprar os jogos.

O jogo está mais que completo, simplesmente ouviram as criticas e vão melhor, não é um "fix". Dá para contar pelos dedos os jogos single-player triple A que dão fixes assim na historia.
  • edited December 2016
    ainda nao cheguei aí, e imagino que tenha sido algo mesmo clumsy na historia para toda a gente reclamar, no entanto: https://en.wikipedia.org/wiki/Director's_cut

it's been done before. The story isn't obvious, the creator takes it back and re-releases it in a better way. They fucked up, they recognized it, they're fixing it.
  • Se eles vão lançar patches para melhorar a história tanto melhor, porque como as coisas estão é impensável revisitar certos chapters.

Aliás, se virem os trailers antigos - nomeadamente o de Altissia - podem ver que há uma série de sequências que pura e simplesmente deixaram de existir. Muito sinceramente não percebo porquê.

O chapter 13 é das piores experiências que alguma vez encontrei num Final Fantasy. Faz a secção do Sanubia Desert do FFX ser excitante...
  • edited December 2016
    Double post: Farmar EXP sem usar coin magic

Finalmente acabei a história. Thoughts ahead:

O final foi interessante ao menos. All in all, tal como já disse, o jogo tinha um potencial tremendo story-wise e continuo a achar isso. Espero honestamente que a Square lance mais história nesses patches porque realmente é obrigatório para tornar este Final Fantasy bom num Final Fantasy memorável - mais uma vez, a nível de história.

Acho particularmente mau o pouco ênfase que foi dado à morte do King Regis durante o jogo. Percebo que a ideia era usar o Kingsglaive como fonte para merchandising e expandir ao máximo o universo do FFXV mas acabou por ser mal conseguido.

O pouco ênfase que foi dado também à transformação de nifleheim num antro de demónios também é criminoso. Criaram um filme, uma porrada de trailers e sempre a focar o imperador. Depois só dá para supor que o emperador também foi transformado em demónio pelo Ardyn no final do Chapter 13 de uma forma completamente anti-climática.

Felizmente, fizeram um bom trabalho no final do capítulo 14 - que é o final da história. Mas mais uma vez, só fizeram metade do trabalho!

Quer dizer, passam 10 anos, volta-se a hammerhead que é onde está a Cindy (em japonês não é Cindy mas "Cidny") e só se encontra o Talcott? O Cid está vivo e nem sinal dele? Era assim tão difícil vê-lo novamente? O Talcott põe-se a falar da aranea, wedge e biggs e não há qualquer tipo de "reunion"? É só irem os 4, em versão mais velha, para o meio de Lucis e rebentar o Ardyn? Tudo bem que isso foi bem feito (e bastante bem feito) mas podia ter sido tãaao mais completo...

Enfim, rant/thoughts are over. O jogo é bom e a história é decente. Agora... É enfurecedor que tenham conseguido criar um setup tão bom para uma história absolutamente épica para entregarem algo apenas decente... Gostei bem mais do FF13 story-wise... No entanto não tenho qualquer tipo de crítica ao final. Isso sim, este bom - diria 9/10. A cair para o 9.5 vá! Então as cutscenes de bahamut, ifrit e shiva...espetáculo mesmo.

Espero agora pelos desenvolvimentos do jogo. Sinto claramente que, apesar de olhar para o open world e sentir uma proeza ao nível técnico e haver muuuito elemento para depois eu explorar e perder umas boas dezenas de horas, a história destruiu bastante a experiência geral. Muita coisa que não foi explorada e por um lado espero que tenha sido devido aos solavancos no desenvolvimento e não devido ao conteúdo do season pass!

História - 6
    Gameplay geral - 9
    Gráficos - 8.5/9
    Durabilidade - 9.5/10
    "Replay value" - 6

• edited December 2016
    E ainda não recebi o jogo! Long story short, tenho-me fartado de mandar mails ao longo da semana (cada um deles com um tom mais pissed que o outro) e nunca obtive resposta dos gajos. Hoje finalmente fiz um request de cancel e refund com uma reclamação à mistura. Poucos segundos após ter feito send, chega-me isto:

Dear Wilson,
    Thank you for contacting the Square Enix EU Online Store Support.
    Please accept our sincere apologies for the late reply.
    You must be enjoying your game at this point! If you have any question or need assistance, do not hesitate to contact us back again. We will be glad to help you.
    Have a nice day!

You must be enjoying your game at this point!

• edited December 2016
    Não percebo por que é que ninguém te colocou um morango no comentário. Já devias ter cancelado isso desde o dia 29...

PS - Acabei agora a Costlemark Tower Dungeon... 2h30! Deu para suar o_0
  • Bem, k jogo polarizante. So much to love, yet so much to hate

Acabei há pouco e ainda não sei bem o k pensar sobre a experiência toda. Guess k me vou enfiar no end game e pronto, eskecer o resto xD
  • nao fiz o ultimo capitulo, mas fiz -O CAPITULO-.

Que clusterfuck. Ainda bem que estão a fazer um patch para isto, porque a maneira como aquilo se desenvolveu foi tipo "Wow ok, isto está a acontecer! vou agora e vo- huh? Espera quando é que isto aconteceu? ESPERA, ESPERA, O QUE? Ok sim, este gajo, estava-se mesmo a ve- WHAT THE FCUCKC?"

Mas ontem estive a jogar o jogo até adormecer. Façam um favor a voces mesmos: Usem headphones a jogá-lo. Que sound design fantástico.
  • Skryba said:

Bem, k jogo polarizante. So much to love, yet so much to hate

Acabei há pouco e ainda não sei bem o k pensar sobre a experiência toda. Guess k me vou enfiar no end game e pronto, eskecer o resto xD

Quantas horas tens? Que andaste aí a fazer no jogo até ao final da história? Estou curioso por acaso.
    Garuda said:

nao fiz o ultimo capitulo, mas fiz -O CAPITULO-.

Que clusterfuck. Ainda bem que estão a fazer um patch para isto, porque a maneira como aquilo se desenvolveu foi tipo "Wow ok, isto está a acontecer! vou agora e vo- huh? Espera quando é que isto aconteceu? ESPERA, ESPERA, O QUE? Ok sim, este gajo, estava-se mesmo a ve- WHAT THE FCUCKC?"

Mas ontem estive a jogar o jogo até adormecer. Façam um favor a voces mesmos: Usem headphones a jogá-lo. Que sound design fantástico.

Told you. É horrível esse capítulo 13.

Concordo com o som. Muy bueno.

• Acabei com perto de 70 hrs, a lvl 60 ou 61 ou k foi.

Quando fui p/ o chapter 8 devia estar com entre 50 a 55 hrs, a level 50 e poucos. Daí p/ a frente foi só história, sendo k dei um salto ao passado p/ ver como funcionava o umbra system. Iniciei adamantoise quest e depois voltei logo.

80% do meu tempo no jogo foi exploração e sidequests e adorei. A partir do momento k parti de barco fodeu. O meu enjoyment do jogo desceu a pique mesmo. Tirando uma parte ou outra, achei k todo o processo em k o jogo "ataca" mesmo a história está apressado, mal desenvolvido, cheio de bugs, com áreas limitadíssimas e conceitos que são tudo menos divertidos. Até mesmo a cidade de altissia está extremamente limitada e mal explorada, na minha opinião.

Basicamente tudo aquilo que está mesmo bom no mundo open world do jogo, está mesmo mau na parte linear de história.

Quanto ao capítulo tão falado, honestamente acho k eles estão com a ideia errada de como patchar aquilo. Não é a dificuldade o problema, é mesmo tudo. A câmara não funciona de todo nakeles sítios, a sequência em sí até está bem pensada, no que toca à ideia e ao desenrolar da história, no entanto dura aproximadamente 239857439574 vezes mais do que devia.

Se eles querem que aquele capítulo fique interessante de jogar, fora de gozos, precisam de arranjar a câmara naqueles corredores e fazer alguma como fixed angles ou assim, e encortar para 1/4 do tempo. Deixem as partes interessantes, em que andamos a encontrar pedaços de lore em papéis e isso, deixem o boss encounter e um pouco do sneaking, talvez, e cortem os 4398579 corredores inúteis e as fetch quests a ir buscar chaves e activar painéis da treta.

Simplesmente reduzir a "dificuldade" da cena não vai ajudar em nada, IMO.

PS: estou pissed por não ter explorado melhor o mundo final antes de ir p/ sítios para terminar a história. Estava convencido que aquilo iria dar p/ explorar mais tarde. Suponho que a sequencia com a carrinha é mandatória e interrompe qualquer exploração a mais, no entanto eu mesmo a parte atrás disso não explorei bem =/

Nota: quem souber meter spoiler tags nisto, força, agradeço, metam no post inteiro se calhar. Eu não consigo, for some reason -_- não há botão.
  • Para spoiler tag clica no simbolo de paragrafo e depois em spoiler.

<div class="Spoiler"></div> Like this

O problema do capitulo foi mesmo ESTAR TUDO MORTO E DEMONIZADO DE REPENTE. OS DOIS VELHOS NAO FIZERAM UM CARALHO. DESAPARECERAM. E UM DELES TRANSFOURMOU-SE NUM DIABO.

O gameplay nao me chateou, embora seja uma sequencia muita estranha.
  • edited December 2016
    Oh, well, a nível de história não acho k tenha sido muito mal feito, actually. Acho k fica bastante claro, com o lore k lês nas folhas k encontras pelo nível, com as conversas opcionais, e com o resto, o k aconteceu.

Also, é pretty obvious k houve ali partes k ficaram de fora pk vão ser DLC, IMO (a falar do gladio e dos outros, k todos passaram por cenas de ficar de fora da team one time or another, e acontecem eventos relevantes k ficam por mostrar e esclarecer bem. Não pode ser coincidência k temos já prometidos um DLC a focar-se no desenvolvimento de cada um deles, supostamente ^^).

A nível de gameplay é k achei a cena mm enfadonha. Bué fácil de progredir, mas como quem anda pelo meio de lama até à cintura lol o k não teria nada de mal, não fossem eles terem-nos metido a fazer a meia maratona.
  • Claro que percebes. a historia está toda lá.

Mas eu dizer-te "Olha o Ferdi comeu tipo 7 pizzas seguidas." é muito menos impressionante que tu veres o Ferdi a comer as pizzas, ou pagar-lhe essas pizzas só para o ver a sofrer depois.

You know what i mean?
  • Lololol sim, claro, e acho k eles vão lançar update com cutscenes extra e isso, e de certeza absoluta k é a mostrar essas cenas mm.

Mas eu não acho k isso fosse necessário. É bem-vindo, mas not necessary.

Por outro lado, acho k o capítulo precisa mesmo de um revamp a nível de gameplay.
  • edited December 2016
    O problema que vejo com o jogo agora é que a quantidade de conteúdo nao acompanha a quantidade de história. É um gráfico inversamente proporcional. Spoilers below
    I mean, os primeiros dias antes do suposto casamento, tem milhoes de sidequests e merdas e uma area gigante pra explorar, e na historia nao se passa um caralho ainda. É literalmente O INICIO da historia, e tens o mundo para ver.
    Depois em altissia estao a acontecer já merdas relevantes para a historia (embora um bocado que às 3 pancadas) e tens algum side content e uma expansão do mundo que já tinhas.
    E depois de repente nao há side content nenhum, NEM SEQUER MAIN CONTENT E É O CLIMAX DA HISTORIA.

O jogo está inacabado. Mesmo bué. A cena dos "10 anos" começou a apanha-los e nao queriam atrasar mais, ou a produção ficou cara demais... nao sei. Nao percebo. Mas agora, antes dos DLCs, está mto inacabado.

O período em que o Gladius baza é um claro tie-in para DLC. o mano bazou e voltou todo cortado e nunca há uma menção disso à volta da fogueira nem nada. Até o jogo estar terminado com tudo e todos os DLCs, nunca poderá ser o meu FF favorito, embora tenha tudo para o ser, porque simplesmente não está acabado.

Com isto dito, vou pescar~
    Also don't forget, ainda nao terminei a main story, so give me some time.
    Also skryba, nao acho que Insomnia possas explorar. Da vez que tentei, o Ignis disse-me logo "ó maninho, tens merdas para fazer, mexe-te"
  • edited December 2016
    Ah, sim, não estava a falar de insomnia, mas sim do mundo "de noite". Antes de ir p/ insomnia.

*edit*

Vejam este vídeo se tiverem curiosidade de ver melhor alguns detalhes da história do jogo, e uns tidbits de theory stuff interessantes.

Atenção, huge spoilers de fim do jogo, vejam só depois de terminarem mm.

https://www.youtube.com/shared?ci=d-ujA79HGyE
  • Aquilo o que o Garuda disse em spoiler é exactamente aquilo o que eu penso. Story-wise ficou pobre. Muito pouco característico daquilo o que a série nos habituou. Mesmo o FFXIII, com todos os seus defeitos, conseguia ter uma história mais consistente e interessante apesar de toda a temática não ser tão chamativa.

I mean... às 20h de jogo linear é que chegas ao primeiro encounter com o Barthandelus... Aqui se não te preocupares muito com as sidequests é o tempo que demorar a acabar a main story lol.

Pequeno ponto: aos que ainda não chegaram ao final do jogo e ainda não acabaram de explorar as Royal Tombs - NÃO FAÇAM MUITO LEVELING. Se passarem do nível 60, todas essas dungeons tranformam-se em pequenos passeios no parque. A única dungeon que consegue ser algo complicada é a Costlemark Tower. Como queria matar um gajo a nível 72 andei a fazer levelling e assim tornei uma série de dungeons demasiado fáceis. Arrependi-me...

Bem, estou agora a fazer sidequests agora para começar a ganhar as melhores armas. Depois tenho de arranjar APs para conseguir o último Node da ascenscion grid que dá bonus spirit leveling. Só aí é que faço o levelup para 99. Ainda tenho aqui muita hora para investir.

• edited December 2016
    TL;DR Nunca, mas NUNCA, comprem na store oficial da Square.

O jogo ainda não chegou. Muitos mails mais tarde, a única resposta que obtive foi a que postei ali em cima. Ontem fartei-me da situação e mandei vir da GamingReplay. Tenho tracking number e chega hoje ou amanhã. Só para prevenir alguém de cair no mesmo erro, fica aí toda a minha "experiência":

Fiz a pre-order (lol) da Deluxe Edition no início de Agosto. De acordo com o order status página deles, o jogo está dado como shipped. Isto desde 25 de Novembro, que foi quando esse status mudou. É claro que, se isso fosse verdade, já deveria ter cá chegado.

Não consigo obter resposta a nenhum mail. Isso inclui as minhas tentativas de cancelamento e reembolso. Existe um botão de cancel order na página, mas ao carregar aparece-me uma mensagem a dizer que não é possível fazê-lo porque a encomenda está a caminho lol Sugerem-me que a rejeite quando chegar para assim obter o reembolso.
    Se a encomenda realmente me chegar é isso mesmo que vou fazer, algo que também já lhes expliquei num dos mails que não me responderam.

Não existe qualquer número de contacto na páginas da loja. Já falei com a SquareEnix support centre e disseram-me para contactar o pessoal que gere a store por mail... que foi o que fiz 9999 vezes antes. Tentei chatear os gajos no Twitter, mas já estava à espera que não resultasse em nada. Resta-me esperar pela encomenda que não sei quando virá ou tentar anular a compra pelo meu banco. Se não der, fiz uma "doação" à Square e fiquei a arder...

Já tinha mandado vir a OST do FF9 e o DQ Heroes de lá há uns tempos, mas aparentemente tive sorte. À 3ª encomenda foi de vez. Square Store é para nunca mais, lesson learned.

Ah e btw, há mais pessoal a queixar-se pela net deste tipo de situações na loja deles. E já não é de agora... andava à procura de situações semelhantes e cheguei a ler queixas de 2013, 2014 e 2015 sobre produtos que chegam com meses de atraso, outros com defeitos, customer support que não responde, enfim...
    A mais recente é sobre a edição de coleccionador do FF15. Algumas pessoas já as receberam (outras não), mas o problema é que várias das edições enviadas vêm sem alguns dos conteúdos prometidos.

EDIT: Acabei de receber o jogo. Demorou 1 dia a vir da GamingReplay. 1 dia.
  • Espera... só hoje é que encomendaste o jogo? Wilson, por favor...

• Uma vez que eles tinham (e ainda têm) o meu pagamento e cancelar tornou-se impossível, tive que esperar a ver no que dava. Encomendei ontem da GR. Acabou de chegar há pouco. Ficou lose-lose para mim a partir do momento que a encomenda foi dada como shipped na store da Square.
  • Ó wilson, pls... morangar-te uma bez nem sequer se aproxima do camião carregado de caixotes de morangos que mereces.

Quanto à minha experiência com o jogo, tá muito fixe, o sistema de combate é o que sempre quis apesar da câmera de bez em quando num ajudar, há tanto pra percorrer (as distâncias tão muito manhosas... Noctis a sprintar e demora tanto tempo pra fazer 100m? De carro e para fazer 500m quase que posso ir à casa de banho que ainda sou capaz de chegar a tempo...)
    A parte de lvl up de início é estranha mas depois habituamo-nos.
    Quanto à historia em si, ainda tou muito no início (early chapter 3) porque tenho andado em sidequests e basicamente às bezes perder tempo sem fazer nada de jeito xD

Pra já este é o meu FF preferido mas plo tal chapter 13 plos bistos bou apanhar uma desilusão plo que tenho lido aqui...
    Is it really that underwhelming?
  • edited December 2016
    Evil-ryu said:

ainda tou muito no início (early chapter 3)

Evil-ryu said:

Pra já este é o meu FF preferido

Ó Ebil, pls... morangar-te uma vez nem sequer se aproxima do camião carregado de caixotes de morangos que mereces.

Am I doing it right? :)

E finalmente tive notícias deles! Vou receber refund. Fuck you guys! :D

Menos o Kupo, que não me deu morango! < 3

EDIT:
    ;__________;

• Só o facto do sistema de combate ser dinâmico pra mim faz deste ff o meu preferido.
    Eu jogaba os antigos, ou melhor aguentaba jogar, por causa da história porque pra mim tar ali em combates sucessibos por turnos a escolher se ataco, uso magia, faço mug, uso items, limit breaks era um suplício sem falar nas horas e horas de grinding pra fazer lvl up e ainda por cima sem poder andar à bontade sem o ecrã fazer o fade pra uma random battle quando o que me interessaba era explorar o sítio... enfim, num gosto.
    Neste pronto, como disse antes, era o que sempre quis e isso pra mim faz muita diferença... por isso é que ainda tou no early chapter 3 porque ando simplesmente a explorar e às bezes meto-me numa luta só porque me apetece em bez de me ser imposto plo jogo.
Sign In or Register to comment.