Ultimate MvC3: PS3 Online Rankings

image

RANKING ACTUAL:

1    Skryba    (4-0)  // Kaze
----------------------
2    Kaze      (3-2)  // Skryba
3    Garuda    (2-0) 
----------------------
4    Aniki        (3-2)  // Demi
5    Kee          (1-2) 
6    Divine      (2-1)  // Dupi
----------------------
7    Sasuke    (1-2)  // obake
8    Silva        (2-1)  // Blue
9    Demi        (0-1) // Aniki
10  Dupi        (1-1)  // Divine
----------------------
outros jogadores Dante (0-1), Macedo (0-3), obake (1-3), McBeans  (1-2)


REGRAS:

- Sistema : PS3

- Todos podem participar se tiverem PS3, quem estiver no top 10 terá que se manter activo para não ir descendo nos rankings por inactividade.

- Não há personagens nem equipas fixas, podem mudar sempre de personagens a menos que tenham acabado de ganhar um combate (para permitir counter-pick do adversário).

- Os combates são first-to-five matches (5-X). Se for um combate pelo 1º lugar são first-to-ten (10-X).

- As categorias do ranking são as seguintes:

1º classificado (campeão actual)
----------------------
2º classificado
3º classificado
----------------------
4º classificado
5º classificado
6º classificado
----------------------
7º classificado
8º classificado
9º classificado
10º classificado
----------------------
restantes jogadores

Cada jogador só pode desafiar pessoas da sua categoria ou da categoria imediatamente acima.
Exemplos:
o 3º pode desafiar o 2º ou o 1º.
O 5º pode desafiar o 4º, 3º ou 2º.
O 7º pode desafiar o 6º, 5º ou 4º
Quem não estiver no top 10 pode desafiar o 10º, 9º, 8º ou 7º.

- Se um jogador fizer um desafio e perder esse combate, só pode voltar a desafiar depois de aceitar outro desafio. No caso de ser uma pessoa que não está no top 8 a perder o desafio que fez, não pode desafiar a mesma pessoa novamente.

- Se um jogador for desafiado e ganhar esse combate, pode fazer um desafio antes de ter que aceitar ele outro desafio de jogadores inferiores.






[quote author=post original]Vou (tentar) dar início a um novo modo de torneio online aqui no PTF.

O sistema a usar aqui não será o de um torneio normal, mas sim, o de rankings. O mais parecido que podem imaginar será o boxe ou nas MMA onde há um ranking e cada lutador tem uma posição associada. Quanto mais perto do número 1 se estiver mais probabilidades há de se poder lutar pelo título. O campeão só perde o título de forma directa, ou seja, se perder um combate contra alguém, essa pessoa será o novo campeão e o campeão anterior desce nos rankings.

Ideias gerais:
- isto será feito só em Ultimate MvC3, só em PS3 e não tem prémios propriamente ditos nem "fim".
- o ranking mantido será de 8 pessoas, idealmente representará sempre o top 8 de Marvel no PTF.
- para subir no ranking será necessário desafiar pessoas que estejam melhor colocadas para combates e os rankings serão alterados conforme o resultado.
- os combates serão sempre first-to-5, menos em jogos pelo título que serão first-to-10.
- não há "calendário", só há jogos quando as pessoas quiserem jogar, no entanto se eu vir que alguém está há muito tempo sem jogar irá descer nos rankings.
- as alterações no ranking serão sempre decididas por mim, eu irei julgar os resultados e decidir que tipo de mudança justificam. Por exemplo, um 5-0 terá um impacto diferente de um 5-4. Mas serei sempre justo nas alterações e se acharem que tomei uma má decisão podemos sempre debater isso.
- resultados de torneios offline terão impacto no ranking mas nunca mudarão o campeão. Para se passar a ser campeão só desafiando o campeão actual para um first-to-10 (que pode ser feito offline).

As categorias que tenho pensadas são:

1º classificado (campeão actual)
----------------------
2º classificado
3º classificado
----------------------
4º classificado
5º classificado
----------------------
6º classificado
7º classificado
8º classificado
----------------------
restantes jogadores

Cada jogador só pode jogar com as categorias imediatamente ao pé da sua, ou seja, o 4º nunca pode desafiar o 1º, um jogador que não está no ranking não pode jogar contra o 5º, etc.


A minha ideia é começar isto com o top 8 do Negative Edge e usar esses 8 para o primeiro ranking. A partir daí podem começar as alterações e os desafios.
Gostava, por exemplo, de ver o título a ser defendido todas as semanas com stream ou gravação.

Para já digam se gostam da ideia ou não e se acham que vale a pena arrancarmos com isto.O objectivo maior é promover a competição e motivar o pessoal a jogar mais.
Deixem-me as vossas opiniões e sugestões para o funcionamento do ranking.[/quote]
«13456719

Comments

  • Parece-me uma ideia mto interessante sem duvida, e IMO kk coisa k fumente o espirito competitivo e meta + ppl a jogar = bom.

    Por mim tens todo o apoio, e venha o ranking do negative p/ começar a desafiar pessoal! :D

    Also, n1a situaçao de uma pessoa desafiar 1 player do ranking acima, o k acontece se perder. Kdo pode voltar a desafiar, ou o k envolve perder? Desce na sua posiçao no ranking, caso já faça parte do top 8? Como funcionaria a cena? :P
  • Ia já desafiar o Skryba. Booooo.

    Sábado já se começa isto. I'm in. Todas os dias da semana. Fucking in there.
  • [quote author=Skryba link=topic=4195.msg154844#msg154844 date=1322096932]
    Also, n1a situaçao de uma pessoa desafiar 1 player do ranking acima, o k acontece se perder. Kdo pode voltar a desafiar, ou o k envolve perder? Desce na sua posiçao no ranking, caso já faça parte do top 8? Como funcionaria a cena? :P
    [/quote] A ideia é manter isto activo, portanto uma pessoa que faça um combate vai sempre mudar o seu ranking. Um exemplo disso é alguém que desafie o campeão e leve rape tipo 5-0 ou 5-1, vai descer pra 4º ou 5º de certeza. Isso vai fazer com que o ranking de outras pessoas mude mas também é bom porque depois permite matchups novos. Para sair do top 8 só perdendo com alguém que não lá esteja ou por inactividade.
    Algo que não mencionei é que ninguém vai ser obrigado a jogar, mas se eu vir que estão a empancar de propósito descem, uma coisa é recusar o desafio porque naquele dia não podem jogar, outra é estarem semanas a recusar desafios a pessoas de ranking mais baixo. Espero ver um bocado de espírito competitivo e todos a dar oportunidades a todos, não queiram só todos jogar com os de cima, se não nunca ninguém joga lol.
  • Apesar de não poder participar(xbox 360) acho uma boa iniciativa, será bom agora até que o umvc3 tem spectator mode...

    Anyway como é em questão de teams?
    Perde pode trocar? Tem que ter uma equipa definida?
  • nah man, isso era meio eh.
  • Boa iniciativa!

    Penso que as subidas e descidas de ranking deviam ser mais estruturadas (não que eu não confie no teu bom julgamento, mas é criar possiveis discussões a partida sem necessidade)

    já agora dar titulos às posições:

    1 Ultimate champion
    2 Main challenger
    3-4 Challenger
    5-8 Contender
    Rest=  Defiers

    Sugiro algo tipo challenge points:
    Para desafiar o rank X necessita-se de Y challenge points que são ganhos vencendo matches contra o resto do pessoal.

    Exemplo:

    sou rank 6 ganho ao rank 8 ganho 2 CP (challenge points). Para desafiar rank 5 preciso de 5 challenge points + ganhar lhe num rank challenge battle.

    Com este género de estrutura as coisas ficam mais claras e poupas trabalho obake. Além que protege subidas e descidas de ranking todos os dias etc...

    (obviamente tem todos os matches tem de ser acordados e reportados num topico para o efeito)
  • ^Complicar desnecessariamente, IMO.
  • Very nice ideia, quando tiver o game podes me add.

    A única coisa que pode vir a complicar as coisas é se alguém tiver de ir para fora do Pais ou para outra zona e não tiver maneira de jogar o jogo, e depois ou desce sem poder fazer nada sobre isso ou os outros não sobem para o lugar da pessoa.
  • Gosto muito da ideia!!

    Fukamichi rankings for the win~

    E acho que de facto o bom senso tem de imperar para isto funcionar, mas talvez acrescentar algumas side rules de engagement não fosse mà ideia?

    por exemplo: uma pessoa perde a sua posição para outro membro que o derrota (ou mais abaixo), o que perdeu não pode imediatamente desafiar a mesma pessoa e tem de fazer uns 2 combates para o ranking antes de o poder fazer.

    vi agora que é algo como o que o Silva disse, mas não sei se os "CP" não é muito complicado para fazer e se a regra de fazer dois combates antes não é mais exequível

    [quote author=silva]Exemplo:
    ...sou rank 6 ganho ao rank 8 ganho 2 CP (challenge points). Para desafiar rank 5 preciso de 5 challenge points + ganhar lhe num rank challenge battle. [/quote]

    [quote author=Garuda-kun link=topic=4195.msg154868#msg154868 date=1322134281]^Complicar desnecessariamente, IMO.[/quote]

    É para evitar situações em que duas pessoas se estejam sempre a desafiar uma a outra. Confiar no bom senso é bonito but... ^^' You never know. Vale mais prevenir L.

    [quote author=Garuda-kun link=topic=4195.msg154845#msg154845 date=1322097721]
    Ia já desafiar o Skryba. Booooo.[/quote]

    quando isto começar vais ter um ranking mais alto que o skry lol (deixa la que ele depois apanha.te~)

    Acho que não deve haver qualquer restrição a nivel de número de combates por semana, a ideia é incentivar e dificil já vei ser jogar-se sempre creio.

    pontuações para os ranked também discordo pois assim desincentivaria pessoas novas a tentar entrar. (btw, o rank "visivel" vai ser so de 8, mas vai ter de existir um hidden ranking com todos os que estão a competir)

    Exisitir uma thread só com os resultados é também algo a considerar.

    Final word: Smash Forward Dias!!
    :thumbsup:
  • [quote author=rabanete link=topic=4195.msg154863#msg154863 date=1322127807]
    Anyway como é em questão de teams?
    Perde pode trocar? Tem que ter uma equipa definida?
    [/quote] Não há locks de chars nem teams. Cada pessoa pode jogar contra outra com as chars que quiser. Só tem que usar as mesmas chars dentro do mesmo set quando ganhar um combate (à la torneios) para permitir counter-picks e etc, o obejctivo é não limitar ninguém, permitir ser criativo com counter-picks e assim. Se bem que duvido que haja muito disso, poucas pessoas terão mais de uma team séria para competir mas isso fica ao critério de cada um.

    [quote author=silva_777 link=topic=4195.msg154867#msg154867 date=1322132798]
    cenas complicadas[/quote] Eu também era para fazer algo assim, com pontos e etc mas cheguei à conclusão que ia complicar sem necessidade, ia-me dar mais trabalho a mim e o pessoal ia ter dificuldade em entender regras e etc pq ninguém lê nada nunca. Assim eu controlo a situação e só tenho que olhar prós últimos resultados para actualizar o rank.

    [quote author=Nightmare link=topic=4195.msg154871#msg154871 date=1322141400]
    Very nice ideia, quando tiver o game podes me add.

    A única coisa que pode vir a complicar as coisas é se alguém tiver de ir para fora do Pais ou para outra zona e não tiver maneira de jogar o jogo, e depois ou desce sem poder fazer nada sobre isso ou os outros não sobem para o lugar da pessoa.
    [/quote] Não é preciso dar add, quando quiseres jogar é só falar com alguém que esteja acima de ti para participares, é outra vantagem deste sistema, quem quer jogar joga, quem não quer vai caindo, não há compromissos e permite a todos entrar.
    Em relação ao descer se não se puder jogar faz todo o sentido ser assim, um lutador de boxe que esteja um ano sem lutar desce consideravelmente nos rankings e depois tem que recuperar, o mesmo vai acontecer aqui. Da maneira que está estruturado o sistema, com um bocado de sorte qq pessoa passa de não estar no top 8 a ser campeão numa semanita por isso há oportunidades de sobra de recuperar.


    [quote author=pessoas]
    bom senso[/quote] Acho que não é muito dificil actualizar os ranks vendo resultados, eu estou habituado a ver ranks em desportos por isso sei o valor que tem dar rape a um classificado acima ou ganhar à rasquinha a alguém com o mesmo rank. Tenho intenção de actualizar o rank (quase) todos os dias por isso tb será tranquilo. Also, pode não parecer mas eu consigo ser super imparcial por isso não haverá favores nem truques desses (nem para mim próprio).

    [quote author=pessoas]
    tópicos[/quote]Sinceramente estava a pensar usar só um tópico para isto. Este mesmo provavelmente. Quando fiz o torneio de 360 tive pra lá N tópicos e depois o pessoal perdia-se e nunca sabiam onde estavam as coisas. Usava-se o tópico para ir combinando combates e desafios, eu ia postando o rank actualizado e falava-se das cenas todas no mesmo sitío, não me parece daqueles casos em que se vão cruzar muitas conversas. Até pq com o passar do tempo o tráfego disto diminuir. Que dizem mods?

    [quote author=pessoas]
    limitações de combates[/quote]Estava a pensar regras simples do tipo, cada pessoa só pode fazer um desafio por dia (para evitar subidas por insistência, shoutouts to kupo) e o campeão só tem que defender 1 ou 2 vezes por semana, até pq são sets first-to-ten quando é pelo primeiro lugar e tem que ter algum previlégio estar em 1º. De resto não acho necessário estar a limitar mais, cada um que desafie quem quiser. Isto sem esquecer que só pode desafiar pessoas da categoria imediatamente acima.

    Agora ao início vou tentar gravar todos os combates pelo título e postar no youtube, depois com calma estudo possibilidade de streamar, mas isso tem tempo. Digam mais coisas.
  • [quote author=obake link=topic=4195.msg154879#msg154879 date=1322143667]
    pq ninguém lê nada nunca.
    [/quote]

    pois isto é capaz de ser um problema... mas ainda assim acho que devia haver umas regras acessórias, no minimo para evitar spam de challenges!

    "Cada jogador só pode jogar com as categorias imediatamente ao pé da sua, ou seja, o 4º nunca pode desafiar o 1º, um jogador que não está no ranking não pode jogar contra o 5º, etc."

    Tenho só um problema/ dúvida com a questão dos desafios. se só posso desfiar pessoas imediatamente a seguir...

    Imaginem que sou 5º e quero desafiar o 4º, está complicado encontrar-nos, no entanto o 3º e eu somos muito compativeis... que acontece?

    Acho que o alcance dos desafios deviam ser alargados a maios do que os imediatamente a seguir: pelo menos 3 ranks cima ou baixo.
  • Silva se fores 5º podes desafiar o 4º, o 3º e o 2º...

    As regras estão super acessiveis e faceis de seguir tudo o que se colocar em cima so vai ajudar para o ppl passado uma semana ja não ligar a coisa

  • [quote author=kee chak link=topic=4195.msg154883#msg154883 date=1322146436]
    Silva se fores 5º podes desafiar o 4º, o 3º e o 2º...

    As regras estão super acessiveis e faceis de seguir tudo o que se colocar em cima so vai ajudar para o ppl passado uma semana ja não ligar a coisa


    [/quote]

    se é assim óptimo mas não tinha sido isso que percebi da explicação  ;)

  • loool eu não me consigo conter Silva, so solly =3
    e n leves a mal mas...

    [quote author=silva_777 link=topic=4195.msg154881#msg154881 date=1322144753]
    pq ninguém lê nada nunca
    [/quote]
    Cada jogador só pode jogar com as categorias imediatamente ao pé da sua, ou seja, o 4º nunca pode desafiar o 1º, um jogador que não está no ranking não pode jogar contra o 5º, etc.
    As categorias que tenho pensadas são:

    1º classificado (campeão actual)
    ----------------------
    2º classificado
    3º classificado
    ----------------------
    4º classificado
    5º classificado
    ----------------------
    6º classificado
    7º classificado
    8º classificado
    ----------------------
    restantes jogadores

    [hr]ahem ^^'

    @Dias - Bem, se vais tratar disso diáriamente creio que consegues manter um bom controlo. Anyway, creio que pode haver um tópico locked só mesmo com os rankings e que fosse updated em cada fim de semana. Mas faz como estás a pensar,  num só tópico, que depois alguém (eu talvez) trata dos updates no tópico dos rankings.

    btw, como vais streamar os combates dos outros? da para fazer como sf4 agora? por acaso não explorei ainda o spectator mode do novo jogo...
  • EXPOSED!!!

    Tava a crackar com a parte de categoria diferente classificado ;)
  • Não é preciso mais que um tópico. Se depois da primeira semana isto tiver a ir bem, eu meto sticky, e acho que o 1º post serve perfeitamente para isto. Não há razões para complicar algo simples.
  • Vês ao que me referia Silva? Qualquer regrinha que se meta gera logo uma confusão tremenda e neste caso até leste, imagina sem lerem. Isto vai lá de maneira mais simples sem matemáticas pelo meio.

    Concordo que fique só este tópico, eu depois vou fazendo replies com o rank actualizado e meto sempre na 1º post o rank mais recente. Quando isto estiver finalizado meto lá as regras direitinhas.
  • Gosto da ideia. Tenho apenas duas questoes: q incentivo tem alguem em jogar com alguem do mesmo escalao ou escalao inferior? E se vai ser mantido um record como existe no boxe ou mma?
  • Acho boa ideia Obake tb deveria haver um para o SSF4 AE.
    É que o pessoal aqui, de um modo geral, não gosta de jogar com outros que joguem pior. Querem sempre jogar com quem joga melhor. Se toda a gente fosse assim ninguém jogava e prontos. Assim sendo acho uma boa ideia incentivando as pessoas a jogarem mais. Pena é que a opção "same rank" do SSF4 não funciona senão seria algo do género. Apesar de meter "same rank" aparecem sempre gajos do top 10 de cada char na psn.
  • [quote author=bojador_pt link=topic=4195.msg154933#msg154933 date=1322216968]
    Gosto da ideia. Tenho apenas duas questoes: q incentivo tem alguem em jogar com alguem do mesmo escalao ou escalao inferior? E se vai ser mantido um record como existe no boxe ou mma?
    [/quote] O incentivo de jogar com pessoas classificadas mais abaixo não é nenhum tirando que se as pessoas não o fizerem isto não funciona, vai ser necessário todas as pessoas terem um bocado de consideração e dizerem "ok, hoje vou defender a posição só e não desafio ninguém" Se ninguém jogar contra pessoas abaixo isso significa que ninguém está a aceitar desafios e isso não pode acontecer. Mas isso eu controlo depois.
    Em relação ao record, é algo interessante sem dúvida, vou pensar nisso.
  • só uma sugestão :

    - uma pessoa ao desafiar alguem com ranking mais alto requer uns certos "pontos de desafio" (parecendo o que o silva disse)  para poder realizar esse combate

    pensem basicamente como se fosse gran turismo , precisas de pagar a tua inscrição num torneio para participar ou whatever you get the idea ...

    Basicamente :  Para desafiar alguem acima de ti precisas de gastar challenge points, os challenge points sao ganhos em conjuntamente com os pontos de ranking. 

    Os challenge points necessarios para desafiar alguem acima de ti aumentam para o dobro caso estejam num escalão superior ao teu,  let's say... Logo será muito mais facil realizar challenges lutando contra alguem superior a ti mas do mesmo escalão.

    Vencendo a alguem superior a ti atribui te os pontos de ranking e uma boa quantidade de challenge points.
    Quando tu perdes o teu desafio contra alguem superior a ti, provavelmente iras ficar sem challenge points pois foi o teu custo de desafio.

    Lutar contra alguem abaixo de ti não requer challenge points , mas vencendo , recebes challenge points (e um pequeno boost no ranking?)

    Não podes desafiar duas vezes seguidas a mesma pessoa. Porém , tu podes desafiar essa pessoa e ela desafiar te a ti de seguida.

    Acho que isto resolveria a tal situação de "não querer jogar contra alguem abaixo" e não será um sistema complicado de por em prática.



  • Pra mim é complicação a mais. Quem ia contar os CP (challenge points/(child porn))?
  • ^era mais ou menos a minha ideia realmente mas o obake tem razão para manter actuzlizado seri complicado e obrigava a uma bateria de regras maiores.

    Mas realmente parece haver uma falha na falta de incentivo para jogar com malta abaixo no ranking...talvez obrigar o pessoal a defender o ranking por cada 2 desafios que lança.

    Mas acho que é por o sistema a rolar e ver como as coisas vão fazendo um balance patch conforme seja necessário
  • se o 3º recusar desafio o 2º e se ganhar, pronto, lá vai o 3º pra baixo.

    Not a problem. Porque é que não se preocupam com as cenas QUANDO/SE elas acontecerem?
  • Top 8 de Obake = agreed

    Point System de Uber = agreed

    Escala = Kyu's e Dan's

    Do 10º Kyu ao 1º Dan precisam de 1 vitória para subir de rank e 1 derrota desce o rank. 10º Kyu é o mínimo mesmo que continuem a perder.

    De 1º Dan para a frente precisam de 3 vitórias para subir de rank.
    - 1 vitória dá +1 ponto
    - 1 derrota dá -1 ponto
    - Quando tiverem 3 sobem de Dan
    - Para descer de Dan precisam de estar a -3, ou seja, de perder 3 vezes seguidas.

    Top8 = 8 pessoas com mais pontos

    Em caso de empates no top 8 = fazer confronto directo para diferenciar

    Isto para mim seria mais do que o suficiente.
  • Para que o 3rd precisa de incentivo de challenge o 5th? O 3rd so precisa de challenge o 2nd e 1st, e ser challenged pelo 4th e 5th.

    Os ranking battles nao impedem de o 3rd jogar vs 5th, 7th, 14th em player matches :P

    Point system e escalas de Kyos e Dans rendem se for num universo de 50 players. Aqui com 8 gatos pingados, keep it simple; este evento serve mais para manter a marvel scene activa no forum :P
  • ironia das ironias ppl mais interessado em mandar complicações para cima de uma cena simples é ppl que ou nem tem ou jogo ou so começou a pegar agora :P

    Honestamente pk complicar as coisas a serio...

    é super simples... tem nada que complicar.

    quanto a não aceitar challenges para não perder lugar... qual foi a parte de se não aceitar challenges desce que voces não entenderam ?
  • Pra não se tar a ir pra trás e prá frente nisto:

    OBAKE, visto teres sido tu a ter a ideia, e tu é que vais ter o trabalho de tomar conta do ranking, o próximo post que fizeres nesta thread decides se há estes sistemas todos ou se manténs a ideia simples original.

    Ao resto, peço que não postem mais ideias nem nada (ie: Face post deletion), porque acho que as ideias que tinham pra dar já foram dadas. Deixem o homem ponderar.
  • Após longa consideração a ouvir música zen mantenho o que tinha dito.
    Keep it simple. Nada de pontos, kyos dan taunts, challonge brackets, boosting cards, nada disso.
    São todas ideias boas e era bom usar isso mas o objectivo aqui não é escrutinar as coisas a esse nível.
    Motivar a competir, ter uma noção dos rankings do pessoal, aumentar o nível.
    Para isso não precisamos de nada a não ser bom-senso e boa vontade e acho que tenho disso de sobra (e o ppl também).

    Uma regra muito simples para promover "defesas" de posição é que quem fizer um desafio a alguém superior e perder esse jogo, não pode voltar a desafiar até defender a posição pelo menos uma vez, ou seja, tem que esperar que alguém o desafie, e só depois pode voltar a tentar.

    Quem quiser falar sobre isto amanhã no Edge força, ainda não está tudo decidido. Até porque o facto de começarmos a partir de Domingo com o rank do Edge não quer dizer que não se façam uns ajustes depois às regras se for preciso.
    Tal como diz o Silva, depois manda-se um patch nisto. Afinal isto é um jogo da Capcom ou não?  :tnt:
    No Domingo trato de fazer o post todo bonito com regras e etc e já posto o 1º ranking e pode começar isto.

    ANÚNCIO DE DLC NO 1º DIA DESTE RANKING: quem quiser pagar 69 Microsoft points tem direito a ficar em 9º lugar no ranking durante 1 dia.  :idea:
  • Concordo com tudo menos com esta parte:
    - resultados de torneios offline terão impacto no ranking mas nunca mudarão o campeão. Para se passar a ser campeão só desafiando o campeão actual para um first-to-10 (que pode ser feito offline).
    Não acho que faça sentido misturar offline com online. Considero que há demasiados fatores que tornam o online quase um jogo diferente. A existência de input delay vai sempre beneficiar jogadores de personagens mais simples e impede a utilização de certas personagens com combos mais complicadas.

    Usar os resultados do Negative Edge para ter um ponto de partida para o Ranking faz sentido, mas de resto acho que seria melhor manter este ranking usado apenas para o online, e se necessário fazer um separado para o offline.

    De resto, a ideia parece boa, e concordo que não devemos complicar demasiado.
Sign In or Register to comment.