Blazblue CS: Extend - Basic stuff

Blazblue é um fighter cuja essência reside num sistema de combos relativamente parecido com o UMVC3. No entanto, os combos têm timing mais strict no BB.

Antes de começar a explicar os elementos do jogo, vou primeiro fazer referência aos comandos básicos:
Direcções (geral para todos os fighters)
789
456
123

Botões:
A – ataque fraco. Quase todas as personagens conseguem linkar vários ataques destes e podem ser usados tanto como poke, como para quebrar combos do adversário – não quebra moves equivalentes a shoryukens, mas consegue parar inícios de combos muitas vezes.

B – ataque médio. É geralmente um move com boa prioridade que pode ser utilizado para iniciar combos. Com várias personagens, o 6B é overhead.

C – Slash. É o botão que corresponde geralmente à utilização da arma específica da personagem. Geralmente não tem tanta prioridade em relação ao A e B, mas é essencial para fazer o stun necessário no oponente para continuar os combos.

D – Drive attack. Por online reviews como na da IGN, este é aquele botão que permite que os jogadores façam algo flashy sem grandes esforços. Estes moves são diferentes de personagem passando por controlar uma boneca gigante de metal ou então fazer simplesmente block a qualquer ataque do oponente.

Estes são os botões utilizados em Blazblue – a partir de agora irei utilizar esta notação.

Relativamente aos elementos do jogo tenho a apontar: distortion meter, damage scaling, high jump, double jump e air dash; barrier, barrier block, instant block, barrier burst e barrier crush; rapid cancel; distortion drive; astral finish; juggles e combos.   

Distortion meter: Cada ataque que acerta no oponente quer bloqueie ou não, faz com que esta barra aumente. Defender e levar com dano também a faz aumentar, mas em menor grau. A utilização desta barra vai ser explicada mais à frente.

Damage scaling: À medida que se vai dando hits no oponente, o dano de cada golpe vai diminuindo gradualmente. Ou seja, quanto mais se alongar o combo em termos de hits, menos dano cada hit causará.

High jump: consiste em fazer um salto mais alto do que o normal. Pressionando 2 (baixo) imediatamente antes de saltar faz com que a personagem salte ainda mais alto, sendo um ponto chave para a realização de combos. Vou até mais longe e digo mesmo que, em Blazblue, para fazer realmente bons combos, sempre que é necessário saltar no meio de um combo, este deverá ser muitas das vezes high jump.
Com a chegada do Continuum Shift isto ficou ainda mais importante. Resumindo – esta é uma técnica muito importante, especialmente para jogadores que gostem de personagens cujos combos tenham muitos hits.

Double jump e air dash: Tal como o nome indica neste jogo, é possível saltar duas vezes. Podem também fazer dash após o primeiro salto. Além disso, ao contrário do que acontece com SSF4, é possível fazer air block.

Block Types

a) Barrier Block: Usa-se para negar chip damage e aumentar o pushback ao oponente. Ao aumentar o pushback, é possível fazer com que ele saia do seu "pressure range" e possibilita outro tipo de punish.
No entanto é necessário ter algum cuidado, porque Barrier block consome barra e, quando esta acaba,  leva-se com 20% de extra damage durante cerca de 10 segundos.
Exemplo: Ragna usa 5C a mid range -> jin faz Barrier Block -> Ragna leva com pushback.
Depois deste pushback, jin já consegue fazer pressure com 5C>2D, algo que não é possível fazer com block normal.
Desde o CS2 que os ground moves são air unblockable (GG style) com normal air block. Para bloquear terão de fazer barrier block, Instant block ou instant barrier, como explicarei a seguir.

Nota ainda para o facto de se poder cancelar dashes em barrier block. Air dashes por sua vez, não podem ser cancelados com barrier block.

5) Instant Block: Normalmente abreviado como IB. Instant block reduz o blockstun causado pelos moves do oponente.
Como fazer? Defender apenas no momento em que vão levar com os hits do oponente (digamos que funciona praticamente como um parry do 3S). Obviamente que esta técnica não é fácil de mecanizar e de utilizar, ainda que os japoneses o façam parecer. Exige bastante treino e dedicação e um grande conhecimento dos matchups - algo que considero difícil, visto que há personagens que quase ninguém usa.
Com IB conseguem ganhar mais Meter também.

Alteração com CS2 e ainda em Vigor no CS:EX - Instant block perdeu alguma eficácia, na medida em que os recovery frames foram nerfados. Em vez de IB deixar quem foi blocked a -5, passa agora a ficar a -3 (a acrescentar aos negative frames que o move blockeado originou).
Exemplo: Ragna usa Hell Fang vs Jin. Hell Fang fica a -4 frames on block. No entanto, jin não tem nenhum move com activation frames inferior a 4, fazendo com que Ragna consiga fazer free SRK caso tenha Meter para o cancelar.
No entanto, se Jin usar IB, Ragna não fica a -4, mas sim a -7, tornando o Hell Fang perfeitamente punível com um 5B por exemplo.

6) Instant Barrier: Uma combinação de IB com barrier blocking. Ou seja, têm as propriedades dos dois tipos de block, tanto a nível de vantagens como de defeitos.

Barrier burst: Esta é uma técnica usada maioritariamente para quebrar combos dos adversários, mas ganhou novas propriedades com a chegada do Continuum Shift. Desta forma, irei explicar como esta funciona no Calamity Trigger e Continuum Shift separadamente.

Calamity Trigger:
Cada jogador tem um ícone de barrier burst que pode utilizar em cada round que utiliza. Basicamente, o que acontece é que a meio de um combo do adversário (altura em que se deve normal utilizar esta opção), pressionando A+B+C+D, esse é projectado para longe da nossa personagem. No entanto, a partir deste momento, deixamos de poder utilizar barrier block (tornando o air dash e o running algo unsafe) e sofremos mais dano.
A utilização extensiva do barrier block, pode também levar a que se sofra mais dano, numa situação comparável com o pós barrier burst.

Continuum Shift 1 e 2:
Neste caso, cada jogador começa com um ícone de barrier burst. No entanto, quando o jogador perde um round, ganha um novo ícone de barrier burst – ainda que só possa ter no máximo 2. Ao contrário do que acontecia no Calamity Trigger, já não sofremos mais dano do oponente.
Barrier crush: Cada char tem um barrier meter que basicamente remete para a quantidade de blocking que pode fazer. Parando de bloquear ou atacando faz com que o meter seja novamente mais favorável. Quando ficamos sem meter após ultrapassar o limite dos blocks, a nossa char fica em modo stun durante algum tempo e completamente vulnerável aos combos. Tal como em SF, um pequeno hit tira a personagem da situação de stun.

Guard Primers

Inicialmente não dei muita importância a esta questão porque no CS1 era raro haver guard crush, no entanto isso mudou.

Actualmente existem 3 formas de perder guard primers:

1) Primer breaker moves: Primer breaker moves são aqueles que, quando um oponente os bloqueia, retira 1 Guard Primer - excepto quando se usa barrier
2) Usar Burst: Usar Burst retira 2 guard primers ao jogador que o usa
3) Usar Counter Assault: Agora com CS:EX, usar CA resulta na diminuição de 1 guard primer até ao final do round, tornando a utilização desta mecânica um pouco menos frequente, embora continue a ser igualmente útil
block.

Com tantas formas de quebrar primers, é muito mais fácil chegar a situações de guard crush. Digamos que em determinadas situações do match, talvez compense mudar a estratégia e tentar o guard crush, até porque a quantidade de guard crush moves aumentou nesta versão do jogo.

Exemplo:

Player1
Player2, só com 1 Primer restante e portanto, quase em guard crush

Player2 tem ainda uma quantidade de vida considerável e player 1 consegue iniciar um bnb com dano reduzido.

Num situação destas, é uma boa opção fazer reset ao bnb com um Guard crush move para partir último primer e fazer guard crush. Assim ou o Player2 leva com um high damage combo, ou então é obrigado a usar outro burst e volta a ter apenas 1 guard primer.

Claro que se eventualmente o jogador 1 tiver bastante barra, sempre pode tentar fazer um guard crush move "do nada" e fazer Rapid Cancel, mas isto já é um pouco mais arriscado, especialmente se o oponente está a usar uma personagem com bons reversals.

Counter Assaults (CA): Para KOF e GG players isto já é uma mecânica conhecida. Basicamente reside em, no meio de uma blockstring, fazer 6A+B e gastar 50% de meter para quebrar a blockstring e mandar o oponente a "voar" cerca de meio screen. Para personagens sem bons reversals como Relius por exemplo, usar Counter Assault vai fazer parte da rotina da personagem, visto que a pressure dele não necessita propriamente de utilizar meter.

No entanto, não é só com Relius que convém usar CA - tudo vai depender das blocking skills de cada um e do próprio matchup que encontrarmos.
Da minha experiência com o jogo, as Chars que normalmente obrigam-nos a usar CA são Taokaka, Ragna, Jin, Valkenhayn, Litchi, Makoto, Carl, Relius e Hazama. Sim, são bastantes, mas são aquelas em que um bom jogador nos conseguem obrigar a gastar barra nesta mecânica para quebrar a pressure.

Rapid cancel: Esta é uma técnica um pouco mais avançada, mas essencial para se atingir um nível razoável em Blazblue, até porque é um elemento chave do jogo. Pode-se utilizar para duas situações concretas: cancelar um move da nossa personagem quando é bloqueado, tornando-o safe; ou cancelando um move no meio de um combo, possibilitando continuar esse mesmo combo, fazendo ainda mais hits.

Rapid cancel é activado quando se pressiona A+B+C e consome 50% do distortion meter.

Distortion Drives: São os special moves que tiram mais dano e consomem 50% do distortion meter. Geralmente têm frames de invencibilidade – a quantidade de frames varia bastante de distortion para distortion – e podem ser utilizados como forma de fazer counter, como forma de alongar um pouco mais os combos e, naturalmente, para iniciar os combos.

Astral Finish: São os ultimate moves do jogo. Acertar com um astral finish num oponente implica a vitória imediata. No entanto, existem condições para que isso aconteça.

No Calamity trigger é necessário que se esteja no último round possível do match (portanto terá de estar sempre empatado em resultado de rounds – terá sempre de estar 1-1 ou 2-2 em rounds e nunca 1-0 ou 2-0). Neste jogo, o oponente tem de ter 20% de vida além destas condições, para conseguirmos fazer o astral.

No Continuum Shift, basta que seja o último round necessário para ganhar o match (já pode ser 1-0 ou 2-0 em relação ao número de rounds ganhos). No entanto, para usar o astral finish é necessário ter pelo menos 1 ícone de barrier burst  e, caso o astral falhe, quem o usar perde todos os ícones de barrier burst. Além disto, o oponente tem de ter 35% de vida restante. Se quiserem fazer o astral em final de combo, para que seja possível, no momento em que começam o combo, é obrigatório que todas as condições para fazer astral sejam cumpridas.

Em ambos os jogos,  utilizar este move implica a utilização de 100% do meter.
Devido muitas vezes à dificuldade de inputs e à própria falta de utilidade num match competitivo, digamos que se quisermos jogar para o espectáculo e se tivermos obviamente nervos de aço, acabaremos o match com um astral finish!

Juggles and combos: Como referi no início, blazblue funciona à base de combos que envolvem grandes quantidades de inputs. No entanto, a base para muitos chars passa por desenvolver uma forma de conseguir por o oponente no ar a meio de um combo, para que seja possível alongar o combo ao máximo.

Espero ter ajudado algumas pessoas que gostavam de saber um pouco mais sobre a mecânica do jogo! Agora comprem é o Continuum Shift e joguem este grande fighter que certamente irá dar que falar! :P

Character tutorials

Ragna

BBCS:EX Ragna Basic Tutorial Part 1/2

BBCS:EX Ragna Basic Tutorial Part 2/2

BBCS:EX Ragna Combo Movie By Tetsu

BBCS:EX Ragna The Bloodedge BK Combo Movie

Mu12

BBCS:EX Mu-12 Combo Movie

BBCS:EX Mu (μ-12) Combo Movie 【Election campaign】

Hakumen

BBCS:EX Hakumen Combos

BBCS:EX Hakumen Combo Movie ~Power of Order 2~

Lambda11

BBCS:EX Lambda-11 Basic Combos

BBCS:EX Lambda Combo Tutorial

BBCS:EX Lambda Combo Movie ~The challenge without gravity.~

jin

BBCS:EX Jin Kisaragi Basic Combos

BBCS:EX Jin RC Throw Combos

BBCS:EX Jin Kisaragi Combo Movie

Blazblue CS EX: Jin Kisaragi Combo Movie 「Draw The Emotional」HD 720p

Hazama

BBCS:EX Hazama Tutorial Part 1/3 (Basics)

BBCS:EX Hazama Tutorial Part 2/3 (Intermediate)

BBCS:EX Hazama Tutorial Part 3/3 (Advanced)

Bang

BBCS:EX 【Makka Na Chikai】 Bang Combo Movie

BBCS:EX Bang Shishigami Combo Tutorial

BBCS:EX - FRKZ Combo

Carl

BBCS:EX Carl Combo Movie 「INFINITE CRISIS」

BBCS:EX Carl Combo Tutorial

BBCS:EX Carl 7.3k Damage Combo

Noel

BBCS:EX Noel Combos

BBCS:EX Noel Combo Video

BBCS:EX Noel=Vermillion Combo Tutorial

Tsubaki

Blazblue CS EXTEND - Tsubaki Combo Video - Install of Darkness

BBCS:EX Tsubaki Combo Movie 「Too Late...」

BBCS:EX Tsubaki In-depth Combo Tutorial 1/4

Rachel

BBCS:EX Rachel Alucard Combo Video

BBCS:EX Rachel Alucard Combo Movie

Blazblue CS:EX Rachel Basic Combo Video

Makoto[B]

BBCS:EX Makoto Combo Movie

BBCS:EX Makoto Nanaya Combo Video by Tjson92

BBCS:EX Makoto Nanaya 2C corner possibilities (Combo 6.7 from FC) by Tjson92

BBCS:EX Makoto Nanaya Combo Movie 「The Divinity」

[B]Litchi

BBCS:EX Litchi Combo Tutorial

BBCS:EX Litchi Combo Movie by auredo

BBCS:EX Litchi Faye Ling Combo Movie 【Shine Out!!】

Tager

BBCS:EX Iron Tager Tutorial Part 1 of 2

BBCS:EX Iron Tager Tutorial Part 2 of 2

BBCS:EX Iron Tager Combos

Arakune

BBCS:EX Arakune Tutorial Part 2/2

Taokaka

BBCS:EX Taokaka Combo Tutorial Part 1 of 2

BBCS:EX Taokaka Combo Tutorial Part 2 of 2

BBCSEX: Various Taokaka Combos

Valkenhayn

BBCS:EX - Valkenhayn Combos

BBCS:EX - Valkenhayn Extend Changes Overview

Platinum

【BBCS EX プラチナコンボムービー】<Help!! RUNA side >【高画質版】

BBCS:EX Platinum Combo Movie 【Help!!-SENA side】

BBCS:EX Platinum the Trinity Combo Tutorial

Relius

BBCS:EX Relius Clover Basic Combos

BBCS: EX Relius Clover Combo Video: HELLO RELIUS

BBCS:EX - In the lab with Relius #1 : Thoughts on normals, unblockables, mixups...

Tier Lists

Ainda não há nenhuma tier list definitiva após 6 meses de BBCS: Ex nas arcades no japão.
No entanto, sempre é relativamente seguro agrupar o roster na seguinte forma:
S - Arakune, Ragna, Valkehnhayn, Hazama
A - Hakumen, Mu12, Jin, Rachel, Carl, Taokaka, Bang, Lambda, Litchi
B - Tager, Noel, Tsubaki, Makoto, Relius, Platinum
No entanto também me lembro de ler uma entrevista com um top player do japão (talvez Satoshi?) que achava que o jogo só tinha 2 tiers: S e A. Em S estariam: Arakune, Ragna, Valkehnhayn, Hazama, Rachel, Hakumen, Bang e Taokaka e em A os restantes.

Resumindo e concluindo: neste jogo não há personagens que se possam considerar bottom tier ou inviáveis para torneios. Claro que jogar de Tager vai ser sempre difícil contra alguém que o saiba zonar por exemplo, mas os buffs a nível de meter gain, damage, blockstrings e hyper armor já o torna numa personagem bem maisforte que nas versões anteriores.

Ver vids do Nicovideo - http://www.mmcafe.com/nico.html

Frame data: http://www.dustloop.com/forums/content.php?104-Reading-and-Using-Frame-Data-Part-1
«1345678

Comments

• Elah....mto bom Dante-san ;D

Eu dp tb postarei aqui videos e alguma usefull stuff :)
  • Acho que a primeira coisa que toda a gente deve saber na transição do CT para o CS é

BlazBlue Continuum Shift - Terrible tier-whoring Rachel player plays CS for first time [720]
  • Read Wiki (ou dustloop) + stalk top players videos = profit :P

este metodo nc me falhou... desde GGXX reloaded~
  • Brigado Dante, isto para ppl, como eu que nunca jogou nem conhece NADA do jogo, vai ser muito util!

Se posso suggerir-te uma coisa para ajudar o eu noob, era fazer uma captura d'écra onde apareçam as barras todas num screen match, i identificalas plos nomes...  ::)  Thks again plo 'tutorial topic"!  ;)
  • [quote author=alteisen link=topic=2774.msg95390#msg95390 date=1281505293]
    Read Wiki (ou dustloop) + stalk top players videos = profit :P

este metodo nc me falhou... desde GGXX reloaded~
    [/quote]

Oh eu também prefiro usar esse método de estudo. Agora com os tutorials do CS ainda ajuda mais para beginner's.

Oh e Aniki e Ki Chóque já sofreram fúria de meu tigre :smug:

• [quote author=K_Y_0 link=topic=2774.msg95392#msg95392 date=1281515552]
    Brigado Dante, isto para ppl, como eu que nunca jogou nem conhece NADA do jogo, vai ser muito util!

Se posso suggerir-te uma coisa para ajudar o eu noob, era fazer uma captura d'écra onde apareçam as barras todas num screen match, i identificalas plos nomes...  ::)  Thks again plo 'tutorial topic"!  ;)
    [/quote]

Eu hoje vou tratar disso tudo. Ontem não fiz nada só pq eram mt tarde.
  • [quote author=danteMdie link=topic=2774.msg95403#msg95403 date=1281519612]
    Eu hoje vou tratar disso tudo. Ontem não fiz nada só pq eram mt tarde.
    [/quote]Ah i ja agora uma questa: Vi noutro dia, ja nao sei com que chars foi, uma delas acho que foi a do Carl que esperimentei...
    o que quero dizer é que ha barras que estao situadas no mesmo sitio, mas que de char pra char mudam, nao sao iguais!... por exemp. acho que é aquela (ssry nao sei o nome, nem pra que serve se quer... lol) que esta situada ao fundo à esquerda logo por cima dakela grande azul... bem isto assim é dificil... ::) vou esperar plos teus posts i vou começar os tutorials i challenges... ::)
  • grande ideia que tiveste aqui Dante

Estes videos mostram as core mechanics do jogo e as mudanças que foram feitas do CT para o CS
    BlazBlue Continuum Shift Core Mechanics - Part 1
    BlazBlue Continuum Shift Core Mechanics - Part 2

e ja agora se ja foram ao site iplaywinner tem la um guide para CS com character info
    http://iplaywinner.com/blazblue-cs
  • [quote author=K_Y_0 link=topic=2774.msg95392#msg95392 date=1281515552]
    Brigado Dante, isto para ppl, como eu que nunca jogou nem conhece NADA do jogo, vai ser muito util!

[/quote]

KYO acho que isso aparece no manual do livro?
  • lol eu também me lembrei disso...Mas depois pensei: "tenho tempo livre a mais"  ::)

Btw, obrigado ZenTzen! De certeza que esses vids serão muito úteis para os novos jogadores  ;)
  • [quote author=Nevan link=topic=2774.msg95424#msg95424 date=1281525537]
    KYO acho que isso aparece no manual do livro?
    [/quote]No meu nao aparece, srry!
  • N? Well thats weird, que diz o manual do CS then? Movelist ou?
  • O manual do CS é uber poor. São apenas 4 paginas a preto e branco. Acho que o budget da ark sys ficou todo no manual do CT lol.

Anyway, pratiquem isto gente! Quando chegar o meu bb quero ver nível por cá!  ;D
  • [quote author=danteMdie link=topic=2774.msg95432#msg95432 date=1281526986]
    O manual do CS é uber poor. São apenas 4 paginas a preto e branco. [/quote]é isso! Nevan tens algum manual?! ::) (se calhar inda nao arranjaste o jogo pa PS3 right?!)
  • Txeee suka largo then : \

Eu ainda tenho de mandar vir o meu, mas worry not, já ando a praticar no CT ^^

KYO, tenho o manual do CT lá explica as barras e isso. Se quiseres posso fazer aquilo que tu pediste oa dante da barras e isso.
  • Este tópico devia ter cá estado antes do EFT ;D

JK, grande tópico, sem dúvida útil!
  • http://www.dustloop.com/forums/forum.php

Aqui fica o link pa os foruns da dustloop, mto boa info sobre tudo do game ^^

Have fun!
  • Tu n me queres deixar acentar num só boneco pois n? :P

HIDOI!!!

Mta coisa boa nesses videos...Carl...
  • Eu só sei que gadget fingaa~~ e 4D moves de tigre rendem XD
  • Sim, tu vira casas...devias tar sossegadinho com a tua Lambada, mas n tiveste de pegar no tigre...

Tager tá bem mais fast n tá? Not que ele agora tá much much better, expero que dê pa roubar bastante!
  • [quote author=Nevan link=topic=2774.msg95960#msg95960 date=1281630660]
    Sim, tu vira casas...devias tar sossegadinho com a tua Lambada, mas n tiveste de pegar no tigre...

Tager tá bem mais fast n tá? Not que ele agora tá much much better, expero que dê pa roubar bastante!
    [/quote]

??? Eu uso Lambada para castigar tigres maus

Tigre está faster e alguns combos diferentes. Overall está bem melhor mas mesmo assim Lambda tem vantagem no matchup em grande escala XD

• Txeee...Lambada má ;'<

Quero meu joguinho para tb andar a limpar o chão com nortenhos :P Mhahahah
  • A dupla do norte tem mais bases Nevan! E agora, vamos passar de dupla a tripla - king Chak is entering the fray!
  • Do norte? Olha que aqui tenho alteisen e aniki para team :-*

HEED MY CALL BROTHERS!!! Vai haver Tag Team Match Mouros vs Nortenhos!
  • [quote author=Nevan link=topic=2774.msg95969#msg95969 date=1281634804]
    Do norte? Olha que aqui tenho alteisen e aniki para team :-*

HEED MY CALL BROTHERS!!! Vai haver Tag Team Match Mouros vs Nortenhos!
    [/quote]

Mas... teu nick aind falta qq coisa, vai mainar mais jogos para seres aceite no chop chop faction. Otherwise... Sá Quit!
  • Epa...Desta vez vou-me esmerar pa nao levar rape do aniki... Mas também lambda não é nem de longe nem de perto tão boa como a nyu.

Btw - Tier Lists aproximadas
    S
    Bang
    Litchi

A+ (S-)
    Ragna

A
    Hakumen
    Carl
    Hazama

B
    Jin
    Lambda
    Tager
    Taokaka
    Noel
    Tsubaki

C
    Rachel
  • Coloca no início a tierlist  :)
  • Done. Pode eventualmente não estar actualizada, mas há uns tempos era a que havia
  • Tsk tsk...Nee-san! Gosto do placement do Carl.

Ohoh...Ragna S-? tá bem disfarçado GodTier nele tá...

@Aniki, eu n quero DX no nick! Quero mandar abaixo os DX :P
Sign In or Register to comment.