[Guia] Super Street Fighter 4

edited August 2010 in Street Fighter IV
Básicos

Movimentação e Espaço

Estes são dois dos aspectos mais negligenciados que fazem parte dos jogadores de alto nível. Gerir a distância entre o nosso lutador e o adversário é, geralmente, referido como spacing. Este pormenor é bastante importante e permite-nos julgar a distância para um salto mais safe, um cross up, Focus Attack e outros elementos estratégicos importantes. Gerir correctamente a distância entre nós e o adversário é a chave para acertar combos e fazer com que o oponente falhe os dele. Algumas das estratégicas mais básicas giram à volta de uma movimentação correcta da nossa parte.

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Frame Data

Frame Data é essencialmente a velocidade de cada ataque e movimento no Super Street Fighter 4. Existem 60 frames de animação em cada segundo, com a velocidade de movimento definida pelo número de frames que são usados para a executar. Por exemplo, o Shoryuken do Ryu usa 15 frames. Isto significa que usa 15 frames de animação a partir do momento em que o comando é executado ao momento em que o ataque acerta o adversário. A Frame Data também determina o tempo que cada personagem tem de esperar depois de um ataque certeiro ou defendido para poder atacar novamente.

Safe e Unsafe

A Frame Data é composta por dados bastante técnicos que serão mais úteis a jogadores veteranos do  que aos novatos do Super Street Fighter 4. Para um jogador iniciado, saber que ataques são safe e unsafe é uma das informações mais valiosas e cada ataque em Super Street Fighter 4 é caracterizado por estes dois termos.

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Um ataque é considerado seguro (safe) quando pode ser bloqueado por um adversário sem permitir que este consiga executar um contra-ataque. Um ataque é considerado inseguro (unsafe) quando um oponente defende um ataque de outro podendo lançar um contra-ataque antes que este possa defender.

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Os jogadores avançados, geralmente, evitam o uso frequente de ataques perigosos, a menos que ttenham bloqueado uma ataque perigoso do adversário aproveitando a oportunidade para castigar o adversário. É muito importante saber que ataques são considerados inseguros (unsafe), reconhecer esses ataques e contra-ataques para infligir o máximo de danos possíveis no adversário.

Vantagens e desvantagens do Frame Data

Alguns ataques são vantajosos para o vosso personagem, enquanto outros o deixam em desvantagem. Alguns ataques seguros, dão vantagem de frames quando defendidos e, na maioria das vezes, qualquer ataque que acerte o adversário dá vantagem de Frames à nossa personagem.

Todos os ataques considerados inseguros deixam a nossa personagem em desvantagem. Isto significa, que se 2 personagens usarem um ataque com a mesma velocidade, a personagem em desvantagem será sempre interrompida pelo ataque da outra personagem.

High, Low, e Overhead Attacks

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Existem 3 diferentes alturas de ataques em Super Street Fighter 4: alto, baixo e overhead (médio). Oponentes agachados (crouching) não podem bloquear ataques overhead. Alguns ataques overhead podem resultar em combos enquanto outros são, primariamente, para manter o adversário à ponta. Se o adversário estiver agachado e a defender a maioria dos ataques altos não acertam o adversário deixando-nos vulneráveis aos ataques do adversário.

Charge Attacks

É considerado um charge attack a todos os ataques que necessitam que se pressione uma direcção durante 2 segundos. As direcções dos Charge Attacks são ou para baixo ou para trás e, na maioria dos casos, as personagens que dependem dos charge attacks têm os dois tipos. A melhor maneira de ter acesso aos 2 tipos de ataque é fazer charge em back e down ao mesmo tempo.

Anti-Air Attacks

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Um anti-air attack, é qualquer ataque feito com os pés no chão que tem prioridade sobre um ataque aéreo do adversário. Os anti-air attack são utilizados quando o adversário salta na nossa direcção. Estes ataques arrumam com o oponente em pleno ar e são uma óptima oportunidade para castigar o mesmo com um combo e, no caso de algumas personagens, com um ultra combo.

Aos ataques anti-aéreos são utilizados principalmente no zoning ao adversário, mas também têm uma utilização estratégica fora do zoning. Muitos jogadores iniciantes cometem o erro de saltar na nossa direcção para chegar perto, mas esta é uma das maneiras mais fáceis de infligir danos no adversário. Ataques anti-aéreos também funcionam bem durante o wake-up quando um adversário tenta saltar para aplicar pressão ofensiva após nos ter feito ir ao “tapete”.

Normals

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Cada personagem tem pelo menos 12 ataques simples baseados em terra, também conhecidos como normals. Normals são os ataques executados pressionando um único botão em pé ou agachado no chão. Por exemplo, o d. mk. do Ryu é um normal. Também existem os command normals (também conhecidos como unique attacks), como o k para a frente do Abel, que é executado pressionando uma direcção juntamente com um botão de ataque. Normals e command normals são usados para fazer o poke aos adversários e posteriormente ligar para um combo.

Hit Trades

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Um Hit Trade ocorre quando duas personagens atacam-se mutua e simultaneamente fazendo como que os seus ataques colidam. Na maioria das vezes, não existe vantagem ou desvantagem significantes depois de um Hit Trade. No entanto, um bom trade ocorre quando nos encontramos numa posição favorável. Não esquecer que os hits trade aéreos são, por norma, favoráveis para o jogador que se encontra com os pés no chão, podendo este infligir mais dano no adversário.

Reversals

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Qualquer ataque especial, super combo ou ultra combo que seja executado durante o wake-up ou imediatamente depois de ter defendido um ataque é considerado um reversal. Todos os ataques reversal possuem propriedades armor breaking, o que quer dizer que têm prioridade sobre o Focus Attack ou qualquer outro ataque que tenha Hyper Armor.

Damage Scaling

Existem 2 tipos de damage scaling no Super Street Fighter 4: Vitality Scaling e Combo Scaling. Vitality Scaling ocorre quando uma personagem chega a 50% da vida. A partir deste momento, todos os ataques feitos pelo adversário infligem menos dano.

Durante os combos, cada ataque consecutivo é afectado pelo damage scaling. Quanto mais hits fizerem num combo, mais damage scaling irá ocorrer. Por outras palavras, um combo de 3/4 hits inflige mais dano que um de 8 ou mais hits.

No entanto, não deixa de ser importante infligir o máximo dano possível em cada aberta do nosso adversário. Isto serve apenas para perceberem que à medida que vão acertando ataques no adversário (hits), os mesmos irão cada vez menos infligir dano.

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Hyper Armor

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Muitos ataques têm um atributo adicional conhecido por Hyper Armor ou Super Armor. Um ataque com Hyper Armor irá absorver 1 hit e infligir dano temporário na personagem em questão (como acontece no focus attack). Contudo, muitos personagens possuem o chamado Armor breaking Attacks que invalidam logo esses ataques com Hyper Armor.

Nota: Este guia foi baseado no guia oficial do Super Street Fighter 4 e a maior parte foi traduzido por mim. Quem quiser o guia oficial completo em pdf é só pedir.

Espero que seja útil

[Em actualização]

Mais tarde colocarei o resto

Comments

  • Impecável TR!4D, bom trabalho!

    (estou a ficar contente com a dedicação de alguma malta aqui do fórum, acho que o sistema de karma vai voltar)
  • Bom trabalho TRI4D :D


    Eu posso contrinbuir com combo videos por exemplo, façam um request que eu faço os videos, n peçam eh FFF da Viper ou Ultra cancels para a Ibuki ^^ Isso faz-me a cabeça em água.
  • Obrigado aos 2

    Quem tiver sugestões/correcções/criticas digam para se melhorar.

    Abraços
  • Muito nice mesmo tr!4

    Thks pelo post (agora é ver se eu aprendo alguma coisa para dar mais luta. hehe)

    Nevan vc ja fez um combo vídeo  para o Rau? se não,  tem esquema de fazer? ;)

    Cumps
  • Bom trabalho.
    Excelente post.
  • Excelente trabalho  :)
  • Para quem está a começar a meter as mãos no jogo, ou até mesmo, pessoal mais avançado, tem aqui(ali em baixo) muita informação util.

    Basic Video Tutorial/Guide for Total Beginners for SSF4

    Muito boa stuff!
  • Para mim, que sou um novato no Street Fighter, isto é um bom gui  :) bom trabalho ^^
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