Tekken 101, a Bíblia que todos esperavam...

edited August 2012 in Tekken
Ora bem, decidi criar este tópico, de forma a criar uma fonte de informação geral sobre o jogo, o sistema de combate (throw breaking sidestep, side walk, etc), tech traps, movimentação, vídeos a explicar como e a mostrar como. Na maioria dos casos já existem vídeos a falar sobre isso por isso , eu vou tentar compilar tudo no mesmo sitio, e organizado, assim pessoal que queira saber algo sobre, é só vir aqui.
Então cá vai.

Notações:

Podem verificar aqui todos os acrónimos do jogo...
Fiquem também com um video para visualizar as notações e stances.

[spoiler] Tekken 6: BR - Convention Commands

T6 BR: Character Stances[/spoiler]

Buffering:

É possível fazer buffer ao usar certos movimentos em tekken. Por exemplo o taunt to bryan é efectuado ao pressionar 1+3+4, podem fazer isto de maneira simples e 100% infalivel, ao pressionarem e manter premido por exemplo 3+4 e depois pressionarem 1 para efectuar o taunt.
É uma forma de simplificar o input de certos movimentos e ao mesmo tempo reduzirem a probabilidade de falharem o input.
Fiquem com um video a explicar, para terem uma ideia melhor sobre o assunto...

[spoiler] Tekken 6: BR - The Art of Buffering [/spoiler]


Sistema de combate

Referente a este assunto, já existe uns videos criados pelo Level up your game, que estão muito bons e que falam detalhadamente sobre este assunto. Têm bastante info e recomendo a quem esteja a iniciar ou não a ver, aprende-se muito sobre o sistema de jogo.
Fala do sistema de crush, sidestep e sidewalking, throw breaking, como levantar de knowckdown, etc.

[spoiler]

http://www.youtube.com/watch?v=L3DT6-oOZro


Level Up Your Game - Tekken 6 - Episode1 - Part 2 of 5


Level Up Your Game - Tekken 6 - Episode1 - Part 3 of 5


Level Up Your Game - Tekken 6 - Episode1 - Part 4 of 5


Level Up Your Game - Tekken 6 - Episode1 - Part 5 of 5


Level Up Your Game - Episode2 - Part 1


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Movimentação


Existe movimentação Avançada no jogo, nomeadamente KBD (Korean bacdash) WD (wavedash)
Em jogo de alto nível, é recomendado aprender este tipo de movimentação, pois desta forma, irão conseguir controlar melhor o espaçamento entre vocês e o adversário e criar mais situações onde obriguem o vosso oponente falhar golpes (o tempo de recuperação é maior quando o golpe não atinge o adversário) permitindo-vos castigar melhor (por exemplo conectar um launcher em vez de um golpe normal) o vosso adversário.


KBD


input: b b n db,b n db,b n db,b (repetir)


Pode haver variações como por exemplo bb n db,bb n db.
É importante fazer a passagem do db para b rapidamente e subtilmente, caso contrário correm o risco de o facto de demorarem muito tempo na transição do db para b o boneco ir para crouch e levarem com golpes médios.
Algo a referir sobre o KBD, é que para além de vos permitir espaçar mais depressa de modo seguro, á um probabilidade de conseguirem bloquear um random low devido ao db do input, como estão a cancelar o bb com o db podem bloquear lows sem terem reagido para isso. Atenção que é uma probabilidade, e não algo garantido.


Wavedash:


f n d,df n f n d,df,f (repetir)


É muito importante a posição neutro, para sair bem o wavedash.
Wavedash é importante principalmente para Mishimas, porque permite intimidar mais o adversário, ser mais rápido a percorrer espaços e a disfarçar melhor os movimentos. Apenas alguns personagens podem fazer wavedash.


E-step:

Input: d, f,df,d ou u, f,uf, u


Eletric sidestep ou e-step, basicamente permite-vos cancelar sidesteps, não é tão importante como o KBD ou WD, até porque não o vejo a ser usado em jogo de alto nível, mas existe e tem as sua utilização.

Tekken 6 BR - Sidestepping 101 & Backdash Canceling

Nota: É possível (e bastante aconselhável) cancelar todos estes movimentos entre eles, KBD com SS/SW ou com WD e até mesmo com golpes, de maneira a obrigar o vosso oponente a falhar golpes e ao mesmo tempo a camuflar os vossos. 
É a combinação destas movimentações que caracterizam a base da movimentação em tekken...
Os dois vídeos abaixo exemplificam muito bem este assunto, um deles mostra o uso em combate real (reparem no player a jogar com o Miguel)

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鉄拳 ステステ講座

03 Rain (Mig) VS Malgu (Law) 100703
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Abaixo, têm vídeos sobre como fazer estes movimentos, tanto em pad como em stick.

Pad:

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Pad Inputs wd / eSS / iSW / bdc[/spoiler]


Stick:

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P1 wave dash

wave dash jang iksu hands

wave dashing 1p

Ji3moon Ace Wavedash and KBD 100108

wavedash

rebellijin's wavedash lesson

KBD Tutorial by Rain 110510

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Frame Data: safe/unsafe

Frame data, é o que nos permite saber se estamos em vantagem ou desvantagem depois de determinado golpe ser bloqueado ou ter acertado. Também nos permite saber a velocidade que cada golpe demora a ser efectuado depois de termos efectuado o input.
Normalmente uma tabela de frame data sobre tekken tem estes dados.

INPUT	RANGE	DMG	SPEED	BLOCK	HIT	CH<br />1	h	5	8	+1	+7	+7<br />2	h	12	10	+1	+7	+7<br />3	h	28	14	-14	-4	-2<br />4	h	16	11	-4	+5	JG


Input: Significa o comando necessário para efectuar o ataque desejado.

Range: Siginifca se o ataque é alto, médio ou baixo.

DMG: Significa o dano de determinado ataque quando acerta no vosso oponente.

Speed: É a velocidade que o golpe tem (em frames), a partir do momento em que o input é feito até ele colidir.

Block: Isto significa quantos frames de vantagem ou desvantagem vocês têm, se o oponente bloquear o ataque.

Hit: Significa quantos frames de vantagem ou desvantagem vocês têm, se o golpe acertar no oponente.

CH: Significa quantos frames de vantagem ou desvantagem vocês têm, se o golpe acertar no oponente em contra-ataque.

Safe/unsafe

Uma vez explicada a tabela de frame data, podemos passar ao tópico seguinte; o que significa ser safe ou unsafe.

Em tekken 6 BR os golpes mais rápidos têm 10f, ou seja, qualquer golpe que seja acima de -10 frames (-9f por exemplo) em block ou +? frames é considerado safe. Qualquer golpe que seja abaixo de -10f (-11, -12, -13, -14, etc) é considerado unsafe.

Video a explicar Frame Data

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Punishment:


Este assunto é algo muito importante em tekken.
Saber castigar ou não um personagem, pode vos fazer ganhar ou perder um combate.
É muito importante saber a frame Data de cada personagem, de forma a saber se determinado movimento é safe ou unsafe, e com que movimento podemos castigar.
Por exemplo, imaginemos que o vosso oponente efectua um golpe que em block é -10f, isto significa que durante 10f o vosso oponente não poderá fazer nada, esta é uma altura ideal para usar o vosso 10f punisher. Agora suponhamos que o vosso oponente efectua determinado golpe, que em block seja -15f, vocês podem usar na mesma o vosso 10f punisher, mas seria mais aconselhado usar um golpe até que 15f que tire mais dano ou que vos permite iniciar juggles de modo a permitir-vos tirar mais dano ao vosso adversário.
É por este motivo, que é muito importante saber a frame data não só do personagem que usam (para saber que punishers devem usar para determinada situação) mas também do personagem do vosso oponente. (para saber como castigar convenientemente)

Uma maneira de poderem testar a frame data sozinhos, é irem ao practice e ligarem o hit analysies, basicamente, sempre que o personagem esteja com a côr azul significa que não podem ser controlados, ou seja não podem mover, atacar ou defender. Isto permite saber se determinado movimento é safe ou unsafe.



Tech traps, okizeme:


Existe um user Byakoko que criou um video a explicar isto muito bem.
Obviamente, que tudo isto é dependente da forma como o adversário se levanta, tudo mind games...


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Tekken 6 BR - Tech Traps & Okizemes
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Juggles:



Já criei um tópico com vídeos de juggles sobre todas as personagens.


Podem encontrá-lo aqui.  http://www.ptfighters.com/forum/index.php?topic=2285.0




Outros vídeos importantes a referir


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Tekken 6 BR - Low Parry 101


Tekken 6 BR - When to low parry

Tekken 6: BR - The Art Of Low Parry

Tekken 6: BR - The Art Of Getting Up Properly

Tekken 6 BR - Wavedash Tutorial & Tips For Jin


tekken6br_techtrap


tekken6br_techtrap_02


Tekken6BR combo Low Parry Damage Ranking 鉄拳6 下段捌きデスコンランク.
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Character ranking punishment List

Tópico com o ranking dos melhores punishers para cada personagem, muito bom para aprofundar conhecimentos ou para quem está a iniciar com algum personagem.


http://www.tekkenzaibatsu.com/forums/showthread.php?threadid=119159

Frame Data completa

No site avoiding the puddle, tem a frame data completa para cada boneco, traduzido da inatekken.

http://www.avoidingthepuddle.com/tekken-6-frame-data/



Canais do youtube com combates

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http://www.youtube.com/user/1187642#p/u
http://www.youtube.com/user/chaandztekken786
http://www.youtube.com/user/HongKongTekken
http://www.youtube.com/user/KimChanYang
http://www.youtube.com/user/ldmaxi
http://www.youtube.com/user/MASTERCUPOFFICIAL
http://www.youtube.com/user/oooFethennour
http://www.youtube.com/user/TekkenGosu
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Iron Fist 101: The Competitors Guide to Playing Tekken

O Aris vai lançar uma série de artigos, ensinando os fundamentos de tekken, de forma a ser jogado competitivamente. Fica aqui o primeiro. (obrigado ao Kupo pelo heads up)

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http://www.avoidingthepuddle.com/news/2012/6/26/iron-fist-101-the-competitors-guide-to-playing-tekken.html

http://www.avoidingthepuddle.com/news/2012/8/26/iron-fist-101-lesson-2-game-plan.html
[/spoiler]
«1

Comments

  • Parabéns Asaliah

    Penso que será bem útil a todos os que jogam ou querem começar a jogar Tekken.

    Andaste a madrugar para fazer isto, estou a ver ahahaha

    Abraço
  • E assim começa o dominio do tekken no ptf hehe.

    Grande Post Brô

    thks
  • asaliah. adiciona ai no KBD k a partir do primeiro "b,b"  so e preciso usar 1 "b" em vez de 2...a notacao fika algo como b,b,n,d/b,n,b,n,d/b,n,b,n,d/b,n,b,n,d/b....para um backdash perfeito,a posicao "d/b" tem k ser extremamente curta porke senao pode-se comer um incoming mid na boca enkuanto o ppl faz d/b! a explicacao para ser um "b" ao contrario de 2 "b"s, e causado pelo sistema de buffer! obrigado pela biblia d tekken :P mais 1 vez, mt bom trabalho bro :) keep it up!
  • Excelente Asa, sempre quis saber os básicos de Tekken, mas sou muito preguiçoso. Um guia muito conveniente =)
  • ASALIAH!!! TU RULAS!!! ;O

    Mto bom tópico!

    Vou seguir teus teachings para depois poder vingar teu nome a dar umas pauladas no Dodompa e amigos :P Hehhe
  • What the... Asa é Mod agora? Awesome.

    E brigado pela thread Asaliah ;)
  • Obrigado pelos cumprimentos, eu só espero que isto faça mais gente jogar o jogo, caso contrário não serve de nada... :P


    [quote author=De1ty link=topic=2739.msg93363#msg93363 date=1280593561]
    asaliah. adiciona ai no KBD k a partir do primeiro "b,b"  so e preciso usar 1 "b" em vez de 2...a notacao fika algo como b,b,n,d/b,n,b,n,d/b,n,b,n,d/b,n,b,n,d/b....
    [/quote]

    Eu quis dizer isso por isso é que tinha referido que havia variações no backdash onde também se podia fazer bb,db,bb,db que faz ter um espaçamento maior em relação ao "normal" (mas mais unsafe) mas depois ao ver a notação como escrevi reparei que realmente poderia dar a entender outra coisa. Já tá corrigido sankiu...
  • damn q o teu empenho no tekken é brutal man :o

    great work asa :thumbsup:

    esta biblia ja fazia falta em todos os impuros mashers q precisam de aprender o real game :)

    [quote author=solid_almp link=topic=2739.msg93331#msg93331 date=1280567998]
    E assim começa o dominio do tekken no ptf hehe.
    [/quote]

    hardly =b o dominio do tekken no ptf já ocorreu., qto mto pode.se tentar ver se se atraí de novo + ppl para o jogo. vamos ver como se adere agora no eft ;)

    [quote author=Nevan link=topic=2739.msg93452#msg93452 date=1280621500]
    Vou seguir teus teachings para depois poder vingar teu nome a dar umas pauladas no Dodompa e amigos :P Hehhe
    [/quote]

    primeiro tens de conseguir vencer a tua irmã =3  GDN_taunt:

    qro ver a tua performance no eft hehe, olha  este cast é maior q o d ssf4 hein? ;)
  • True ;'<

    Tens de vir cá e trazer teu T6 eu emprestei o meu a um colega e preciso de treinar 2 bonecos para escolher qual levar.

    Vinde!
  • Coloquei tópicos sobre as notações, buffering e frame data.
    Além disso desenvolvi melhor o tópico do punishment e movimentação.
    Eu estava a pensar em criar um tópico sobre low parry, mas isso já é falado no tópico sistema de jogo, nos vídeos do level up your game, além disso não é algo assim complexo que mereça destaque na minha opinião. Achei melhor colocar os vídeos a falar sobre os "low parry" e "como levantar de knockdown" nos "outros vídeos importantes de referir"
    Ainda penso desenvolver/acrescentar mais coisas mais para a frente...

    Obrigado ao Dodompa pelas sugestões..

  • INPUT  RANGE  DMG  SPEED  BLOCK  HIT  CH
          1            h        5          8          +1  +7  +7
          2            h      12        10          +1  +7  +7
          3            h      28        14        -14    -4    -2
          4            h        1          6          11    -4  +5  JG
    Asaliah-san, corrigi a tabela, kinda xD Pk estava desalinhada, se quiseres copiar e coiso, alterar gogo ;D
  • [quote author=Nevan link=topic=2739.msg93859#msg93859 date=1280836715]
    Asaliah-san, corrigi a tabela, kinda xD Pk estava desalinhada, se quiseres copiar e coiso, alterar gogo ;D
    [/quote]

    hmmm, aqui não aparece desalinhada...
  • Weird : \ Soz then ^^
  • Well, aqui aparece desalinhada. Secalhar deve ser devido ao meu monitor wide

  • Tabel tá tops pra mim. Eu acho que o melhor é alguem tirar uma screencap e pores ai como imagem Asa.
  • Eu até que começava a jogar isto se conseguisse jogar online -.-'
  • combina ou/e vai meets ;)
  • Tipo assim que entro numa match aquilo disconnecta do psn assim que aparecem as chars com as suas vozes . Alguém com problem semelhante? Sempre fui tekken addicted no 3 e até que gosto do 6 mas n consigo jogar online. ainda n consegui fazer 5 matches de inicio ao fim.
  • Pergunta aos Tekken Tards, o Tekken 5 é muito diferente do 6, no que toca a gameplay e combos? ou dá para aprender no 5?
  • Para quem não tem tekken 6 tekken 5 é o mais próximo que encontras. Mas tekken 5 é muito diferente de tekken 6 no que toca a juggles, propriedades de muitos movimentos e a movimentação apesar de se fazer igual também é ligeiramente diferente, mas para quem está a começar e não tem tekken 6 tekken 5 ou tekken 5 dr é a melhor opção...
  • [quote author=Asaliah link=topic=2739.msg95183#msg95183 date=1281467767]
    Para quem não tem tekken 6 tekken 5 é o mais próximo que encontras. Mas tekken 5 é muito diferente de tekken 6 no que toca a juggles, propriedades de muitos movimentos e a movimentação apesar de se fazer igual também é ligeiramente diferente, mas para quem está a começar e não tem tekken 6 tekken 5 ou tekken 5 dr é a melhor opção...
    [/quote]

    Obrigado, deps peço-te umas dicas ent.
  • Frame data FAQ Part 1

    n sei se devia por isto aki pa adicionares ou no outro. mas aki axo decente ya, mete se kiseres
  • Boa bom video, vou meter no primeiro post.
  • olha asas, po ppl noob uma cena q faz falta é cm s levantar! tu tens cm apanhar os gajos consoante cm se levantam, mas n tens nada da perspectiva de quem se esta a levantar e quer faze.lo em segurança. tipo levantar no sitio e defender em baixo, q há casos específicos de certos ataques q n deixam defender logo... etc ;)
  • Não falei sobre isso porque já coberto nos vídeos do level up your game que está no tópico do sistema de combate.
  • olha que coisa.... pois passou.me. não estava com aquele relevo, mas tb n tou a ver aquilo ponto a ponto como alguém que estaria a aler pla 1ª x. ok tao n tenho nd a dizer mm :-X

    nice;)
  • Andava por aqui a pesquisar e encontrei este exelente trabalho.

    Grande informação e detalhe sobre o fundamento combate de tekken.

    Grande trabalho asaliah.

    Cump.
  • [quote author=enzosam link=topic=2739.msg102689#msg102689 date=1284302454]
    Andava por aqui a pesquisar e encontrei este exelente trabalho.

    Grande informação e detalhe sobre o fundamento combate de tekken.

    Grande trabalho asaliah.

    Cump.
    [/quote]

    Obrigado Enzosam  :thumbsup:

    Actualizei com um tópico no zaibatsu, com um ranking dos melhores punishers para cada persongem, muito bom para encontrar os melhores punishers em block para cada uma das personagens, para quem está a iniciar com alguma e isso.
    E adicionei também canais do youtube com combates de t6BR.
  • eu na primeira posta da thread das strats i shits, pus tb sites de tube i os sites mais importantes do tekken.

    tira de la essa info i adiciona aki, eu tiro da outra thread a cena dps
  • É pá grande post. Arranjei um Tekken baratucho e era mesmo isto que um nabo como eu precisava caraças.
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