Art and stuff. 3D, 2D, whatever.

edited November 2012 in Conversa geral
Thread para todos os photochupeiros e pioneiros do vectorial. Postem dúvidas,  ajudem-se, peçam opiniões, mostrem trabalhos finalizados, yaddayaddayadda.

Se quiserem fazer plugs a artistas que admiram, venha disso tbm!

GO!
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Comments

  • Nice Thread  Garuda.


    já vou estreiar a secção de duvidas.... lol  ao exportar para AI com o photoshop o gajo só me mostra as opções para exportar a bounds do ficheiro, e eu queria exportar os vectores do mesmo...

    Alguem sabe como?

    Cumps
  • coisas bonitas do mundo tri dimensional são permitidas garuda-sama? ;)
  • Obviamente Roz!

    Solid, eu n sei muito de vectors, espera pela resposta do jeu que ele deve tar co mais sorte nisso.

    Para todos vcs vector artists: http://marumiyan.com/ Amazing.
  • ca ficam uns links par tutorials:

    - http://psd.tutsplus.com/ (Para Photoshop)
    - http://vector.tutsplus.com/ (Para Vectores)

    Em galerias gratuitas:
    - http://www.vecteezy.com/ (vectores)
    - http://www.sxc.hu (banco de imagens)
    - http://www.photoxpress.com (banco de imagens)

    vou actualizando isto para kem tiver interessado!  ;D

    @solid

    1. vai a view e selecciona PATHS
    2. deve abrir uma janela com todos os vectores contidos no documento
    3. se não tiver tens que seleccionar os desenho que queres converter a vectores e no segundo botão do rato seleccionar MAKE WORK PATHS
    4. depois é só exportar em EXPORT > PATHS TO ILLUSTRATOR > e onde diz DOCUMENT BOUNDS escolher o WORK PATH que quiseres.

    se mesmo assim não conseguires, e se não houver problema, podes enviar-me o ficheiro que tento dar uma olhadela.
  • [quote author=jeupereira link=topic=2668.msg89205#msg89205 date=1279097822]
    ca ficam uns links par tutorials:

    - http://psd.tutsplus.com/ (Para Photoshop)
    - http://vector.tutsplus.com/ (Para Vectores)

    Em galerias gratuitas:
    - http://www.vecteezy.com/ (vectores)
    - http://www.sxc.hu (banco de imagens)
    - http://www.photoxpress.com (banco de imagens)

    vou actualizando isto para kem tiver interessado!  ;D

    @solid

    1. vai a view e selecciona PATHS
    2. deve abrir uma janela com todos os vectores contidos no documento
    3. se não tiver tens que seleccionar os desenho que queres converter a vectores e no segundo botão do rato seleccionar MAKE WORK PATHS
    4. depois é só exportar em EXPORT > PATHS TO ILLUSTRATOR > e onde diz DOCUMENT BOUNDS escolher o WORK PATH que quiseres.

    se mesmo assim não conseguires, e se não houver problema, podes enviar-me o ficheiro que tento dar uma olhadela.
    [/quote]

    Brô
    thanks eu vou tentar isso na hora de almoço e depois ja digo qq cena , brigadão mesmo.já agora grandes links

    [quote author=Garuda-kun link=topic=2668.msg89181#msg89181 date=1279071959]
    Obviamente Roz!

    Solid, eu n sei muito de vectors, espera pela resposta do jeu que ele deve tar co mais sorte nisso.

    Para todos vcs vector artists: http://marumiyan.com/ Amazing.
    [/quote]

    Garuda grande link too :D thnx

    [quote author=Roz link=topic=2668.msg89168#msg89168 date=1279063603]
    coisas bonitas do mundo tri dimensional são permitidas garuda-sama? ;)
    [/quote]

    Roz vc trabalha em Maya ou 3dmax?  recomecei com o max e tou a iniciar em maya.  um gajo sempre pode trocar umas ideas  :D
  • Trabalho em Maya há cerca 7-8 anos e tenho 0 de experiência com o max. Que tipo de trabalho fazes?
  • [quote author=Roz link=topic=2668.msg89230#msg89230 date=1279106385]
    Trabalho em Maya há cerca 7-8 anos e tenho 0 de experiência com o max. Que tipo de trabalho fazes?
    [/quote]

    Brutal Brô,

    Eu trabalho na área de design/webdesign & animação/programação (mais a segunda). mas  o mercado de Coimbra é meio Fail os clientes só querem é ver o logo criado por algum parente em tamanho "over sized" e no fim mudam todo o design proposto ( ou seja só gostam de inovar quando tão a "cantar de galo" pois normalmente é sempre o chapa 7 :'( )

    no entanto estou voltando a carga e  gosto mais de trabalhar com modelagem poligonal (ja estive mais activo com objectos mais complexos(carros & cenários)  e chars, hoje em dia por causa da falta de enteresse do mercado ca em coimbra mexo muito pouco, só  as vezes consigo empurrar um site com algum 3d, assim que  estiver on eu deixo ca o link para vcs  dar uma olhada) e animação (também ja um pouco enferrujado)

    Assim que eu encontrar algum trabalho do tempo de escola posto aqui.

    Cumps,
  • [quote author=solid_almp link=topic=2668.msg89233#msg89233 date=1279107339]
    Brutal Brô,

    Eu trabalho na área de design/webdesign & animação/programação (mais a segunda). mas  o mercado de Coimbra é meio Fail os clientes só querem é ver o logo criado por algum parente em tamanho "over sized" e no fim mudam todo o design proposto ( ou seja só gostam de inovar quando tão a "cantar de galo" pois normalmente é sempre o chapa 7 :'( )
    [/quote]

    so em coimbra?!?! eu mexo-mem mais em design gráfico e impressão mas também dou umas pinceladas em webdesign. 3d so sei mm um pouco de sketch up! uma desgraca eu sei mas desde que o illustrator e photoshop fazem 3d basico npreciso de mais nada!
  • Sei bem o que isso é solid. Andei uns anos em freelance na área de design e linguagens web e sempre que eu vinha com uma proposta de imagem, o cliente achava que sabia melhor que eu e mudava tudo, para pior claro. Foi por causa disto que me deixei do freelancing de web, agora só 3D.

    Fazes animação de personagens ou motion graphics? Eu vi o teu vídeo da animação do logo e aquilo cheirou a After Effects. Acertei?
    3d so sei mm um pouco de sketch up
    Nunca experimentei mas já me disseram que é divertido!
  • [quote author=jeupereira link=topic=2668.msg89239#msg89239 date=1279107758]
    so em coimbra?!?! eu mexo-mem mais em design gráfico e impressão mas também dou umas pinceladas em webdesign. 3d so sei mm um pouco de sketch up! uma desgraca eu sei mas desde que o illustrator e photoshop fazem 3d basico npreciso de mais nada!
    [/quote]

    Desgraça nada brô  o importante o importante é que um gajo saiba fazer bem o que faz e não saber fazer varias coisas (já dizia bruce lee:"eu não temo o homem que praticou 1000 pontapés uma vez, mas sim o que praticou 1 pontapé 1000 vezes").

    O "pornoshop" agora ta tbm trabalhando com texturas em 3d  só ainda não sei bem como funciona :'(

    [quote author=Roz link=topic=2668.msg89240#msg89240 date=1279107965]
    Sei bem o que isso é solid. Andei uns anos em freelance na área de design e linguagens web e sempre que eu vinha com uma proposta de imagem, o cliente achava que sabia melhor que eu e mudava tudo, para pior claro. Foi por causa disto que me deixei do freelancing de web, agora só 3D.

    Fazes animação de personagens ou motion graphics? Eu vi o teu vídeo da animação do logo e aquilo cheirou a After Effects. Acertei?

    [/quote]

    Yep Brô, foi mesmo "na mouche" a animação foi feita em after effects (o programa as vezes facilita muito o trabalho) mas já trabalhei ja com animação de personagens (e objectos) em 3d  e 2d tbm para jogos educativos (mas acabei por sair por questões de discordância criativa.) 

    Tipo pessoalmente  acho que animação/video/desenho são coisas que estao bem interligadas e eu gosto ainda mais se tiverem ligações com jogos, o unico problema da área é um gajo ficar abaixo de quem não entende muito ( haja visto a crapcom e o fato de palhaço da chun li ser lançado e outros exemplos presentes no artbook não serem wtf are they thinking....? :( ) por isso que estou a voltar a carga e vou actualizar o portfóleo ( honestamente grande parte do trabalho feito em empresas hoje em dia não servem muito para portifóleo para quem os faz... :( )
  • Ya isto de hoje em dia está tudo interligado, não há volta a dar. Quando fiz a minha curta-metragem de animação tive de passar por todas as áreas, concepts, toda a pipeline do 3D, compositing, edição e mesmo webdesign.

    Mas como dizes, e bem, é preciso um gajo especializar-se se quiser vingar na vida profissional e não espalhar as habilidades. É claro que há generalistas a trabalhar nas maiores empresas mas é preciso ser muito bom e saber/fazer muita coisa ao mesmo tempo, por isso não é lá muito comum.

    Qq dúvida que tenhas sobre o Maya ou 3D em geral, pergunta aí, pode ser que eu te saiba responder.
  • Sinto-me na obrigação de partilhar o seguinte site, para quem não conheçe:

    www.cgsociety.org

    Maior comunidade mundial de CG, de longe. Os melhores artistas das melhores empresas andam por aí e ocasionalmente metem trabalhos deles lá. Visitem os seguintes sub-fórums:

    CG Choice Gallery: 3D
    CG Choice Gallery: 2D, Illustrations and Concept Art


    Escolha do staff do site dos melhores trabalhos que são submetidos, quase todos eles do melhor que se encontra.


    Fica a partilha!
  • Bom topico mesmo!

    Tb dp partilho as minhas coisinhas hhehe

    Eu tou mm mais na area de photo editing, tipo conjuntos de sigs + avatar e wallpapers :)

    Thx plos sites partilhados o/
  • Joe Vriens, artista da udon postou isto no dA http://joe-vriens.deviantart.com/art/Art-of-Capcom2-pencils-171470675?q=&qo=

    WOW. Esta imagem, está o máximo.
  • Imagem espetacular Garuda, aquele Akuma está mesmo assustador, completamente maníaco! Habilidade de desenho invejável.

    Aqui vai um pequeno trabalho que fiz em 2009, para uma cadeira de texturas e iluminação. Tem muuuuuuitas falhas e vai ser daquelas que vou refazer quando tiver mais skill nas respectivas áreas. Visto que sou mais especializado em animação de personagens, é capaz de demorar, mas devar se vai ao longe e illuminação / compositing / matte painting estão-se a tornar hobbie.

    Abandono da Arcade (ver attach)

    [attachment deleted by admin]
  • Eu acho que a iluminacao que escolheste esta muito boa. Por acaso lembra-m de ter visitado um sitio onde costumava brincar quando era ainda mais puto e ver depois que tinha sido abandonado e tava tudo degradado.

    RIP arcades :(

    EDIT: aaah, quase ne eskeci de dizer, penso que a unica coisa que ne pareceu um pouco "off" foi o environment escolhida e a posicao da maquina relativamente ao mesmo. Fora isso, gosto de teres usado a composicao com a cabinet a direita porque da ainda mais a sensacao de "vazio"
  • A iluminação não está terrível mas na altura fiz o melhor que sabia. É impressionante o que aprendi num ano, se pegasse nisso agora, ficava muitíssimo mais convincente. Mas também não é só isso que está mal, falta muito trabalho de texturas e de ambiente, para dar um ar verdadeiramente abandonado, etc. Como eu gosto bastante do tema, vai ser um daqueles conceitos a pegar mais tarde na vida, quando já souber fazer uma coisa a sério.
  • Yeah I guess. Eu de vez en quando tbm revisito conceitos anteriores para ver o quanto mrelhorei e para os tornar melhores.

    Also, gostavam que eu adicionasse uma lista com os vossos portfolios/websites ao primeiro post?
  • Roz tbm curti e enviroment (meio assustador até) a iluminação ta muita nice (me calcanhar de aquiles no 3d)

    a machine ta nice mas acho que o angulo de visão (no 3dmax as cameras tem uma correcção de perspectiva para corrigir isso) ela ficou  com a parte de tras meio diferente. de resto curti bastante.

    [quote author=Garuda-kun link=topic=2668.msg89779#msg89779 date=1279244392]
    Joe Vriens, artista da udon postou isto no dA http://joe-vriens.deviantart.com/art/Art-of-Capcom2-pencils-171470675?q=&qo=

    WOW. Esta imagem, está o máximo.
    [/quote]

    Realmente o desenho ta brutal (ainda mais feito direto a caneta) o venonuki ta realmente scary  e os traços mantem bem o nível da udom (Y).

    Gaaruda boaa idéia essa de adicionar as cenas no primeiro post.

    Cumps,
  • Obrigado solid. Quanto ao ângulo da cam, usei uma olho de peixe de propósito, para dar um efeito enorme de distância entre a máquina e paredes. A iluminação foi toda feita com spots, não usei nem Global Ilum, nem Final Gather, pois o objectivo na altura era ver se nós sabíamos a teoria da iluminação (3-point lighting, etc).

    Tu no 3ds max tens uma vantagem muito grande, o vray. É muito mais fácil atingir resultados foto-realistas com o vray do que com o mentalray, devido aos presets que tem e mesmo ao modo de funcionamento.
  • npercebo nada de 3d m a nivel de imagem so tenho 1reparo. as tabuas do chao estao demasiado grandes em relacao aos objectos, nunca se ve tabuas tao grande, deveriam ser mais estreitas e assim tens mais linhas imaginarias na composicao para dar a nocao do espaco.

    tb o banco, sei que deve estar matematico mas parece-me mt pequeno em relacao a arcade.talvez uma compensacao optica da distorcao da objectiva! ;D
  • [quote author=Roz link=topic=2668.msg89853#msg89853 date=1279278097]
    Obrigado solid. Quanto ao ângulo da cam, usei uma olho de peixe de propósito, para dar um efeito enorme de distância entre a máquina e paredes. A iluminação foi toda feita com spots, não usei nem Global Ilum, nem Final Gather, pois o objectivo na altura era ver se nós sabíamos a teoria da iluminação (3-point lighting, etc).

    Tu no 3ds max tens uma vantagem muito grande, o vray. É muito mais fácil atingir resultados foto-realistas com o vray do que com o mentalray, devido aos presets que tem e mesmo ao modo de funcionamento.
    [/quote]

    Brutal, realmente com a GI  o tempo de render é de matar, mesmo se for feito por layers. e é sempre bom um gajo saber dar o efeito em diferentes maneiras (fake GI quebra um galho brutal) e vc conseguiu um resultado muito bom :D

    Com relação ao vray o maya ja tem disponível :

    http://www.vray.com/vray_for_maya/

    Cumps
  • @ jeu, sim essas foram umas das grandes críticas que o pessoal teve em relação ao meu trabalho. O banco em si até está à escala, mas a lente distorcei demasiado. As placas do chão, minha culpa ^_^

    @ solid, sim se reparares simulei GI com um pass de oclusão (ver attach). Sâo os melhores passes do mundo, fazem magia ;D

    E já tive oportunidade de testar o vray no Maya mas por enquanto é para esquecer, com tantos bugs e coisas esquesitas. E mesmo que fique bom, devo ficar pelo mentalray, devido ao hábito que já tenho com as settings e os shaders.

    Pro tip: nunca fazer um pass de oclusão com profundidade de campo simulada. Dá merda (como podem ver).

    [attachment deleted by admin]
  • @Roz realmente usar a oclusão ajuda muito e deixa o render mas rapido :D

    Deixo aqui para vcs darem uma opinião um site que fiz da junta de freguesia de Condeixa-a-Nova:

    http://www.jf-condeixa.pt

    O mal de ser para esse tipo de instituição é que um gajo não pode se por a inventar muito, mas mesmo assim acho que sai um pouco dos padrões mais vistos para essas instituições :D

    Cumps,
  • solid:

    convem proteger a pagina de acesso ao backoffice com uma pass ou outro url!

    tb evitava o scroll na pagina!usava-o apenas no browser. sei qtalvez tenham pressionado para ficarem com a fixed height no site mas isso e totalmente contra os principios de usabilidade de um site. nunca me esqueco que ouvi dizer que o scroll vertical esta para os sites como o virar de pagina para os livros.

    fora isso, talvez subisse o font-size para um valor acima!

    nice work!
  • [quote author=jeupereira link=topic=2668.msg90986#msg90986 date=1279733182]
    solid:

    convem proteger a pagina de acesso ao backoffice com uma pass ou outro url!

    tb evitava o scroll na pagina!usava-o apenas no browser. sei qtalvez tenham pressionado para ficarem com a fixed height no site mas isso e totalmente contra os principios de usabilidade de um site. nunca me esqueco que ouvi dizer que o scroll vertical esta para os sites como o virar de pagina para os livros.

    fora isso, talvez subisse o font-size para um valor acima!

    nice work!
    [/quote]

    thks bro,

    tipo  o backoffice esta protegido por pass (aquela pagina é a de apresentação mesmo).

    De resto foi mesmo uma "ordem" do cliente :(  mas essa definição do scrool nunca tinha ouvido, vai ser boa para tentar convencer os clientes.)

    Cumps.
  • solid, tá fixe, tem todo ar institucional! Mas tenho de fazer uns apartes relacionados com o código:

    O HTML e CSS não estão a cumprir os requesitos mínimos dos standards da web. Uma rápida análise feita pelo validador oficial da W3 mostra vários erros tanto no código HTML como nas descrições de CSS. Conheces a W3 certo?

    Os validadores encontram-se aqui: http://validator.w3.org/ para o HTML http://jigsaw.w3.org/css-validator/ para o CSS. Sendo este um site institucional é da maior importância teres todo o código a respeitar o standard da Web. É essencial para a acessibilidade do site, pois os browsers decentes (Opera, Firefox, Chrome, Safari) têm ferramentas que permitem uma interpretação automática de dados para pessoas com necessidades especiais. Podes e deves usar este ponto como uma vantagem no serviço que prestas. Era isso que eu fazia. Cada vez que um cliente me pergunta o que era necessário no site deles, eu dizia-lhes que para além de todas as linguagens que eu sabia implementar (xHTML, CSS, PHP, mySQL, etc) também fazia questão de tornar toda a página acessível a toda a gente, sem discriminar ninguém. Parecendo que não, fica sempre bem e mostra que tens outro nível de preocupações.
  • argg..... lol

    @Roz

    Realmente fiz os testes nos sites que vc enviou e realmente ta a dar paulada :'(

    Basicamente não alterei css de base só uns tamanhos (o site utiliza content maneger e não fiz mesmo o código de raiz por questões de tempo :( )  e notei principalmente que os erros vem a nível do componente de menu. mas foi bom que vc tenha me chamado a atenção para esse detalhe, é algo a ter em conta nos próximos works ( e não confiar nas cenas em default) e tbm vem de encontro a algo que sempre digo, para a cena ficar como tem que ser tem que ser feita de raiz. :D

    thks brô

    Ja agora deixo aqui outro work ( esse brevemente disponível, mas o cliente já permitiu  o uso das imagem para meu portfóleo) com alguns estudos de modelagem e iluminação (ambas com fake GI mas a segunda com menos pontos usando o render default do max) em plano infinito.

    EDIT: Esqueci de dizer... lol o logo tbm fui eu que fiz :D

    http://www.cygnuslight.com

    testes:


    Cumps,
  • ;)

    Geralmente esses CMS cumprem todas as normas da web. Os maiores pelo menos (Joomla, Drupal, Mambo). Os erros que poderão dar são fruto das nossas alterações. Por exemplo, o SMF (software deste fórum) cumpre tudo certinho mas devido a alguma coisa ou mod que eu meti, tá a dar um erro na verificação de HTML. Minha culpa, tenho de descobrir o porquê. Mas fica a dica, futuramente já podes usar como vantagem do teu serviço.

    Quanto ao logo, tá fixe! Tens ali uma oclusão porreirinha, mas para ficar ainda melhor, até podias ter ligado o Final Gather para passar algum do vermelho do capacete para o chão. E até acho que podes ter full GI ligado, isso não me parece que demore muito tempo em render. O material também tá fixe ;)
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