Super Street Fighter IV AE - Vídeos e Técnica

edited September 2011 in Street Fighter IV
Vanilla é o nome que eles dão a várias coisas consideradas standard. Foi o nome que adoptaram para destinguir da versão standard (o SF4) para a versão super (SSF4). Chamem ao tópico o que quiserem é-me indiferente. Desde que sirva para pôr os vídeos e deixar o tópico dos online matches mais limpo, por mim tudo bem.

Chamem-lhe "Super Lutador de Rua Quatro - Videos e Técnica" :P

===

[quote author=João Nuno link=topic=2428.msg150224#msg150224 date=1317057996]
Bem, vou aproveitar para fazer um mini-post "técnico" sobre throws.

Primeiro vou pegar em algo que a maior parte do pessoal não tem noção:
Characters cannot be thrown for 2 frames when they are eligible to perform a Reversal. This means meaty throws will whiff, and certain tick grabs will whiff even though you are in range and the opponent has already left blockstun. It also means you will never be able to throw reversal moves that start up in 2 frames or less (Zangief Spinning Pile Driver).

Reversals can be performed when:

• [li]Going straight from getting up off the floor (during which you are invincible) into a Special Move.[/li]
    [li]Going straight from Block Stun into a Special Move.[/li]
    [li]Going straight from Hit Stun into a Special Move.[/li]
    [li]If you are hit out of the air by a non-Knock-Down move, you can go straight from your landing animation into a Special Move.[/li]
Isto, por si só, justifica uma série de "falhas" de que o pessoal se queixa. "Porque é que o meu não acertou e o teu sim!?", porque o outro character estava unthrowable durante 2 frames depois de recuperar de blockstun/hitstun/knockdown/air-to-air.

Relembrar que a janela para fazer um reversal é de 5f, e não 2f. Os 5f são a lenience para fazer o move ANTES de recuperarem.
E não contam com a lenience do jogo.

Ou seja...Imaginem que caem ao chão e recuperam daí a 80frames (~1,3s). Nos últimos 5 frames (77, 78, 79, 80, e o primeiro frame em que estão de pé, mas posso estar enganado e ser 76 77 78 79 80; não é grave) o input de special/super/ultra tem de ser recebido pelo jogo. Mas esse input pode ter sido feito antes dessa janela de 5f, devido à outra JANELA DE INPUTS DE SPECIALS/SUPERS/ULTRAS que o jogo tem. Portanto o facto de haver uma janela de 5f para reversals só torna o processo duplamente fácil. Mesmo que a janela fosse de 1f, seria fácil.

Continuando com os throws: um throw tem 3 frames de startup (2 de startup, activo no 3º, como se costuma dizer... shoryuken do Ryu, por exemplo, é igual), e 2 active frames. Mas depois tem 20 frames de recovery (whiff animation). 20 frames de recovery são facílimos de punir com algo minimamente rápido.

Não diria com um Ultra, porque têm de considerar sempre o tempo de reacção do nosso cérebro e o nosso tempo de execução. E reagir com ultra a um whiffed throw implica serem o CPU. Não devido ao recovery serem 20 frames. Mas devido à animação total do move ser praticamente só whiff animation. Se alguém faz throw, não vêem o startup nem active frames, basicamente. Aqueles primeiros 4 frames é como se nem os víssemos. Vemos os outros 20 e tentamos reagir com um punish.

E agora vem a parte interessante onde eu queria chegar: Throw teching.

Vou colocar os pontos nos "i's" no que toca a throw teching.

Em primeiro lugar: é impossível fazer tech on reaction pelas razões citadas acima. Se não fizerem a mais pequena ideia de quando vão ser thrown, e vos fizerem um throw, não conseguem reagir. O nosso cérebro não reage rápido o suficiente.
É como aqueles testes de merda na internet para ver os reflexos. Isso só deve ser feito 1 vez. Todas as outras vezes seguintes implicam "estar à espera que algo aconteça".

Se vos fizerem um throw e não souberem quando, vão comer com ele.

Então vamos distinguir as duas maneiras de fazer tech, e para que servem.

Em primeiro lugar, um throw tem uma janela de 7 frames para ser Tech'd DEPOIS de acertar. Ou seja, se vos fizerem um throw, têm 7f a partir do terceiro frame do throw do oponente para fazer tech. Isto é irrelevante em termos visuais. Não é algo que se consiga ver sem ser em slow-motion, obviamente. Mas importa por outras razões que já vou explicar.

No entanto, se vocês fizerem um throw e forem thrown no startup do vosso throw (porque o oponente começou o throw dele 1 frame antes de vocês, e apanha-vos no 2º frame de startup), então o jogo aceita o input do vosso throw como um tech.
Ou seja, têm na realidade 9 frames de tech window se fizerem um throw vocês mesmos. No entanto esta maneira de fazer tech, apesar das inúmeras vantagens, tem uma série de outras desvantagens. Também já lá chego.

Portanto no exemplo do parágrafo acima acontece algo deste estilo:
XXOO Opponent
  XXOO You

Onde X é o startup, e O são os active frames. E mesmo que tenham feito ao mesmo tempo, aplica-se a mesma regra: throws feitos no startup de outro throw (naquele espaço de 2frames), contam como tech hit.

Não esquecer que o backthrow do gouken é uma excepção no que toca a throws. Tem startup maior, e uma janela bem maior para fazer tech.

No que toca a fazer cr.tech, o caso muda de figura. Isto porquê? Porque não há throw startup. Ao invés disso têm o startup do crouching short (ou de outro move que usarem, que normalmente faz-se por não ser maior que o do cr.short... como sagat, akuma, ryu, que costumam usar lk+lp+mp, pois mp tem o mesmo startup que lk; se bem que isso nem sempre é preferencial, devido ao recovery ou frame advantage do outro normal).

Isto significa que um cr.tech tem sempre os 7f de startup e standing tem 9f. A diferença entre standing tech e crouching tech é só essa? Não.
Se fossem só os 2f de diferença, já seria qualquer coisa. Mas não é só esse o problema.

Vou agora enumerar as vantagens e desvantagens.

Standing tech:

Pros:

• [li]Se fizerem antes de tempo, sai-vos throw ou conseguem tech à mesma.[/li]
    [li]A janela é maior (9f).[/li]
    [li]Não há qualquer inconveniente em mashar throw, pois não tem um timing específico para ser usado desde que se use na janela "correcta".[/li]
    [li]Startup é igual para todos os characters[/li]
Cons:

• [li]Se whiffar, ficam 20 frames a chuchar no dedo.[/li]
    [li]Range issues (contra kara throws ou characters com mais range, tipo dhalsim/chun/rose, por exemplo)[/li]

Crouching tech

Pros:

• [li]Blocking low[/li]
    [li]Se o vosso crouching move for rápido (3f), corta muitos strings, ou throws com mau timing (delayed). Não esquecer que não podem ser thrown nos primeiros 2frames depois de recuperarem, portanto se bloquearem um normal que deixe a situação a 0/0 para ambos, e vocês fizerem um cr.tech de 3f com timing correcto, eles só vos podem apanhar com throw no primeiro active frame do vosso crouching tech (3º frame, portanto). E sim, se for o caso, throw wins (throw tem prioridade se o primeiro active frame do throw coincidir com o primeiro active frame do strike, ou simplesmente se o active frame do throw que ESTÁ IN-RANGE para fazer grab, coincidir com o active frame do strike que ESTÁ IN-RANGE para tocar no throwing opponent; technicalities and shit).[/li]
Cons:

• [li]Podem ser grabbed no startup do crouching move (e quanto maior o startup, pior). Executam o input do lk+lp, e de seguida são thrown, mas na realidade vocês não fizeram um throw, mas sim um normal, então o jogo não considera o startup do normal como um tech. [/li]
    [li]Pegando no que foi dito acima: cr.techs só fazem tech se forem usados depois dos 2 frames de startup do throw do oponente.[/li]
    [li]Can't be mashed, porque no fundo tem um timing específico. Se masharem têm uma série de buracos: startup do move pode ser thrown, e o recovery também (se whiffar-> baited, por exemplo).[/li]
    [li]Startup não é igual para todos os characters, o que significa que characters como o Abel (5f cr.lk) têm grandes problemas em lidar com teching (exceptuando os casos em que usam TT pois é invulnerável a throws).[/li]
Para resumir: o cr.tech funciona como um input de 1 frame que tem de ser reconhecido numa janela de 7 frames.
Standing tech funciona como um input de 4 frames (2 startup 2 active) que tem de ser reconhecido numa janela de 9 frames.

Quando utilizar qual, então?

Standing tech deve ser usado (e mashed... pelo menos 2-3 really quick presses... que em príncipio cubram um espaço de 9 frames para jogar pelo seguro) em situações onde queiram fazer throw, ou saibam que o throw vem aí. É sempre um gamble. Podem-se enganar e comer com frametrap. Podem ser baited e o oponente fazer shoryuken, backdash, whatever. É o jogo.
Mas regra geral: se souberem que o throw vai ser usado (e o oponente estiver perto), façam standing tech.

Situações onde standing tech é negativo: oponentes que façam low moves com grande frequência e cujo resultado seja péssimo para vocês. Quando utilizam characters cujo throw range seja péssimo (fazem throw, whiffa pelo range, mas o do oponente não, e vocês são thrown na whiff animation). Quando não estão em range para fazer o vosso throw, não tentem standing throw tech. É preferível fazer backdash mesmo que tenham quase a certeza que o oponente vai fazer throw.

Crouch tech deve ser usado se o oponente não tiver um excelente throw range, se não tiver tools para fazer punishes básicos a cr.tech (cammy tem merda de throw range, mas faz bons punishes a cr.techs, e Rufus idem aspas). Ênfase no "não". Cr.tech deve ser usado em situações onde não saibam quando vão comer com throw, mas saibam o padrão dos strings do vosso oponente.

É péssimo contra characters como Rose, Cody, Dudley, e outros que sejam bastante bons a variar no timing das Frametraps. Sai-vos cr.tech, e comem com counterhit. Péssima ideia. Cr.tech não é mais que um método para quebrar o ritmo do vosso oponente em situações 0/0 ao perto. Ou seja, eles estão em range para comer com o vosso crouching move, e não tem vantagem em frames sobre vocês. Se estiverem a 0/0 é suposto o vosso crouching move ser de 3f. Se for de 4f, por exemplo, dá jeito que o oponente esteja a -1 (e o vosso timing seja fenomenal).

Apresentando um exemplo: Rufus vs Abel. Abel está a ser pressionado por dive kicks e pode levar com throw a qualquer altura sem ter frame advantage para fazer um cr.tech.

Assess the situation:
Rufus não vai fazer low move (low seria cr.short que dá +3 on hit, e é raramente usado excepto se for para cancelar em EX galactic), portanto bloquear standing não tem grande problema.
Tentarem Tornado Throw é mais arriscado ainda que whiffar um throw. Comem com counterhit e o whiff é ainda maior.
Overall? Não têm grande opção a não ser um EX Roll mal o Rufus tente um dive kick.
Ou isso ou backdash. Podem também tentar standing close Fierce.

Tentarem cr.tech ou standing tech é sempre arriscado nessa situação.

Outra situação:
Rose faz slide e toca só com a ponta (frame advantage a dar com pau). Vocês estão de Rufus.
A Rose pode fazer crouching moves que vos vão acertar no startup de um jump (se tentarem saltar). Pode fazer um crouching jab cancelado em spiral, e se o crouching jab whiffar porque fizeram backdash, comem com o Spiral.
E pode fazer um throw, e vocês não porque não têm range.

Solução? Delayed cr.tech. Lixado? Yup.
Ou seja, não esperam pelo throw. Tal seria idiota, porque não o podem ver a sair. Simplesmente devem fazer cr.tech uns poucos frames depois do slide. Isso permite à rose fazer um normal e o vosso character bloquear (não sair cr.tech), ou fazer throw e vocês fazerem um tech ligeiramente mais tarde (o mais tarde possível na janela de 7 frames).
Melhor opção de todas? EX Messiah.

Questões?
[/quote]
«134567116

Comments

• Bem entao eu abro aqui o baile com um ganda video, que vai enteressar mta gente!!!!!

Aqui vai pessoal:
    http://www.youtube.com/watch?v=xBaepiYoYGw&feature=player_embedded#

Os 2 primeiros do Akuma, ja eu tinha esperimentado!! ^^

A parte: "OMG, a musica do Cody, ta mesmo bestial!!!"
  • Encontrei este videozito engraçado:

Super StreetFighter 4 Combo Movie Video
  • O sistema de combos no super parece tão mais flexível que no vanilla. Estou a adorar.

Ah, e o Bison a cancelar psycho crusher para Ultra tá épico de mais.
  • Grandas unblockable ultras, sim sr.
  • Eu vou dizer outra vez: Espero que a capcom não meta um patch para arranjar os unblockables. Tou só a dizer...
  • ??? Bison num cancela Psycho Crusher para Ultra2 i wish it did i really do.
  • [quote author=kee chak link=topic=2428.msg78876#msg78876 date=1272825382]
    ??? Bison num cancela Psycho Crusher para Ultra2 i wish it did i really do.
    [/quote]

tava a ver q dic tinha levado alta buff! hehe
  • kee chak, o que estás a achar do Gen no S4? Já tiveste oportunidade de o experimentar decentemente?

Já que és o único PTfighter que também o usa para além de mim gostava de saber a tua opinião  :P
  • Ai lol, que gafe.

É que vi os videos do Maj, só que como tava a ver em pequenino na frontpage da SRK, não reparei que foi a rosa do Dudley que lhe bateu no psycho crusher.

FUCK.
  • Acho o Gen overall bem mais forte neste.
    Mas atm estou no work, pausa para jantar :P

Depois logo a noite quando chegar a casa ja digo algo mais concreto, also ainda não fui ao training com ele so peguei nele para brincar um pouco e ser anitrolled :P
  • Pessoal, vou ao colombo agora, comprar o Super e vou ao cinema ver aquele filme com o Carrey. Quando voltar vou fazer um logótipo pró PTF, porque sem ofensa, isso tá me a magoar os olhos.
  • [quote author=Garuda-kun link=topic=2428.msg78884#msg78884 date=1272828138]
    Pessoal, vou ao colombo agora, comprar o Super e vou ao cinema ver aquele filme com o Carrey. Quando voltar vou fazer um logótipo pró PTF, porque sem ofensa, isso tá me a magoar os olhos.
    [/quote]

loool isso, vai trabalhar nisso e dpz participa no concurso ;)
  • [quote author=Kaze link=topic=2428.msg78885#msg78885 date=1272828513]
    loool isso, vai trabalhar nisso e dpz participa no concurso ;)
    [/quote]Con... curso?
  • [quote author=Garuda-kun link=topic=2428.msg78887#msg78887 date=1272828723]
    Con... curso?
    [/quote]
    yeeeees.... what?!
  • em que pontos é q o Ryu foi nerfado? pq eu ñ tenho reparado em nerf algum, o char nas mãos de alguém q o domine torna-se quase invencivél, tem prioridade sobre quase todos os golpes, tem o melhor poke do jogo, srk>fadc>ultra ainda entra, afinal o q é q nerfaram a esse gajo pá?!! maldita crapcom, tenho nojo dos ryus.

pronto, desabafei :P
  • [quote author=seqo link=topic=2428.msg79133#msg79133 date=1272972086]
    em que pontos é q o Ryu foi nerfado? pq eu ñ tenho reparado em nerf algum, o char nas mãos de alguém q o domine torna-se quase invencivél, tem prioridade sobre quase todos os golpes, tem o melhor poke do jogo, srk>fadc>ultra ainda entra, afinal o q é q nerfaram a esse gajo pá?!! maldita crapcom, tenho nojo dos ryus.

[/quote]

damage dos SRKs, prioridade dos golpes e srk trade poh ultra são alguns exemplos.. foi nerfado pq antes era broken e agora já n é, é "simplesmente" top tier..
  • Cody!!

Option-Select.com Presents: Cody

Este nao sei se ja tinha sido postado aqui!

SSF4 Week-One Combos: Day Three

Nao sabia que o Dic combina FADC Ultra.
  • [quote author=bojador_pt link=topic=2428.msg79158#msg79158 date=1272989306]
    MrBigStain (Guy) vs. TempLovesU (Akuma) Ex-Air fireballs + Raging Demon Combo 29 hits!

WTF!!!
    [/quote]

No waaaaaay!!!  :o :o :o por falar em broken  :confused:
  • calma por enquanto só funciona no guy e se ele estiver crouched. air fb super tb comba :)
  • ao que parece O Dic consegue combinar com os 2 ultras

SSF4 Week-One Combos: Day Two

Este fiquei WTF, como e que ele conseguiu meter o U2 do duley com animaçao toda.

http://www.youtube.com/user/sonichurricanedotcom#p/u/0/fkts8q23POk
  • [quote author=seqo link=topic=2428.msg79133#msg79133 date=1272972086]
    em que pontos é q o Ryu foi nerfado? pq eu ñ tenho reparado em nerf algum, o char nas mãos de alguém q o domine torna-se quase invencivél, tem prioridade sobre quase todos os golpes, tem o melhor poke do jogo, srk>fadc>ultra ainda entra, afinal o q é q nerfaram a esse gajo pá?!! maldita crapcom, tenho nojo dos ryus.

[/quote]
    http://www.multiopticas.pt/
  • L-M-A-O
  • Não o Bison não consegue meterem combo os ultras a não ser de um j. mp...

O que mostra nesses vids é o psycho crusher a ser interrompido por uma rosa do dudley.

Ou seja não é umsetup la muito viavel :P
  • Yup, didnt notice at first.
  • [quote author=Divine link=topic=2428.msg79165#msg79165 date=1272992813]
    http://www.multiopticas.pt/
    [/quote]

Lol epic...  GDN_taunt:
  • [quote author=bojador_pt link=topic=2428.msg79158#msg79158 date=1272989306]
    MrBigStain (Guy) vs. TempLovesU (Akuma) Ex-Air fireballs + Raging Demon Combo 29 hits!

WTF!!!
    [/quote]

:o :o :o :o :o :o :o :o
    HEINNNN??????!!!!!!! So agora é que vi isto! WTF is that sh*t???????!!!!!!!! Alguem tem mais informaçao sobre isto??? Vou ja po training mode...!!!
  • Tentei fazer e não consegui, mas tbm n tentei muito...
Sign In or Register to comment.