Destin- Guia e técnicas avançadas para Sakura.

edited January 2011 in Street Fighter IV
Bem pessoal, tenho jogado com a Sakura desde a data de lançamento e reparo que a maior parte das pessoas não sabe nem o que fazer CONTRA ela ou COM ela. Por isso decidi que traduzir , optimizar e adaptar o Guia do Destin (http://www.shoryuken.com/showthread.php?203740-Destin-s-Sakura-Advanced-Play-Guide) era a melhor coisa a fazer. bem, lá vamos. As coisas entre [ ] são notas minhas.<br /><br />Legenda:<br /><br />LP,MP,HP =  :lp: :mp: :hp: respectivamente;<br />LK,MK,HK =  :lk: :mk: :hk: respectivamente;<br />Shunpu/Tatsu =  :qcb::1k:<br />Shou =  :dp: :1p:<br />Otoshi =  :dp: :1p: ~ :1p:> :1p:> :1p:<br />cl = close/perto<br />cr = crouch<br />jn = jump neutral<br />
<br /><br />Introdução do Destin:<br /><br />
Bem, deixei de jogar com a Sakura, porque acho que é uma personagem tanto aborecida para jogar como em design (sendo a última razão a maior). No entanto mudei-me para o Vega, por isso não espero ganhar nenhum torneio tão cedo.<br /><br />De qualquer maneira, pensei em partilhar algumas das coisas que aprendi no caminho. Tenham em conta que as minhas opiniões sobre a Sakura são bem diferentes das do Sabre [outro jogador de Sakura que venceu tanto o Valle como o Gootecks na EVO 09] e ele conseguiu melhor colocação em torneios do que eu alguma vez consegui. Não tenho exactamente sido um preguiçoso, passei uma grande parte do meu tempo a jogar contra varios da East Coast, e joguei várias horas contra o Arturo, por isso sou bem sólido no match-up Seth/Sim.<br /><br />Esta guia não é suposto ser compreensivo, se vocês quiserem isso, eu podia fazer, mas levaria um bom tempo. Acho que a maior parte das pessoas tem uma ideia de como usar a Sakura [resets, links, set-ups]. Eu vou tentar preencher as lacunas que eu vejo em cada Sakura, embora este guia se tenha tornado bem mais básico do que eu queria à medida que escrevia. As minhas desculpas.
<br /><br />Combos avançadas que devias fazer mas muito provavelmente não fazes<br /><br />
<br />nº 1) O maior truque aqui que eu não vi ninguém a usar é
HP.Shou xx FADC &gt; cl.HP -&gt; Bread n Butter
. A BnB a que me refiro é: <br />
HP xx lk.tatsu &gt; cr.HP xx EX.tatsu &gt; j.HK
Esta combo funciona em todas as personagens e deve ser a tua BnB, especialmente como punisher. <br /><br />A ideia geral foi tirada de um post sobre usar o lp.Shou em combos, que faz menos dmg e não te dá a possibilidade de fazer nenhum link a seguir. Tecnicamente, o mp.shou é o mais forte, mas o HP.shou percorre mais distância e dá-te mais tempo para o hit confirm e para o FADC [FADC no terceiro hit], definitivamente recomendado. Torna as FADC combos com o hadouken basicamente obsoletas.<br /><br />Tem o uso obvio para maximizar o dano em cada combo
j.HP &gt; Hp xx EX.shou xx FADC &gt; cl.Hp xx lk.tatsu &gt; cr.hp xx EX.Tatsu &gt; Ultra/Otoshi/j.HK para ~600 de dmg
. muito mais importante do que isto, é tornar qualquer poke com cr.mk xx HP.Shou em ~440 dmg com reset! isto muda completamente o quão ameaçadores os pokes da Sakura são. Qualquer ataque que consigam fazer o buffer [fazer o input do ataque seguinte durante a animação do ataque anterior] do shouoken torna-se um possível fim de combate. isto significa lk, cr.lk, cr.mp e cr.mk. Explico depois como fazer o buffer mais facilmente nestes ataques.<br /><br />Também se involve em punishes. Se defenders uma UpBall do Blanka, podes fazer doer. (..) Não tenho o jogo comigo, mas diria à volta de 440 dmg com reset. É uma diferença enorme de dano [a comparar com um simples cr.mk xx HP.Shou]. <br /><br />um dos problemas com o ultra da Sakura é que, ao contrário do Sagat e do Ryu, que conseguem o ultra numa situação onde não conseguiriam fazer mais qualquer dano [SRk xx FADC > Ultra], a Sakura so consegue fazer a combo com o Ultra quando a maior parte do dano já foi feito. No fim, o Ultra so adiciona ~60 dmg a uma combo que faz ~400 no total, enquanto o Ryu e o Sagat maximizam a situação e adicionam ~300/400 numa situação em que só conseguiriam ~150 dmg. MAS, com esta combo [^], consegues à volta de 250 dmg, e um mix-up [reset], numa combo que de outra maneira só faria ~200 dmg.<br /><br />Se o oponente bloquear o Shouoken, faz o FADC para a frente. Sais a +0 de frame advantage, mas o facto de saberes a frame data do teu dash e o teu oponente não, coloca-te em vantagem nesta situação [a menos que ele esteja a dar-lhe no MASH!!!11!!]. Segue com cl.HP xx lk.tatsu. cl.HP tem 3frames de start-up, a menos que eles usem o SRK vais vencer ou trocar hits com qualquer coisa que eles façam, muito provavelmente a teu favor. Quando/Se eles começarem a defender depois do FADC, faz FADC > Throw; FADC > lk.tatsu, FADC > lp > pressure. Whatever, sejam creativos.<br />
---<br />
nº 2) Parem de acabar as combos com otoshi + EX.Tatsu Mix-ups <br /><br />Há poucas boas razões para acabar as combos em otoshi. Primeiro, faz 160 dmg, j.HK faz 100, com mais ou menos 240de stun a comparar com os 200 do j.HK. pessoalmente, mesmo com as diferenças em Stun e dmg, ainda iria com o j.HK ou j.HP, por que ambos abrem mais opções do que o Otoshi. mas fica ainda pior para esses ataque m***oso [lol, Destin...]. otoshi conta como 3 hits para o dmg scaling. Por isto é que só faz 160 dmg em vez de 168, O último hit vale 80&% enquanto os outros dois valem 100%. mas estes dois a 100% são enganosos. <br />Digamos que fazes EX.Shunpu > j.HK ou Otoshi. O dano no j.HK. vai estar a 100%. [dmg scaling só começa a partir do segundo hit] Com o otoshi vai ser 60(100%), 60(80%), 48(70%), que dá ao todo 142 dmg. por isso agora a diferença são só 42 pontos entre as duas opcões, com pouco jogo de okizeme em seguida.<br /><br />mas fica pior as medidas que as combos ficam maiores. O ataque tem 2 grandes problemas. 1, no fim da combo, o scaling deve estar mais ou menos a 40% [antes do otoshi], por isso a diferença de 42 pontos vão mais ser 24. O problema nº 2 é que o dmg scaling fica maior com CADA hit, e os 3 hits do otoshi só pioram isso. A queda de 80% para 70% é de 12.5% em dano . De 20% para 10% é 50% do dano total. O scaling fica maior com cada hit, e se o otoshi está a fazer 40%, 30%, 20%, vão ser por volta de mais 10 pontos de dano em relação ao j.HK, com sorte. Agora estás a abdicar de bom posicionamento e mix-ups por 10 pontos. parabéns!<br /><br />o follow up com j.HK é para personagens em que podes fazer imediatamente o dash e passar por baixo para o outro lado do oponente, ou dar um pequeno passo atrás > dash e não atravessar o oponente.<br /><br />o follow up com J.HP é tentar o cross-up com j.lk, ou dar um pequeno passo atrás e fazer o fake-cross-up com o j.HP. <br /><br />Se por acaso tiverem a planear conseguir o stun EXACTAMENTE com o último hit do otoshi, este fará com que o scaling tenha ainda mais 3 hits para contar, contra o hit único do j.HK.<br /><br />Mesmo não usando o j.HK ou j.HP, eu acho que até um j.lk é melhor que um otoshi. [j.lk é um dos ataques que começa o jogo de mix-up da Sakura. leva a uma escolha 50/50, forçando o oponente que adivinhar pra que lado defender]<br /><br />Se tiverem a distância do j.lk certa, essa m****é impossível de ver [o mix-up 50/50], eles têm que adivinhar. J.LK também permite fazer um backdash ao último segundo se esperares um Mashryuken. Se eles fizerem um SRK, tu queres que seja o fim do combate, ou o teu jogo de ataque é patético.
---<br />
3) Faz as combos certas, para de ser preguiçoso.<br /><br />Sem pegar no jogo por volta de 2 meses, ainda consigo pegar na Sakura e fazer os links de 1 frame com 95% de acuracia. Não há desculpas, estes links são importantes. Algumas pessoas dizem que a diferença de dmg não é assim tão grande (mas é, especialmente considerando que é dmg de graça, o melhor tipo de dmg), ou que é difícil de mais (não é, aprendam o P'linking). para além destes dois, a diferença em stun é gigantesca, um dizzy pode conseguir ainda mais dmg ou acabar de vez um round. <br /><br />Agora as outras reclamações: "A diferença de dmg não é assim tão grande". Se estiverem numa situação onde vão acertar um cl.HP, vai haver uma grande diferença se fizerem
clHP xx lk.tatsu &gt; cr.HP xx EX.Tatsu
Em vez de
cl.HP xx EX.Tatsu
. Outra vantagem de fazer combos com mais links é que isto vai equilibrar o dmg scaling no último ataque da combo [Que como já aprendemos é um j.HK e não um otoshi]. Sozinhos, este passo 3 e o passo 2 parecem ser pequenas mudanças, mas usados em conjunto são verdadeiramente bons. O dmg Extra de um otoshi parece bom se a combo for pequena, mas por outro lado, se planeias acabar uma combo grande com um Otoshi, o dano não foi maximizado. Mas quando juntos, consegues todo o dano, ou até mais, que terias obtido de uma combo pequena + Otoshi, e abres a oportunidade para mix-ups. Tudo com mais stun, ganhas mais meter E empurrando o oponente cada vez mais para o canto. Não é tão trivial agora pois não?<br /><br />Outro argumento que defende usar o st.lk em vez de um cr.HP: A vantagem do st.lk é que este sai em 3 frames, tornando o link de lk.Tatsu > st.lk 2 frames,  enquanto o cr.HP é um link de 1 frame. Mas, o st.lk não pode ser P'linkado, enquanto o cr.HP pode, tornando o link de 1 frame num link de 2 frames, fazendo os dois terem mais ou menos a mesma dificuldade. P'linking é muito bom se alguma vez jogaram Guilty Gear, uma vez que é igual aos option Select throws do GG. O truque é carregar os dois botões com um intervalo infímo entre os dois [mesma velocidade de um Kara throw e é uma técnica de stick, obviamente]. Vão ao training mode, liguem os inputs e vejam se na lista aparece:<br /><br /> :mp: :hp:<br /> :hp:<br /><br />mesmo só tendo carregado uma vez no botão, conta como dois inputs em frames consecutivas, tornando os links mais fáceis. para mais sobre P'linking, vão ao sticky [ http://www.shoryuken.com/showthread.php?186686-Plinking-Tsuji-Style-KARA-BUFFER-Inputs-for-Easier-Links-and-More%21 ].<br /><br />Adicionalmente a serem os dois da mesma  dificuldade com a ajuda do P'linking, st.lk faz 30 dmg contra 100 do cr.HP. isto é uma diferença e 70 pontos (50 a contar com dmg scaling). mas também há um aumento significativo no stun e no meter.<br /><br />Agora, a primeira combo que eu disse, com o FADC depois do Shouoken > etc é difícil. Tem 3 links de 1 frame. mas com P'linking nos HP, agachados ou em pé, mudam todos esses 1 framers em 2fs, o que é fácil [a sério pessoal, é bem fácil, até com lag online dá pra fazer].<br /><br />As outras optimizações de combos são básicas: como ir de um cr.lp para um cr.mk em vez de um st.lk. Não há razão para fazer essa m**** do CvS2, isto não é o CvS2. O link do cr.mk é fácil, faz mais dano, vai mais longe, é low, etc...<br /><br />não tenho nada contra os links com st.lk, cr.lk ou whatever, mas estes têm lugar juntamente com o cr.HP, não servem de substituto.<br />
---<br />
4) Façam o buffer de Shouokens em mais do que só cr.mk!<br />Dá pra fazer o buffer de Shouokens num st.lk, cr.lk, e cr.mp quando usado como um counter poke ou punisher. isto combinado com a combo no passo um torna qualquer counter-poke ou punish em muito dano.<br />Por agora provavelmente estás contente com cr.mk pokes. Isto é bom por uns tempos, mas eventualmente vais querer um ataque que seja mais difícil de "castigar" em whiff, que tenha menos recovery frames ou funcione melhor contra certos ataques. Todos estes ataques podem-se tornar em muito dmg e vale a pena tentar usar coisas diferentes.
---<br />
5) Contem o stun!<br />A seguir ao ELF, a Sakura é a que mais beneficia de contar o stun neste jogo. O que podes não saber é que sempre que consegues uma combo (assumindo que fazes as combos de rei que eu disse, nada de só HP xx EX.Tatsu), depois um reset com sucesso, deixa-te praticamente uma vitória contra uma personagem com Stun normal. isto porque o teu último mix-up pode ser um high/low instantâneo, 50/50. O objectivo é deixar o inimigo a cerca de 200 pontos de ficar dizzied, e depois fazer o mix-up com um j.HK instantâneo [Salta para trás e pressiona imediatamente HK], ou uma série de lows. Ao fazer com que o stun ocorra no princípio da combo, fazes com que o dmg a seguir ao stun não tenha qualquer scaling, em vez de conseguires uns patéticos ~1'00 dmg de extra. <br /><br />Para fazer o setup do j.HK overhead instantâneo,
Whatever &gt; EX.Tatsu &gt; lp.Shouoken &gt; mp.Shouoken
. A seguir a isto vai para perto do inimigo. Se fizeres o j.HK na primeira frame do wake-up do oponente, vais acertar como overhead, uma vez que esta primeira frame conta como em pé [esta é também uma técnica muita utilizada por personagens como a Chun-li e o Boxer]. Se eles tivessem a defender low, conta como overhead e consegues 200 stun + 100 dmg e um dizzy. isto é rápido demais para ser visto, por isso é um mix-up 50/50 para a defesa. Muito provavelmente vai funcionar em toda a gente por um bom nº de vezes. Go high.<br /><br />Este setup é ainda melhor porque a este ponto, o oponente está a 1 hit da morte até que pares a tua ofensiva [deixando assim o stun descer]. Um backdash pode ser apanhado com o HK da Sakura, o que leva a um dizzy. Um throw > dizzy. Um overhead > Dizzy. É uma posição muito poderosa para a Sakura.<br /><br />um problema com o high/low instantâneo é um quick rise depois do knockdown. Pode ser difícil reagir e se não reagires a tempo não tens o mix-up e perdes todo o stun. Em vez de tentar reagir a personagem a fazer um quick rise, o que é muito difícil para algumas, fica atento ao sinal de Technical que aparece no ecrã, por baixo da health bar, do lado do oponente. Fácil de ver, aparece imediatamente e ajuda muito o tempo de reacção.
<br /><br /><br />---<br />É tudo por agora pessoal. Vou reservar uns posts a seguir para traduzir o resto da info toda. Raio do Destin tinha que ter tanto conhecimento... Façam threads para as vossa personagens também! Transmitam o conhecimento!!!! Talvez assim vejamos um Tuga na EVO '10

Comments

• Reervado
  • Reservado
  • Último Reservado<br /><br />E divirtam-se agora.
  • Muito bom dude! Continua o bom work ;)
  • Welcome. Bom projecto, e para uma char bastante underraated. Força com isso.<br /><br />e já agora,<br /><br />
    Tenham em conta que as minhas opiniões sobre a Sakura são bem diferentes das do Sabre [outro jogador de Sakura que venceu tanto o Valle como o Gootecks na EVO 09] e ele conseguiu melhor colocação em torneios do que eu alguma vez consegui.
    <br />http://www.youtube.com/watch?v=JZH1N81rhrk#<br />
  • Ah, brigado por postares o link do video Darini. Esse combate ganhou melhor match de 2009 do shoryuken.com<br /><br />E eu espero converter alguém daqui pra jogar com a Sakura. há alguém para além de mim que o faça?
  • Hmmm...o Skryba jogava com ela. Eu ando a dar-lhe uns toques ultimamente, mantenho a Chun Legs e vou experimentando outros bonecos. Ultimamente eh mais Chun, Gouken, Seth e Sakura, estando os ultimos 2 em training lab ainda ^^
  • Viper ou nada. :P
  •   Não jogo com a Sakura mas gostava!!! Até parece ser muito fixe  ;)
  • on 1262876258:
    <br />Viper ou nada. :P<br />
    <br />QFT<br />best char in the game  :P
  • Eu tentei jogar com a Viper. Cheguei a ficar noites acordado a tentar aprender as coisas mais básicas, mas os níveis de excução são grandes demais para mim. pelo menos aprendi a fazer o FFF e o meterless FADC muita bem.<br /><br />Ainda quero tentar voltar a jogar com a ibuki. Espero que não a tenham estragado no SSF4 mais do que a estragaram no 3s.
  • boa iniciativa! estou a pensar criar um topico sticky com estes (e outros eventuais) guias para as personagens. nele estariam os links para os vossos tópicos. para não pôr todos em sticky pq ficaria mt coisa, mas para também lhes dar relevo uma vez que serão mt uteis para quem quer pegar nas personagens, que me dizem, Garuda-kun, Nevan? ;)
  • Boa iniciativa Kaze!<br /><br />E para quem tá a ler, amanhã vou fazer mais updates. Eventualmente vou ver se traduzo o mini guia da eventhubs, se não der pelo menos meto um link por aqui.
  • Garuda, explica-me uma cena pff. Tou a tentar fazer p FADC de dp de um H.DP e aquela cena eh suposto ao 3º ser mm dificil fazer o Dash dp do cancel? N tenho dificuldades com os FADC's e dsd que jogo com stick ainda menos, mas se calhar tou a fazer algo mal : \
  • É um link muito difícil. O FADC é fácil, mas tens que fazer o standing close  GDN_CapcomHP: Assim que sais do dash. 1 frame. 2 com Plinking.
  • on 1262824621:
    <br />Ah, brigado por postares o link do video Darini. Esse combate ganhou melhor match de 2009 do shoryuken.com<br /><br />E eu espero converter alguém daqui pra jogar com a Sakura. há alguém para além de mim que o faça?<br />
    <br /><br /><br />Eu já conhecia o vídeo e o destin's guide mas só a pouco descobri o ptfighters :S<br /><br />de qualquer forma Garuda-kun respondendo a tua pergunta a minha main é a Sakura e também  jogo com ela! :D
  • Pessoal, sei que já ninguém aki joga com a sakura, mas sinto-me na responsabilidade de acabar isto, e assim o farei :P<br /><br />engraçado ver estes posts de quando mal entrei aki. tudo tão diferente.
  • on 1293935424:
    <br />Pessoal, sei que já ninguém aki joga com a sakura, mas sinto-me na responsabilidade de acabar isto, e assim o farei :P<br /><br />engraçado ver estes posts de quando mal entrei aki. tudo tão diferente.<br />
    <br /><br />Eu so jogo po fun mas acho que devias deixar o tópico na mesma é um tópico muito informativo.<br /><br />PS: Podes crer foi uns dos primeiros posts que fiz que tempos :P
  • Muito bom tópico, é uma excelente iniciativa, criar tópicos deste género.
This discussion has been closed.