Torneio Anipop de Soul Calibur IV - 2008-12-13

edited November 2008 in Arquivo 2008
O clube de vídeojogos da Anipop tem o prazer de anunciar a organização de um torneio do jogo Soul Calibur IV (PS3), a ter lugar na sede da Anipop, em Paço de Arcos, no dia 13 de Dezembro de 2008, a partir das 14:00.<br /><br />O torneio obedecerá às seguintes regras:<br /><br />- O torneio terá um formato por eliminatórias.<br />- Nos quartos de final e eliminatórias inferiores, os encontros serão decididos à melhor de 3 combates, cada um com 5 rounds de 60 segundos.<br />- Nas meias finais e finais, os encontros serão decididos à melhor de 5 combates, cada um com 5 rounds de 60 segundos.<br />- Não são permitidas as personagens Yoda ou Darth Vader, nem personagens personalizadas ou de bónus.<br />- Os jogadores podem mudar de personagem em cada combate.<br />- Os jogadores podem usar os seus próprios controladores, ou os que são fornecidos pela organização.<br />- Todos os combates serão sem handicaps, sem selecção de armas e sem selecção de cenários, e com as restantes opções nos seus valores por omissão.<br />- Pausar o jogo ou carregar no botão PS durante o combate é penalizado com uma derrota num round.<br />- São proibidas combos infinitas, sob pena de penalização com derrota no combate em que ocorrer.<br /><br />As inscrições devem ser feitas por eMail para o endereço sc4@anipop.org. A taxa de inscrição é de 2€, a pagar à chegada ao local. Aceitam-se também inscrições no local.<br /><br />O torneio terá lugar apenas se forem recebidas pelo menos 8 inscrições por eMail, e terá um máximo de 32 participantes.<br /><br />O vencedor levará para casa um prémio com o valor mínimo de 50% do total das taxas de inscrição correspondentes às inscrições feitas por eMail. O restante dinheiro angariado reverterá na totalidade para a associação Anipop.<br /><br />Dito isto, esperamos pelas vossas inscrições e pela vossa presença!
«13

Comments

• Boa iniciativa! =D <br />Pena é ser a data que é, que não dá para mim ;_; mas a melhor das sortes para o torneio! :thumbsup:<br />Só um pormenor visto ser um torneio a dinheiro:<br /><br /><br />
    on 1226969778:
    <br /><br />- Jogo repetitivo ou combos injustas são penalizadas, ao segundo aviso do árbitro, com uma derrota num combate.<br /><br />
    <br /><br />Como assim? O que é considerado jogo repetitivo? E o que são combos injustas? ???<br />
  • on 1227007883:
    <br />O que é considerado jogo repetitivo? E o que são combos injustas? ???<br />
    <br /><br />Jogo repetitivo será considerado retirar mais que 50% de energia do adversário consecutivamente, ou um total de mais que 75% num único round, utilizando de forma repetida o mesmo golpe.<br /><br />Por combos injustas quero dizer combos que permitam retirar mais que 75% da energia máxima do adversário sem possibilidade razoável de resposta.<br /><br />Para ambos os casos, haverá um primeiro aviso sem penalização, para que os prevaricadores saibam qual é o critério utilizado.
  • on 1227012149:
    <br />Jogo repetitivo será considerado retirar mais que 50% de energia do adversário consecutivamente, ou um total de mais que 75% num único round, utilizando de forma repetida o mesmo golpe.<br /><br />Por combos injustas quero dizer combos que permitam retirar mais que 75% da energia máxima do adversário sem possibilidade razoável de resposta.<br /><br />Para ambos os casos, haverá um primeiro aviso sem penalização, para que os prevaricadores saibam qual é o critério utilizado.<br />
    <br /><br />wtf??!! banir combos de um torneio de fighters! parece-me weird  :confused: :confused:
  • Options
    É injusto. Em relação a repetir golpes.. Banir algo que faz a diferença entre quem joga bem e joga mal é completamente contra o critério geral de justiça! Porque um jogador, em competição seja em jogos de consola, desporto, ou outra coisa quaquer.. tem todo o direito de se aproveitar daquilo a que se apercebe que o adversário tem maior dificuldade em responder.<br /><br />Quanto aos combos compridos, ainda mais injusto é! Esse tipo de combos, se é que existe em SC, é sempre complicadíssimo não só de arranjar uma abertura para o colocar, como de aperfeiçoar todo o timing inerente entre cada golpe. Estamos a falar de coisas que levam horas de treino único para se conseguirem fazer, e cá vimos, é algo que faz a diferença entre quem merece ou não ganhar e devido à rara regularidade que existem, não se vai tornar nada broken.<br /><br />Quanto à minha presença, a data pré-Natal complica bastante mesmo. Mas mesmo assim vou tentar. Gostei de estar no de SSBB xD e SSBB era mesmo para o fun, agora SC já é mais a sério xD
  • Em relação à providência de jogo repetitivo: porque é que existe uma regra de fora-de-jogo no futebol? Afinal de contas, colocar jogadores o mais à frente possível é, à partida, algo de totalmente legítimo e vantajoso, tendo em conta as restantes regras do jogo. É injusto! E contudo, todos nós sabemos o que aconteceria se essa regra não existisse no futebol. Logo, a resposta é: a regra existe para tornar o jogo mais interessante. Muitos e muitos desportos têm providências nesse sentido. E é a mesma coisa aqui.<br /><br />Em relação às combos longas, muitos torneios têm providências contra combos infinitas/totais. Admito que eu quis ir um pouco mais longe porque sei como qualquer um como é frustrante estar na ponta da espada durante uma dessas combos, e logo os 75% em vez de 100%. Se houver de facto uma opinião predominante contra esta providência, eu posso ceder nesse aspecto, mas combos de 100% serão definitivamente proibidas. Não quero que ninguém perca um round inteiro por causa de uma só aberta.
  • Options
    Combos de 100% são considerados infinitos, e esses vêm sempre de erros de concepção do jogo que mal haja oportunidade os criadores apagam com patches. Em SC4 não há disso, por isso aí não há crise ;)<br />Algo me diz que esta crise dos combos que tiram a vida quase toda vem de Tekken, é o único jogo que conheço que tem disso a dar com o pau.<br /><br />Usando comparações de futebol, nomeadamente fora-de-jogo... Eu consideraria mais a repetição de golpes como sendo a armadilha de fora de jogo. Usar a maneira como o jogo se compete, para ter uma vantagem sobre o adversário. Se a oposição não arranjar maneira de fugir dela, fica sempre a perder e com justiça porque é algo que faz parte. E se após algumas tentativas de "experiência" o ataque continua sem arranjar solução, a defesa dessa equipa usa-a em abundância para tirar vantagem dessa fraqueza do adversário.<br />Mas tanta complicação realmente pode ser desnecessária, afinal de contas quem vai estar a repetir golpes com demasiada frequência é apenas quem não tem um nível muito alto de jogo, logo contra alguém com mais experiência vai ter hipóteses menores.<br />Aliás, agora que penso, impedir essa "táctica" da parte deles até poderá desquilibrar ainda mais as possibilidades de ganharem :S
  • lol apoio mto a iniciativasem duvida ;)<br /><br />Mas agr...lol por amor d deus..."jogo repetitivo ou combos injustas serao penalizados"?? lol O_o d00d, tudo o k n seja erro ou bug do jogo (exemplo d infinitos, ou combos k matem sem hipotese mm, ou bugs k prejudikem/deem vantagem a certos chars e k s sabe mm k eh 1 erro) ai sim, deverah ser banido. Agr impedir 1a pessoa d fazer combos por tirarem mta energia, ou ainda pior d tirar 50% da energia d d seguida ao oponente???!! @_@ wtf?<br /><br />S o oponente comer cm o mesmo golpe xs seguidas p/ perder 50% da vida merece perder -_- nuff said.<br /><br />E outro ponto, "personagens d star wars banidos"... huh? estao a banir o apprentice tb? Teem noçao k ele n tem absolutamente nd d broken ou k o faça overpowered, antes pelo contrario, right? E mm o vader, neste momento jah n sei s deverah ser banido 1a x k agr jah pode ser escolhido em ambas as consolas, e tal como o apprentice n tem nd d overpowered. Mas nesse sentido ainda entendo k banam pk ainda n foi testado como deve ser em torneio tto kto sei, pois soh ha mto pouco tempo eh k saiu o patch pa esolher na 360 e dai deixou d ser console exclusive. Agora o apprentice, for cryin out loud >_><br /><br /><br />Espero k reconsiderem mudar esses 2 aspectos das regras, sn n esperem k o torneio seja levado a serio pela comunidade d competidores d fighters, pk por alguma razao n s costumam inventar regras ou banir chars sem razao..pk ao fazer isso o torneio deixa d ser levado a serio, pois n eh justo simplesmente. S considerarem mudar isso eh bem provavel k eu vah ao torneio, pois jah estou ha 1 tempito ah espera d competiçao no game, e axo 1a iniciativa mto boa..mas com regras assim nem dah vontade d competir IMO.
  • Options
    Hm.<br /><br />Em competição o Apprentice nunca foi sequer considerado ser banido por ser uma personagem completamente regular e normal. Quanto ao Vader e ao Yoda, foi a votos lá pelos US e decidiram mantê-los porque apesar de estranhos, são tão maus que não vai mudar nada.<br /><br />E pois, tal como o Skryba também manifestou, digamos que essas regras contra-natura para impedir golpes normais e válidos vai mesmo dificultar a vontade do pessoal daqui ir. :/ E é que até mesmo em jogos casuais, entre quem não leve aquilo a sério, duvido que caiam bem.<br /><br />EDIT: Isto não muda a minha intenção em ir, porque seja para a diversão ou para competição eu alinho sempre que dou valor às duas vertentes. Mas por aqui o mais comum de encontrar é gente que só quer competição.
  • epah lol também estão a exagerar... Concordo que essas duas regras são idiotas para os nossos standards mas daí a não ir especificamente por causa disso é alta lolada  :baby: Qualquer um de nós é capaz de contornar essas regras e mixar um bocado o jogo para manter ilusões se é isso que o organizador acha que dará um melhor ambiente ao torneio ::) <br /><br /><br />Competitivamente preocuparme-ia muito mais o facto de ser um torneio em single elimination sem seeds, logo aí o factor sorte no sorteio vai ser de extrema importância no resultado final do torneio, sem contar com o facto de que grandes combates podem acontecer muito antes da final. <br /><br />Quanto a chars de Star Wars não opino, não tenho o jogo nem conhecimentos suficientes para isso. <br />Eu só não vou porque em Dezembro é muito dificil mesmo, mas apoio completamente este tipo de iniciativas.
  • n eh 1a completa lolada d00d. Meter regras k limitem a maneira como 1a pessoa eh suposto jogar eh just plain wrong. N tarda tao a considerar castigar kem faça mtos ring outs, ou proibir o uso de critical finishers ou crlh! Isso sao cenas k n teem kk sentido, tal como akelas 2 regras tb n teem kk sentido.<br /><br />Ha certos chars k sao mm feitos p/ serem jogados d1a maneira relativamente repetitiva. Por acaso eu n tenho esse tipo d jogo, nem nc seker abuso d moves, nem uso chars k tenham combos specialmente damaging, portanto essas regras n m irim afectar minimamente. Eh simplesmente por 1a kestao d principio!<br /><br />Tdo o k existe n1 jogo, desde k n seja game breaking, k n dê escessiva vantagem a 1 char ao ponto d o fazer overpowered, ou k n seja 1 bug, nc deve ser banido. Period.<br /><br />Kto aos chars, n concordo minimamente com a ideia d n banir o yoda pk n eh tao fraco k ng o vai escolher, pk isso eh 1a desculpa esfarrapada p/ n o excluir. S eh pa ng o escolher entao k s deixe explicito k mm k s keira, n o podem escolher! O char kebra completamente o jogo mm, n por ser forte d maneira nenhuma, mas simplesmente pk 1 combate em k o char entre estah ah partida doomed a ser 1 combate d merda, em k metade dos golpes n conectam como deve ser, n s pode agarrar, e vai ser 1a poke fest sem kk conteudo ateh o char morrer -_- N encaixa d maneira nenhuma no sistema do jogo.<br /><br />O vader jah eh outra kestao, eu concordo com k n seja banido pk ainda n vi nd nele k justifike bani-lo. Ateh agr era banido pk era console exclusive, e kem tinha 360 n podia jogar com/contra ele, agr k jah estah disponivel nas 2 consolas, n ha razao pa banir. Tal como o apprentice nc teve razao p/ ser banido.
  • Options
    on 1227035041:
    <br />Competitivamente preocuparme-ia muito mais o facto de ser um torneio em single elimination sem seeds, logo aí o factor sorte no sorteio vai ser de extrema importância no resultado final do torneio, sem contar com o facto de que grandes combates podem acontecer muito antes da final. <br />
    <br /><br />Oh mas isso como isto é um torneio na descontra e não propriamente um campeonato nacional como os nossos torneios são levados... o pessoal daqui iria lá para ganhar experiência de jogo e não para ganhar. Por isso perder ou não, nem é muito relevante.
  • Sou completamente contra essa regra como é de esperar, mas não deixo de desejar o melhor para a tua iniciativa Myke. :)<br /><br />Thumbs up.
  • Acho que se nem é para competição nem é para ganhar experiencia...então como se pode ganhar experiencia se não se pode usar os golpes.<br /><br /><br />Eu jogador B não tenho culpa que noob A leve 332413241234134 x com o mesmo golpe...Ou seja que eu tenho a culpa de ele n saber defender??<br /><br />Bem isto se fosse no Vk1 passado o meu ff+2 do lagarto era proibido,Já que eu fazia bué vezes porque faz parte da minha toolbox...mix ups e tal.<br /><br />Completamente contra a regra e pronto compreendo que esta regra surja porque as pessoas não percebem bem como os fighters funcionam.Mas basicamente é como o skryba disse.<br /><br />O que faz de um fighter interessante é a sua complexidade e o poder aprender muito...Lá está aprender.Quem não sabe merece levar com os golpes é injusto para quem tem horas de treino estar a jogar perfeitamente legal e ser penalisado dessa maneira lol .<br /><br />Mix ups e combos faz parte de um fighter.A toolbox por vezes exige que um certo movimento tenha que ser bue vezes aplicado para abrir espaço a outros com outras caracteristicas aka "mix up" fez-se magia. Mas isto só funciona vs jogadores a serio claro o "mix up" n existe para noobs .provavelmente não saberá defender por "baixo".<br /><br /><br />;) boa sorte para o torneio na mesma .
  • Dada a reacção generalizada, vou alterar o regulamento em conformidade. Espero que a nova versão seja mais palatável. :P
  • Options
    Obrigado pela facilitação e acho que convém pedir desculpa em nome da comunidade ^^; aqui leva-se a competição e a justiça inerente a ela demasiado a sério.<br /><br />Deu para ver que foi lido na generalidade até pela alteração no Apprentice, mais uma vez obrigado. :)
  • Tudo ok, n vejo razao p/ n concordar com as regras agr ;) Apenas a cena da selecçao d armas. 1a x k a selecçao apenas afecta o aspecto das armas no modo VS normal, e eh feita n no ecran mas na criaçao d fatos pos chars. Assim n s poderao usar os fatos criados...Isto n eh 1 problema propriamente dito, n vai afectar em nd a jogabilidade nem o decorrer do torneio, eh soh 1 pormenor p/ o caso de kereres alterar :P<br /><br />D resto, algum ppl disse k eu falei 1a beca bruscamente d+...espero k n leves a mal, nem penses k estou a tentar desencorajar a iniciativa, nem nd disso, antes pelo contrario soh falei assim p/ tentar deixar bem claro o meu ponto, pois soh irah ajudar à aderencia ao torneio, e ateh ao show e credibilidade do proprio torneio.<br /><br />D resto, s tudo correr bem podem contar com a minha presença no torneio, + tarde faço a inscriçao por mail ;)
  • Way to go Myke, sempre conseguiste organizar isso. Thanks a bunch e espero que seja um sucesso. Count me in! Calha mesmo bem porque é Sábado e já meti férias a partir de dia 15 ^^<br /><br />Quanto a essa situação das regras, foram claramente elaboradas por pessoal que não joga competitivamente a fighters mas sim casualmente. Eu lembro-me de quando encostava o pessoal ao canto e era logo: "NAO VALE ENCOSTAR!!" e esse tipo de regras caseiras.<br /><br />Ora isto num ambiente competitivo não tem lógica, porque num torneio tens mesmo que fazer tudo o que estiver ao teu alcance para ganhar, desde que não sejam golpes infinitos e cenas do género, que sou completamente contra. Muita vezes não é bonito de se ver, especialmente turtlers (aqueles que não se mexem) que ao fim-ao-cabo para mim é anti-jogo, mas é uma estratégia válida (tipo Grécia!) e tal como os Rushers, requer muita mestria, apesar de ser boring. Mas já que falo nisso, o SC4  tá mto attack oriented dado o penalty por defenderes muito e o backdash estar reduzido para promover o ataque, pelo que não há crise por falta de espectáculo nesse aspecto. A alto nivel é mesmo um show ver dois grandes players a defrontarem-se com todas essas tacticas.<br /><br />Já o facto de usares repetidamente o mesmo golpe também é uma estratégia. Estás a explorar uma fraqueza no teu oponente mas sejamos francos, 3 ou 4 golpes de seguida só resulta mesmo contra pessoal que simplesmente não sabe jogar... um exemplo foi o Skryba no ultimo torneio de SC3 contra um Random Noob:<br /><br />O Random Noob não parava de spammar moves sem nexo com o Kilik a torto e a direito (ás vezes um noob no SC pode ser perigoso com o seu jogo imprevisivel lol) até a mim já me estava a meter impressão. E ele simplesmente cansou-se daquilo e spamou 3 vezes o 2KB do Mitsurugi e foi logo KO. Tipo o move é bom mas 3 ou 4 vezes de seguida não ia acertar em ninguém. Contra um oponente mais skilled ele certamente ia optar pelo mixup após o primeiro 2KB. E com isto nao tou a dizer que ehs um spammer Skryba! lolo, pelo contrário mas lembrei-me deste exemplo do que o Myke estava a referir. Simplesmente não resulta.<br /><br />E se há char que merce ser banido eh o Algol.<br /><br />Eu pelo que li tambem acho que te estás a basear muito no Tekken que eh muito à base de launchers e juggles e por ai fora, mas mesmo assim isso eh o core do jogo portanto não tinha lógica banir.<br /><br />Nada que nao tenha sido aqui discutido, just my 2 cents too :D Parabens pela iniciativa!
  • Não seja por isso, eu agradeço toda a ajuda que me possam conceder na definição dos termos do torneio, já que me falta experiência como jogador. Baseei-me no que li relativo a vários outros torneios, mas posso ter pecado por excesso nas limitações.
  • Até me admira ainda ninguém ter dado as regras específicas do jogo!
  • on 1227096809:
    <br />Até me admira ainda ninguém ter dado as regras específicas do jogo!<br />
    <br /><br />Mas o resto das regras estão ok, não vejo assim grandes alterações a fazer para alem do que já foi dito.
  • Options
    on 1227096809:
    <br />Até me admira ainda ninguém ter dado as regras específicas do jogo!<br />
    <br /><br />Está basicamente tudo especificado. <br />Stages tudo permitido<br />Vida default (no SC3 perdia-se os 100% demasiado depressa mas agora já não)<br />Armas supostamente eram permitidas desde que fosse sem os modificadores mas not gonna make any difference.<br />Best-of-5 rounds<br />Characters decididamente banidos: bónus e criados<br />Characters possivelmente banidos: Algol, Yoda e Vader<br />Não estou a ver mais... :x
  • O nivel do labirinto eh banido porque eu não gosto :\<br /><br />O Vader e Yoda podiam deixar. Não vejo nada de mal nos chars e agora já estão ambos disponiveis... se bem que o Yoda eh preciso mudar de estrategia porque o char não se integra muito no system do game, mas pronto, no biggie.
  • Options
    Lol, so agora e q vi essa cena dos golpes repetitivos, como o aku me tinha dito pa dar uma olhadela aqui no forum. pa e fixe haver torneio ao fim de tanto tempo mas essa regra nao consta num torneio de beaters. o que nao seria permitido como ja disseram seria infinitos, mas no SC ja nao ha nada disso portanto... spammar BB e parte do jogo de alguns chars, ou seja, repetitivo, mas so levam com esses moves repetitivos quem nao souber jogar, que e mesmo assim. <br />Quanto ao darth e yoda, tanto me faz, nao jogo com nenhum deles, mas nao sao imbalanced. em principio posso comparecer, mas so em dezembro e que poderei realmente confirmar.
  • Options
    Raze yep a regra já foi corrigida xD<br /><br />Enfim, fear Amytard's Amy. :P
  • Options
    Se bem percebi, pode-se contar com a presença da team de Setúbal? xD<br /><br />... I want more training. xD
  • Options
    Com a minha presença nao tenho a certeza, pode ser que tenha folga nesse dia, se nao pode haver possibilidade pra trocar com alguem se for possivel, mas so em Dezembro e que poderei confirmar. O mesmo se passa com o padeiro pelo que sei. de qualquer forma a team setubal faz sempre para tar presente nestes pequenos grandes eventos que cada vez sao mais raros mas cada vez ha + gente a aparecer nos mesmos.
  • BUMP!  :P<br />Como é? Já se inscreveram? Menos de duas semanas para fazer isto acontecer!  :)
  • Options
    Eu já estou inscrito. xD
  • Quem pretende ir, é bom que se inscreva o quanto antes. Ainda não há inscrições por mail suficientes para assegurar a realização do torneio.<br /><br />Lembrem-se, o endereço é sc4@anipop.org
  • Options
    O Skryba está incluído, certo? Ele disse-me que tinha mandado mail, já há umas semanas pouco depois de mim, mas não recebeu confirmação.<br />Até já pode ter recebido mas eu já não falo com ele desde aí.<br />O Baiken é outro que me disse que ia mandar mail.
This discussion has been closed.