A HISTORIA DO TORANZA!

edited January 1970 in Conversa geral
O número trinta e sete pode não significar nada pra você que lê este texto agora, mas com certeza significou muito na cronologia da série Esquadrão Homens-Pássaro Jetman (1991), pois foi no capítulo de número trinta e sete que o príncipe Toranza (vivido pelo ator Kasuhisa Hirose) fez sua primeira e magistral aparição na saga desse super sentai inédito no Brasil.

Toranza é a evolução do pequeno Toran, um garotinho que, apesar de ter só nove anos, almejava o trono da Tropa de Guerra Dimensional Bairam, organização que almejava a conquista da Terra. Por causa da pouca idade, Toran era constantemente ridicularizado e ignorado por seus companheiros, principalmente pelo líder Radigue, por quem nutriria um grande ódio mais tarde.

Dotado de uma excepcional capacidade psíquica, o ardiloso Toran se utilizava também de sua discreta, mas mortal luva metálica: a Metal Trancer, com a qual tinha controle absoluto sobre qualquer espécie de metal (sendo deste ou de qualquer outro planeta da galáxia).

Certa vez, incumbido de acabar com os Jetman, o jovem Toran acaba por falhar em sua missão e sofre nova inferiorização pelos demais membros de Bairam. Tomado de fúria, e jurando vingança àqueles que debocharam de sua capacidade, ele promete levar todos à forra. Refugiando-se em uma caverna, o infante sofre uma inesperada transformação, deixando para trás em definitivo aquela figura indefesa e vulnerável de uma criança. Nascia assim um novo e terrível inimigo: Toranza!
Em meio a muitos olhares perplexos, ele faz de sua aparição num dos momentos mais marcantes de toda a série. Lançando-se em seguida impiedosamente contra todos que um dia zombaram de sua pessoa.

Por fim, chega à hora de Toranza retornar a base dimensional Bairock, onde toma posse do trono, declarando-se o novo líder de Bairam. Contudo, o ex-líder Radigue se opõe a ele, indignado por ter sido passado para trás por um “garoto”. Na luta entre os dois, Radigue é duramente castigado por Toranza que, com toda sua arrogância ainda exige que seu rival clame seu nome como novo soberano de Bairam.

Toranza, então, passa a elaborar ele mesmo as estratégias e a comandar e exigir total devoção de seus recém declarados subordinados: Radigue, Maria e Gray. Todos acatam suas ordens, mas ao mesmo tempo pensam num meio de destituí-lo de seu trono.

Em um dos pontos altos da trama, um novo robô: o robô demônio Verônica é colocado em ação como a grande trunfo para destruir os Jetman. O ser gigante, que é comandado pelos quatro integrantes de Bairam, se movimenta através da energia drenada de seres humanos presos ao seu interior. Durante o ataque, Radigue se recorda de suas infindáveis lutas travadas contra os Jetman (principalmente contra o líder Red Hawk), e resolve sabotar o robô, já que ele próprio ansiava dar cabo do esquadrão. No entanto, em decorrência de seu egocentrismo, Verônica acaba sendo destruído e Radigue desaparece na explosão.

A última cartada de Toranza

Movido por uma obstinação quase que insana em destruir os Jetman, o príncipe Toranza parte para a sua última e decisiva investida. De posse de sua nova arma, a Bio Gun, ele vai, um a um, transformando os Jetman em pequenos quadros e os adicionando à sua coleção particular. Red Hawk é o último a ser caçado. Na batalha decisiva, o líder do Esquadrã Homens-Pássaro é ajudado por um aparentemente desmemoriado Radigue, que, após a explosão de Verônica, recuperou a sua forma humana.

Os dois se unem para derrotar Toranza num dos melhores episódios de todos os tempos do gênero super sentai. Ao término da luta, ainda não acreditando na sua derrota, Toranza permanece estirado ao chão, sendo surpreendido pela funesta sombra de Radigue. Ironia do destino?! Talvez. Mas Toranza acaba sentindo na pele tudo o que fez com o rival no passado. Radigue crava sua espada em sua mão e o obriga a anunciá-lo como o líder supremo de Bairam.

Antes de desaparecer por completo da trama, Toranza é mostrado sendo internado em uma clinica psiquiátrica em estado deplorável de loucura. Um triste e desolado desfecho para alguém que um dia ostentou o título de príncipe.

Nascido para ser vilão

Sem dúvida nenhuma, Toranza não teria sido um personagem tão grandiso se não fosse a magnífica interpretação de Kasuhisa Hirose, que deu vida e personalidade a este intrigante vilão.
Kasuhisa é um velho conhecido do público brasileiro. Entre seus inúmeros papéis, ele encarnou o diabólico Wandar, de Flashman e fez algumas pequenas participações em Jaspione Changeman. Ele foi também o Dr. Kemp de Esquadrão das Super Feras Liveman e o assassino Jin, que aparece em cinco capítulos do seriado Esquadrão Cinco Estrelas Dairanger.
Nos últimos anos, no entanto, Kasuhisa anda sumido do das produções tokusatsu. Suas últimas aparições foram em Changerion, de 1996, fazendo um vilão (é claro!) e, mais recentemente, em 2001, fazendo um chefe de polícia nos capítulos finais do Kamen Rider Agito.
Um detalhe: o cara não envelhece. Parece que ele e o ator Hiroshi Miyauchi (o Kamen Rider V3) encontraram o elixir da juventude (ou dormem no formól).

Comments

• LOOOOOOL POUPINHAS, O QUE É QUE ANDAS A FUMAR?  :laugh: :laugh:
  • Encontrei isso agora num site brasileiro por acaso e lembrei me de pôr aqui LOOOOOL!!!

O TORANZA deve conheçer muito bem esta historia. :laugh:

O cheiro do diluente e tinta na loja do ATRO deve me ter atrofiado o cerebro. :laugh:
  • Options
    LOOOL eu disse-te pa nao experimentares maconha!
  • Wtfffffffffffff, JETOMAN!
  • MUITO RESPEITO QUANDO FALAM DO IMPERADOR TORANZA.....  sim conheço muito bem essa historia e do CHOJIN SENTAI  JETMAN é simplesmente o melhor sentai jamais feito e recomendado a todos... ;D
  • velhos tempos que isso passou na RTP1, e n tinha dubs nenhumas (ao contrário dos Turbo Rangers)  :drunk:

JETO JETO JETOMAN~~
  • [quote author=Neo-Tokyo link=topic=1438.msg48759#msg48759 date=1217020157]
    velhos tempos que isso passou na RTP1, e n tinha dubs nenhumas (ao contrário dos Turbo Rangers)  :drunk:

JETO JETO JETOMAN~~
    [/quote]turbo rangers n tinha dubs... ainda tenho vhs de turbo ranger...
  • http://www.youtube.com/watch?v=057FA0qKQRE

Sim, então diz-me que isto que lembro-me tão bem é cantado em JAP  GDN_taunt:
  • [quote author=Neo-Tokyo link=topic=1438.msg48761#msg48761 date=1217021488]
    http://www.youtube.com/watch?v=057FA0qKQRE

Sim, então diz-me que isto que lembro-me tão bem é cantado em JAP  GDN_taunt:
    [/quote]eu tenho vhs k gravei na rtp 1 e nenhuma e dobrada.. n sei onde foste buscar isso...
  • [quote author=toranza link=topic=1438.msg48762#msg48762 date=1217022374]
    eu tenho vhs k gravei na rtp 1 e nenhuma e dobrada.. n sei onde foste buscar isso...
    [/quote]

Eu é que não sei  de onde ripaste essas VHS, mas não foi da RTP1 de certeza!
  • [quote author=Neo-Tokyo link=topic=1438.msg48763#msg48763 date=1217023010]
    Eu é que não sei  de onde ripaste essas VHS, mas não foi da RTP1 de certeza!
    [/quote]fdx...tas a duvidar da minha palavra?? ja te disse que tenho isso em vsh gravada da rtp1 pa...keres k te leve a vhs a casa??? mas depois pagas as viagens..N E DOBRADO E TEM LEGENDAS... E TUDO ORIGINAL...
  • Mas eu tou-te a dizer que esse opening passou em portugal! Pagas é tu a minha viagem quando te for aí dar um straight!  :klingon:
  • Os Turbo foram dobrados em francês prai até ao episódio 20, Toranza. Passaram cá em francês. Depois desses é que passaram em japonês e não chegaram a acabar... eu por acaso só me lembro da versão francesa, mas tenho uma cassete com um ep do Canal 1 em Jap. Claro que em francês rulava mais!! Turbo Rangers en avant!

^^
  • tr00 tr00 que eu lembro-me bem disso em frances lol
  • Os Power Rangers tiveram mais sucesso!!!

• era em frances sim!
Sign In or Register to comment.