Options

Custom Sticks (tuga style!)

edited February 2008 in Tecnologias e hardware
A pedido do roz, ca está o topic sobre os custom sticks.
Bem eu resolvi fazer um, ja que depois de ver que fazer uma cabinet inteira dava muito trabalho e gastava muito dinheiro, resolvi ir por uma versao mais light da cena.

A caixa é feita de MDF (madeira mais baratuxa, que nem chega a ser madeira), com o top em vidro acrilico. O aconselhavel é fazer em madeiras mais caras, tipo mogno ou pinho, ja que depois a nivel de "moldagem" do aspecto geral fica mais facil de fazer e de pintar. Secalhar mais facil nao é, mas fica um trabalho muito mais bem feito.
O tamanho é a volta do tamanho dum folha A4, com uns 8 ou 9 cms de altura.
Se eu me lembrar de tirar fotos a caixa antes de tar completa, ainda tiro para verem mais ou menos o tipo de construçao que podem fazer. Agora isso depende muito do tipo de ferramentas que têm ao vosso dispor.

A nivel de stick e botoes, comprei :

Sanwa Joystick JLF-TP-8YT, com ball top azul.

image

É um stick 8 way, e da para colocar um restrictor para ficar 4 way, senao estou em erro. O stick vem com uma conecçao para um 5 pin cable, que pode ja vir ou têm de comprar a parte (depende da loja).

Sanwa Buttons OBSF-30 e OBSF-24

image

Sao botoes de snap in. É so enfiar pelos buracos e ta pronto. 6 botoes OBSF-30 , de 30mm (duh) sao para o top panel, e mais 2 OBSF-24 (24 mm) para o start e select, que ficam de lado na caixa.

Seimitsu LB-39

image

Ball top da seimitsu que da para encaixar no stick da sanwa.

Isto tudo ficou a volta dos 50 euros ja com portes. Mandei vir da Gremlin Soluctions.
Eles demoram cerca de uma semana ate enviarem a encomenda, mas depois chega ca em menos de 2 dias.
É assim a loja que fica melhor a nivel de preços + portes.
Se quiserem tambem existe a http://www.starcab.net que fica em frança, e a Arcade Shop que fica na alemanha.
Tem preços mais baratos que na gremlin, mas depois os portes é que é para matar. Mas simulem as orders nos varios sites e depois vejam qual compensa mais no fim.

A nivel de PCB, vou soldar uma PCB dum pad dualshock da ps1. Se for para fazer um stick para a ps2, convem fazer com esta pcb porque é a mais facil de soldar e é a que da menos problemas com os adaptadores para jogar noutras consolas ou pc.
E a placa tem common ground, o que torna mais facil soldar. Procurem aqui esquemas http://www.joystickvault.com/! Têm ai montes de sticks do pessoal do srk.

Daqui a uns dias logo posto imagens do stick completo.
Comecem é a fazer customs, que nao saiem caros, e se os fizerem bem podem começar a vender para fora. E acreditem que ganham um bom lucro :)
«1

Comments

• Sim senhor! ;D

Excelente escolha de stick e de botões. Porque escolheste os snap-ins e não os screw? O que usaste para cortar o MDF? E o acrílico?

Já tinha ouvido dizer que as balltop da Semitsu encaixavam no JLF-TP-8YT, mas não sei pq, tinha as minhas duvidas. E já agora, como vais fixar o stick? Suponho que o irás aparafusar à placa de MDF certo? E já que tamos numa de perguntas, já tinhas o pad de PS1 ou compraste nalgum sitio?

Eu ando a ver se compro uns screw-ins da Sanwa e um FS-32 da Seimitsu para experimentar (já ando a dizer isto à montes de tempo, nunca tenho guito). Talvez mande vir então da Gremlin.
  • Options
    Pa escolhi os snap ins porque acho q eram mais baratos. Ou secalhar foi porque achei que os outros eram feios lol!
    O mdf foi logo cortado na serralharia à medida. Depois os buracos pos botoes fiz ca em casa com uma broca redonda. O acrilico cortei com o tico tico (nao sei outro nome), e os buracos tambem foram feitos com a broca redonda.

O stick vou mesmo aparafusar a placa, por baixo. Mas isto porque a placa de mdf é muito fininha. Se fosse madeira boa e mais grossa, ia fazer um buraco para o stick, com um desnivel nas pontas para a placa ficar ao nivel da madeira.

O pad da ps1 abri um dos meus. Ainda tenho prali outro no caso deste dar po torto  ;D
    Eu nao sei se os pads normais da ps1 (os sem analogicos) seram bons a nivel de compatibilidades de adaptadores e assim, senao compensa muito mais, porque é um pad que compras por 5 euros do ebay.

Se o meu pai agora lhe der na cabeça de fazer caixas para sticks, talvez ainda manda vir umas peças da seimitsu para ter duas versoes da coisa. Ou entao para usar na xbox para quando sair o sf IV  ::)
  • Options
    image
    image

Ca esta ele! Finalmente!!!  ;D A imagem ficou suja por dentro quando encaixei o acrilico, mas ja nao me apeteceu tirar pa limpar. Logo limpo daqui a uns tempos.
    Vi me lixado pa soldar a pcb. No fim houve um fio que nao ficou bem soldado e depois tanto raspei na pcb que interrompi um circuito e tive de inventar bue. Tenho de ver se arranjo cola para meter na placa para os fios nao saltarem. Depois disso logo tiro fotos ao interior.
    Depois se me apetecer faço um video do je a jogar com o stick!  :P
  • uiii! Muito fixe! (se bem que a artwork podia ser ainda melhor =P tem demasiado branco =P

mas posta ai mais umas pics & vids!!! :D

btw, se o levares para o VK posso experimentar só para sentir o feel? ^^;;;
  • Bom trabalho, rapaz! :D
    Apenas acho o mesmo que o Darini referiu, mas bom trabalho, sim senhor.
    Depois quero ver vídeos desse menino em funcionamento :P
  • Options
    Thanks ppl  :)
    Pa o artwork nao me apeteceu fazer nada no photoshop e era a imagem que havia assim mais em high def da chun, mas isso pode se sempre mudar mais tarde.
    Pa eu nunca tinha jogado de stick na vida, por isso nao sei se tem um bom feel...mas parece me que ta nos conformes  :laugh:
    No vk la estara para quem quiser experimentar  ;)
  • congrats dude. Fizeste a caixa alta, devido a jogares com o stick em cima das pernas?
  • Options
    !Sim, e tambem porque nao sabia bem o espaço que os fios e a placa iam ocupar. A proxima ja faço mais baixa  ;D
  • Muito, muito bom. Bom trabalho Someones, mesmo bom. Curto a imagem, sem tralha, só a Chun! Boa escolha de botões e stick no que toca a casamento de cores.

Duas cenas a apontar:

- A caixa é gigante! Quer dizer, nem é o facto de ser gigante mas sim o facto da face superior ser totalmente direita. Acho que para a próxima devias adicionar um declive pois assim descansas melhor os braços!

- O layout dos botões é um pouco esquesito. Pela foto, parece-me que deste mais espaço a uns do que a outros. Não sei se isso se traduzirá em dores nos dedos, é uma coisa que terás de testar.

Dito isto, tá impecável o trabalho. Espero ver mais umas ;D
  • Nice work, pena a caixa ser mesmo gigante mas está cool de kk maneira. Aproveito já para perguntar neste topic se há balltops para os Namco Sticks porque o meu stick sofreu uma queda brutal e a balltop tem lá uma falha que me chateia um bocado só o facto de a ver lá  :chinese:
  • Fogo, inspiraste-me para fazer um também. Eu andava sempre a adiar pq simplesmente não tenho ferramentas nenhumas e como não são propriamente baratas, acabo sempre por desistir.

Que ferramentas usaste? E no final de tudo, quanto te ficou $?
  • Options
    Thanks roz e neo tokyo  :)
    Secalhar fiz mesmo a caixa grandinha demais, mas nao faz mal. Assim posso tar com ela apoiada nas pernas. Quanto ao layout dos botoes, eu segui me por um esquema que ha dum painel da sanwa ou algo do genero, mas é bem possivel que as medidas tejam algo deslocadas.
    Ora quanto as ferramentas...nao precisas de muita coisa. A madeira pedes logo ao serralheiro para cortar tudo com as medidas certas e o camandro. Depois precisas duma broca redonda para fazer os furos, ferro pa soldar, cola, parafusos. Pa é pouca ferramenta. Claro que se quiseres fazer uma madeira bue trabalhada, deves precisar de outras coisas, tipo aquelas maquinazitas de dar com a lixa ou algo do genero.
    E preços custou me tudo a volta duns 60 euros. O mais caro foi mesmo as peças. O pad ja tinha, por isso se tiveres que comprar um podes adicionar ai mais uns 10 euritos ou assim. A madeira se for em MDF é barata (tipo 2 euros, depende da grossura e da quantidade). Ah e a tinta! So a latinha custou me 9 euros! E sobrou me tinta para mais umas 40 caixas  :laugh:

Neo tokyo, se fores ao vk, leva o stick da namco que eu tenho uma bola extra da sawna e experimentas. Pode ser que de  ;)

Tenho estado a jogar 3S e pa, nota se que o stick da muito mais liberdade a nivel de movimentos. Claro que vou demorar ainda algum tempo a fazer tudo nos conformes, mas por exemplo ja consigo fazer super jump na boa lolol
    O que custa mais é fazer os dashs. Isso é que é o cacete pa fazer! Mas com treino vai la!  ;D
  • Assumindo que esses botões brancos laterais são Start e Select, não tens L1 e L2?
  • Options
    Nao ha L1 nem L2. Eu basicamente so jogo sf e para isso nao achei que fosse necessario os L1 e o L2  :P
  • Tenho estado a jogar 3S e pa, nota se que o stick da muito mais liberdade a nivel de movimentos. Claro que vou demorar ainda algum tempo a fazer tudo nos conformes, mas por exemplo ja consigo fazer super jump na boa lolol
    O que custa mais é fazer os dashs. Isso é que é o cacete pa fazer! Mas com treino vai la!
    Dá mais uns meses e já dominas a coisa. Não vais querer voltar para o pad ;)
    Nao ha L1 nem L2. Eu basicamente so jogo sf e para isso nao achei que fosse necessario os L1 e o L2
    E não precisas. Ás vezes até dão jeito para escolhera música no GG ou qq cena relacionada mais com a consola, mas seis botões é mais que suficiente.
  • Options
    Homemade sticks para homens !!!

( só lhes faltam ter 6 botões para poder jogar a tudo !!! )

image

image

Só lhe falta um stick Semitsu em vez de Happ ou até mesmo um Sanwa com 4 direções.

This is hands bliss !
  • Options
    [quote author=Roz link=topic=1291.msg45167#msg45167 date=1204976216]
    Dá mais uns meses e já dominas a coisa. Não vais querer voltar para o pad ;)
    [/quote]

Espero bem que sim! Ja agora, é melhor ter o stick em 8 way ou comprar uma restrictor plate 4 way?
  • Atro, os sticks tão muitos fixes, pena é estilo americano dos controlos.

Someones, eu só consigo jogar com restrictor de 4-way. O de 8-way torna esquesitas as diagonais (para mim pelo menos). Não há nenhum melhor, é uma questão de preferência e de prática. Os Japs gostam dos 4-way e eu concordo.
  • Options
    Epa agora pa arranjar um restrictor ia pagar portes so para a porra duma ceninha de plastico, ganda shit  :\
  • Eu mandei um mail à gremlin mas os gajos não respondem. Quero encomendar uns botões, se quiseres compro-te a plate e dividimos portes? XD
  • amazing work someones... :o
  • Options
    Roz @ Por mim pode ser. Nao sei se haver restrictor para o JLF-TP-8YT. Pelo menos nunca vi nenhum. Qual é o preço maijomenos?
    E tem calma que eles demoram um pouco a responder aos mails.

raikoh @ thanks dude  ;D
  • [quote author=Someones link=topic=1291.msg45160#msg45160 date=1204928682]
    Neo tokyo, se fores ao vk, leva o stick da namco que eu tenho uma bola extra da sawna e experimentas. Pode ser que de  ;)
    [/quote]

Thanks!  ;)

Isso o stick vem sempre comigo, foi a melhor compra que fiz desde o meu PS2 SAT PAD. Anyway, em 1 mês já vais conseguir jogar na boa com esse stick, e digo-te por experiência pessoal que 4-WAY FTW \m/

EDIT: Se realmente voçês fizerem essa encomenda, até que queria arranjar mais um set de botões para o meu Namco... é uma questão de combinarmos e os portes ficam baratuxos entre nós  ;D
  • Options
    Porra sou ganda parolo! Descobri agr que o jfl ja tem o restricto para 4way! So tenho que o girar loool! Ja vou experimentar daqui nada :D
  • Options
    Epa isto com 4 way sucka bue!!! Nao consigo fazer as motion! Com 8 way consigo fazer shoryukens e hadoukens na maior, assim vejo me a rasca!
  • e uma kestao de gostos, se te das melhor com o 8-way força nisso e bai treinando ;)
  • :stupid:

é tudo uma questão de gosto pessoal. nenhuma forma é melhor que a outra e são ambas igualmente boas com resultados comprovados a nivel mundial! ;)
  • Ganda caixote!!1 O Padeiro cabe aí dentro man! Dava para convidares o ppl todo do PTF e fazermos uma jantarada em cima desse stick!  :devilish:

Hehe o que faz a inveja não eh? Good job com o cofre ehrmmm, i mean com o stick dude!  ;D
  • [quote author=João Nuno link=topic=1291.msg45284#msg45284 date=1205234689]
    Põe-te a pau... estes larilas começam logo a postar imagens de HFS2 em magic cards...

8-way é sacrilégio para eles =P

Mas isso é mesmo questão de hábito. Eu acredito que 4-way tenha vantagens. Habituei-me a 8-way, mas a realidade é que há uma série de coisas muito mais complicadas em 4-way. Como as diagonais são mais fáceis, são também um problema. Às vezes dão jeito (quick jump boost em GG), mas na grande maioria das vezes são um problema.
    [/quote]

Eu nunca me habituei aos 8-WAY, para mim sempre foi melhor jogar com um stick 4-way e IMO, joga-se melhor! Mas cada um é que sabe qual é o estilo que melhor se adapta, ambos são bons.

All in all:

Jogar em 4-WAY = Godly
    Jogar em 8-WAY = laziness

:-[
  • E stick ta fixe e pena e a base ser muito alta isso vai dar muitas dores no braço devido a altura da base,de resto ta fixe se der gostava de experimentar so pra ter a noção da comodidade e funcionamento,tambem podes usar esse stick para intemidar os adversarios ARCADE STICK LOOP.;D So uma cena não deixes o RAVSIEG por as mãos nisso não quero ver ninguem a ficar sem cabeça nem que tu fiques sem stick. ::)
    Essa cena de ser 4 ou 8 way e me indeferente tenho 1 de 4 way e 1 de 8 way e jogo da mesma maneira em qualquer um,acho mais importante o tamanho da base e os botões do que o stick ser de 4 ou 8 way,so não uso HFST2 por causa de ter a base muito pequena e foge muito das pernas, e HRAP e melhor pra HORI LOOP causa mais danos. :devilish:
Sign In or Register to comment.