Options

Arcade Mame Cabinet

Tou a pensar contruir uma arcade. Nao me parece que seja algo muito dificil, na parte de montagem das madeiras e tal. O que me preocupa é a parte dos controles em questao. Tenho umas duvidas e espero que alguem daqui saiba mais disto do que eu  :sweatdrop:

- Stick de 4way ou 8way? Qual o melhor?
- Como é que ligo os sticks e os botoes ao pc?
- Como é a nivel de wiring das cenas?

A ver se fico a perceber mais disto na parte de ligaçoes da cena para poder começar a comprar os botoes para fazer a mesa dos controles  :P
E desculpem se o topic nao esta no sitio mais apropriado. Foi recomendaçao do akujin!  ;D

Comments

• O stick vai depender muito do tipo de jogos que vais jogar. Mas para fighters e outros jogos em geral, 8-way, pois assim tens acesso às diagonais. 4-way só tens mesmo cima, baixo, esquerda e direita.

Stick e botões podes ligar a uma PCB de um comando de PSOne (das melhores PCB's para usar) e depois ligar o comando ao PC por um adaptador, preferencialmente aqueles sem lag.

Quanto ao fios, não tenho comigo esquemas de ligar à PCB do comando PSOne, mas deve-se encontrar na net.

Aconselho botões e stick da Sanwa ou da Seimitsu.

Boa sorte com o projecto, se seguir em frente, quero ver os passos todos ;D
  • Um bom projecto, sim senhor ;)
    Desejo-te boa sorte e tem que ficar bem bonita ;D

(Mas a parte de construir a arcada em si é assim tão simples? xD)
  • [quote author=Roz link=topic=1185.msg41582#msg41582 date=1196984755]
    O stick vai depender muito do tipo de jogos que vais jogar. Mas para fighters e outros jogos em geral, 8-way, pois assim tens acesso às diagonais. 4-way só tens mesmo cima, baixo, esquerda e direita.
    [/quote]

Acho que não Roz. Apesar de ser 4-way, tens as diagonais. Quer dizer, na realidad são a junção de 2 direcções (esquerda e cima, por exemplo) mas tem. 8-Way is best tho.
  • Options
    Roz @ PCB é o que? Eu tenho andado a ler faqs e pelo que vejo o pessoal liga os botoes hackando um teclado. Ou entao por uma placa JAMMA. Mas eu como sou noob da informatica nao sei do que raio se esta a falar xD  Tenho de ver se encontro um site que ja vende as ligaçoes dos fios ja feitas.

Terry @ Se tiveres projectos de outras pessoas, nao é muito dificil. Basta saberes cortar madeira e saber onde por as coisas correctamente  ;D
  • [quote author=Akujin link=topic=1185.msg41588#msg41588 date=1196985532]
    Acho que não Roz. Apesar de ser 4-way, tens as diagonais. Quer dizer, na realidad são a junção de 2 direcções (esquerda e cima, por exemplo) mas tem. 8-Way is best tho.
    [/quote]

Nope. 4-way só tens mesmo acesso a essas quatro direcções. 8-way também só tem 4 microswitches mas já permite usar dois ao mesmo tempo (formando as diagonais). Um exemplo dos sticks:
    2-way: Space Invaders, Galaga, etc. em que não se mexia para outro lado a não ser a esquerda e a direita
    4-way: Pac-Man, Puzzle Bobble, Tetris, etc.
    8-way: Uma porrada deles.

Nos 8-way existe a opção dos gates restringidores. Gate horizontal / vertical que permite apenas duas direcções, dependendo como fôr montado. Square gate permite todas as 8 direcções mas dá um feel diferente nas diagonais em comparação com o Octogonal, que é feito para acomodar as diagonais tão bem como acomoda as 4 direções básicas. Eu cá uso um Square-gate, por preferência própria.

PCB = Printed Cirtuit Board, ou seja, placa de circuito impresso. É aquilo verde, cheio de ligações e solda, onde encaixam os circuitos integrados (chip's). A PCB da PSOne é muito popular pois é de fácil acesso, barata e tem uma grande compatibilidade com adaptadores para PC.
  • Options
    Roz @ Tao isso significa que basta abrir um comando de psone e usara placa que ta la dentro?

Dava me jeito era uma coisa deste genero Click

Pelo menos ja ta a papinha toda feita. É pena é os sticks e os botoes nao serem do meu agrado.
    Alguem consegue fazer uma lista com todos os componentes necessarios, com os nomes certos?
    Arghh tanto fio!  ::)

Edit: Tou tentado a comprar isto !!!!

Depois ja so faltam os fios e tal placa para ligar ao pc, penso eu. Que achas roz? É um bom kit? Esses sticks rulam? Tambem nao sei se prefiro stick com ball top ou em bat. Mas os de ball top sao mais bonitos  ;D
  • [quote author=poh link=topic=1185.msg41579#msg41579 date=1196984454]
    Tou a pensar contruir uma arcade. Nao me parece que seja algo muito dificil, na parte de montagem das madeiras e tal. O que me preocupa é a parte dos controles em questao. Tenho umas duvidas e espero que alguem daqui saiba mais disto do que eu  :sweatdrop:

- Stick de 4way ou 8way? Qual o melhor?
    - Como é que ligo os sticks e os botoes ao pc?
    - Como é a nivel de wiring das cenas?

A ver se fico a perceber mais disto na parte de ligaçoes da cena para poder começar a comprar os botoes para fazer a mesa dos controles  :P
    E desculpem se o topic nao esta no sitio mais apropriado. Foi recomendaçao do akujin!  ;D
    [/quote]

bom projecto! muito bomimage

tal como o roz ja disse, PCB do PSOne (num sei se ha diferenças po PSX) e dos melhores
    o stick depende do ke fores jogar com mais frequencia... se for fighters o ball e mais adequado mas se forem misc games entao o "bat" fica melhor... claro ke podes usar o stick como kiseres dado ke e uma kestao de preferencias ;)
    os fios, bem, e so teres o eskema a mao, e teres calma :P
  • [quote author=poh link=topic=1185.msg41593#msg41593 date=1196987483]
    Roz @ Tao isso significa que basta abrir um comando de psone e usara placa que ta la dentro?

Dava me jeito era uma coisa deste genero Click

Pelo menos ja ta a papinha toda feita. É pena é os sticks e os botoes nao serem do meu agrado.
    Alguem consegue fazer uma lista com todos os componentes necessarios, com os nomes certos?
    Arghh tanto fio!  ::)

Edit: Tou tentado a comprar isto !!!!

Depois ja so faltam os fios e tal placa para ligar ao pc, penso eu. Que achas roz? É um bom kit? Esses sticks rulam? Tambem nao sei se prefiro stick com ball top ou em bat. Mas os de ball top sao mais bonitos  ;D
    [/quote]

Bah n compres isso. Arranjas mais barato. Tanto pelo que vi, parece-me que os botões e stick são da Happ (marca Americana mais conceituada em arcade parts) o que não é nada mau. Eu gosto mais de partes Japonesas.

Sim, é só desmontar o pad e ligar directamente os botões e stick. Fica-te mais barato assim. Depois é só ligar o "pad" ao conversor para PC e tás fino.

Lista (suponho para dois jogadores):
    PC
    Monitor (CRT de preferência)
    2x comandos PSOne
    2x conversores PSOne -> PC
    2x sticks (Sanwa ou Seimitsu) (eu gosto mais de balltop)
    12x botões 30mm (Sanwa ou Seimitsu) (estilo Japonês, convexo)
    4x botões 24mm (2x Start 2x Select) (Sanwa ou Seimitsu) (estilo Japonês convexo)
    Ferro de soldar
    Solda

Paciência ;D

Vou tentar procurar o esquema das ligações do comando.
  • mto bom plano.
    Vou seguir atentamente, até pq, é algo q eu já desejo fazer à mto tempo, com ideias pessoais minhas à mistura etc (q a meu ver iam melhorar a coisa).
    Mas está em banho maria enquanto n arranjo emprego e uma casa decente.
    Depois poderei fazer dessas brincadeiras. :)

Eu como informático, o mais dificil será mesmo a cabine.
  • Options
    Roz @ Como é que se chamam esses conversores? Em que sites é que ha disso a venda? Sao muito caros? E os botoes e sticks da Sanwa ou Seimitsu, que site é que aconselhas onde vendam mais baratos?
    Obg pelas informaçoes  ;D
  • Options
    Em vez de construires uma de raiz, tá aqui uma já feita na qual podes modificar:
    http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=5924303
  • Options
    Tks pelo link. Acho que nao me ia servir de muito comprar essa arcada. 250 euros so para ficar com a suposta carcaça é um bocado caro. Depois ainda tinha de modificar a parte dos botoes para os ter da forma que quero e tal, muito mais trabalho e dinheiro imo  :P
    Provavelmente a cabine em si é a ultima coisa que vou fazer. Primeiro tou a pensar montar a caixa dos controles. Depois arranjar um pc e um ecran, e finalmente montar a cabine.
  • Options
    o ecrã já tens, mas madeiras também.

Só tinhas que comprar os sticks e botões, modificar o suporte, e meter um pc. as u wich
  • no forum da tech zone tens la uma thread enorme de varias pessoas a fazerem os seus projectos, tens la links para tudo. ja tive para fazer uma tambem... mas o dinheiro é pouco :\
  • [quote author=Roz link=topic=1185.msg41595#msg41595 date=1196992533]
    Bah n compres isso. Arranjas mais barato. Tanto pelo que vi, parece-me que os botões e stick são da Happ (marca Americana mais conceituada em arcade parts) o que não é nada mau. Eu gosto mais de partes Japonesas.

Sim, é só desmontar o pad e ligar directamente os botões e stick. Fica-te mais barato assim. Depois é só ligar o "pad" ao conversor para PC e tás fino.

Lista (suponho para dois jogadores):
    PC
    Monitor (CRT de preferência)
    2x comandos PSOne
    2x conversores PSOne -> PC
    2x sticks (Sanwa ou Seimitsu) (eu gosto mais de balltop)
    12x botões 30mm (Sanwa ou Seimitsu) (estilo Japonês, convexo)
    4x botões 24mm (2x Start 2x Select) (Sanwa ou Seimitsu) (estilo Japonês convexo)
    Ferro de soldar
    Solda

Paciência ;D

Vou tentar procurar o esquema das ligações do comando.
    [/quote]

Um tft ,preferencialmente um compac ou Dell ( mais faceis para desmontar sem quebrar ) Ja encontras um de 17 a preços bem acessiveis . Ebay it,possivelmente 20/30 libras usado.
    De resto concordo com tudo o k ta ai.
    A forma mais facil seria mesmo comprares um cabinet antigo e modificares.Enfias para la um pentium 3 usado e ficas com um cabinet bem barato.O pessoal aqui no Uk é k tem bue a mania de fazer DIY cabinets.

DIY cabinet http://chris.polymathic.net/cabinet/

Ir pela cena de soldar pcb simplesmente nao rende a nao ser que tmb montes o stick,compras dois sticks bons ( como sugere o Roz ) e ficas bem mais servido.

Se defacto fores por essa opçao,entao sugiro um controlador da Madcatz visto que os sony tem um material manhoso junto aos pin outs e as soldas nao agarram bem. Madcatz tem a pcb com ligamentos de cobre e sao bastante mais expostos e facieis de seguir.

ps. http://wrongcrowd.com/arcade//

este site tem bue custom projects adicionados para builds de controladores . Sugiro uma leitura :D
Sign In or Register to comment.